Lógica entre questões (M.Vertical)

Ir em baixo

Lógica entre questões (M.Vertical)

Mensagem por Daniel7sabino em Sex 12 Jan 2018, 20:28

Olá pessoas, eu evito ao máximo trazer alguma dúvida aqui para o fórum, e na maioria das vezes a minha dúvida são em relações nas lógicas com as questões. Eu queria saber por que a resolução é bem diferente sabendo que a problemática/dados das questões são os mesmos.

A dúvida é:

Eu tenho duas questões super parecidas, porém o modo de resolve-las são bem diferentes. Ambas foram resolvidas aqui no fórum. Eu vou colocar o enunciado das duas entre "aspas" e colocar a imagem com a resolução das duas resolvidas aqui no fórum. (leia primeiro os enunciados lá embaixo). Ajuda por favor :/ 

"Um corpo, abandonado de uma altura H, percorre
25 metros no último segundo de sua queda. Desprezando
a resistência do ar e adotando g = 10 m/s2, o valor de H é" 

"Uma pedra cai de uma altura h e os últimos 196m são percorridos em 4 s. Desprezando a resistência do ar e fazendo g=10m/s², determine h."

Imagem da resolução:

Daniel7sabino
iniciante

Re: Lógica entre questões (M.Vertical)

Mensagem por Mbssilva em Qua 17 Jan 2018, 20:56

Boa noite.
Corrija as fotos ai. Tem foto repetida e estão atrapalhando a compreensão da pergunta.

Seguinte, trata-se de dois problemas iguais em relação à mecânica. Precisamos usar a "fórmula do sorvetão":  ∆S = V.t + g.t²/2
Acontece que no problema da queda da pedra, ela está caindo de uma altura h, ou seja, ela parte do repouso, ou seja V=0, logo temos h = 5.t².
Já no outro problema, temos que no último segundo de queda, ou seja, um corpo está a UM segundo de atingir a posição final, tal que ele está em uma posição Sx qualquer. Assim, essa distância entre a posição final e a que ele está(S) é ∆S. Só que se ele JÁ ESTÁ caindo, ou seja, não está partindo do repouso, ele já possui um velocidade V. Assim temos: ∆S = V.t + g.t²/2.
Só que sabemos que ∆S = 25 nesse caso. Ai, após acharmos a velocidade que ele está na posição Sx podemos usar a Fórmula de Torricelli.
Vf² = V0² + 2.a.d

Sabemos que no ponto Sx, o corpo:
Está a uma distância de 25 m de solo e por consequência, de H - 25 m do ponto de lançamento(onde ele foi solto).
Possui uma velocidade V.
Sabemos também que no ponto de lançamento H:
O corpo está a uma altura H do solo.
Possui velocidade 0, pois aqui é o início da queda.

Assim, basta aplicar na fórmula utilizando como parâmetros os pontos H e Sx.

V² = 0² + 2*g*(H - 25)
20² = 20H - 500
900 = 20H
H = 45 m.

Espero ter ajudado.
Obs: Corrige essas imagens ai, eu ia responder ontem de ontem, mas não tava nem entendendo sua dúvida, ai desisti.
Mbssilva
Jedi
Jedi

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: