Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sugestões sobre meu calendário

4 participantes

Ir para baixo

Sugestões sobre meu calendário  Empty Sugestões sobre meu calendário

Mensagem por Gabaew Qui 21 Dez 2017, 22:36

Estou mirando tirar 800 no enem,vejam se este roteiro vale a pena:
Primeiro semestre :
Amabis 3V
Feltre 3V
Dante 3V
Física Vestcursos
2 redações por semana
1 simulado por semana (inclui humanas)
Segundo semestre:
Apenas revisar exatas
1 livro de História
Geografia Eustaquio Sene
Apostilas de filosofia e sociologia
2 redações
2 simulados semanais

E aí??? Será que dá tempo?
Eu acredito que estudar menos matérias ajuda a focar mais nos pontos fracos e na consolidação do conteudo, já que tem que focar apenas em poucas áreas, ainda tenho dúvidas  se é possível etudar tudo isso no segundo semestre (sendo que o tempo é muito menor comparardo ao primeiro) ou se é melhor fazer um cursinho intensivo no segundo semestre.
Aceito sugestões, e inclusive gostaria de saber como quem vai estudar em casa pretende se organizar

Ps1:Tbm vou fazer outros vestibulares
Ps2: Como não estou começando do zero vou fazer simulados desde a primeira semana
Gabaew
Gabaew
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões sobre meu calendário  Empty Re: Sugestões sobre meu calendário

Mensagem por silvergun Sex 22 Dez 2017, 00:01

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:Estou mirando tirar 800 no enem,vejam se este roteiro vale a pena:
Primeiro semestre :
Amabis 3V
Feltre 3V

Neutral confused

Definitivamente não tem coerência nisso. É impossível terminar esses 6 livros em 6 meses e ficar bom em todos os assuntos apresentados por eles (isso exige inúmeros exercícios). E olha que ainda tem mais 3 do Dante, redações, simulados e, certamente, português, história, filosofia, geografia, sociologia e inglês/espanhol.
E convenhamos: boa parte dos exercícios não são muito focados para o Enem (pelo menos eu n acho. São poucas questões contextualizadas que trazem problemáticas para se interpretar. Seria mais jogo dar a vida nesses livros visando uma Fuvest).

Resposta: não, não dá tempo. Num grande otimismo, vc terminaria o Dante 3 (Enem? já pode esquecer 70% do dante 3. No volume que tenho em casa, tem capítulo até de derivada) e estaria quase no fim do Dante 1, Amabis 1, Feltre 1 e estaria em 1/3~1/4 de dois outros volumes de cada (só em relação a esses livros). Física do VestCursos não conheço, eu recomendo a tudo e todos dar o gás no velho e bom tópicos da física ou no física clássica. E isso tudo com vc estudando em média 14~16 horas por dia com pausas de 30 minutos (preserve sua sanidade mental, pfvr. As pessoas neglicenciam, mas aprovação é primordialmente saúde mental).

Em relação ao todo:

N vale a pena fazer simulado toda a semana (imagina 2 por semana no 2º semestre). Simulados servem para treinar sua resistência na prova, "saber fazer prova" e afins. Eu recomendo que a pessoa faça, no máximo, 1 num mês e 2 no mês seguinte - assim sucessivamente. Vale muito mais a pena vc gastar esse tempo com exercícios que vão te fazer assimilar essa imensidão de assuntos.

Filosofia e sociologia apenas no 2º semestre? Olha o Enem passado, isso foi praticamente 50% ou mais da prova de ciências humanas e, como o Enem é um vestibular que muda mil coisas todo ano, o correto é sempre se basear na edição anterior. O correto é estudar essas 2 matérias como qualquer outra (por mais que vc seja o Milton Santos ou Nietzsche).

História e geografia também só no 2º semestre? As únicas coisas que vc deve estudar mais do que qualquer outra matéria, à nível de Enem, é matemática e redação.

Pela sua lista de livros, um cursinho intensivo no 2º semestre seria vital. É importantíssimo pra vc ter uma direção dos exercícios que são cobrados. Dos livros que vc citou, o Dante é o mais desfocado pra Enem. Vc podia terminar os 3 volumes em 3 semanas, fazer todos os exercícios e, ainda sim, não iria fazer as questões difíceis do Enem (vc quer 800 no Enem né? então vai ter que se preocupar com as difíceis sim) e não arrisco dizer que vc teria dificuldade com alguma questão de nível médio.

Na minha mais profunda opinião 1: projeto 800 no Enem é no mínimo 2 ou 3 anos e não 10 meses (Enem é no final de outubro ou começo de novembro). Não é em vão que a pessoa passa, também, 2 ou 3 anos no cursinho pra passar em medicina. Não torcendo contra vc, muito pelo contrário, mas é uma questão de experiência, vivência e coerência com a realidade. Nota alta no Enem é paciência acima de tudo. Tenha certeza de algo, todo mundo planeja 800 no Enem, mas 90% sempre abandona o caminho.
Falo a mesma coisa em outros posts pra quem quer ITA aqui no fórum e já quer desistir no 2º ano de tentativa, mesmo sabendo bastante e resolvendo questões dificílimas.

Na minha mais profunda opinião 2: eu recomendaria vc estudar pro concurso de bolsa para o melhor cursinho da sua cidade (ou um dos melhores).

No mais, boa sorte.
silvergun
silvergun
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por MalcolnMed Sex 22 Dez 2017, 07:25

Bom cara, não vejo sentido estudar exatas em um semestre e humanas no outro..
A mesclagem das duas grandes áreas é bom para manter a sanidade mental, pois ver só calcúlos o dia todo me parece exaustivo. 
Qual será sua carga horária de estudos? Completar 9 grandes volumes, como é o Amabis, Feltre e Dante, leva muito tempo..
Estudar física apenas por vídeo-aulas me parece perigoso, pois o livro é o guia e o termômetro do seu conhecimento. Assistir duas horas de vídeo-aulas e não conseguir resolver os exercícios do Tópicos de nível 2 é inútil. 

Se já tem base em tudo, recomendaria que focasse mesmo no que é fraco. Se você é muito bom em Química, por exemplo, é tempo perdido rever novamente Separação de Misturas e Funções Orgânicas. Mas se é fraco em Física, deve recomeçar desde Movimento Uniforme.
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por VioletChachki Sex 22 Dez 2017, 22:23

Não duvidando da sua capacidade, mas fechar Física da Vestcursos em 1 semestre é não só difícil como muito cansativo. Assistir videoaulas, ainda mais longas como as deles, é muuuito chato. E EU recomendo ler. Estou me dando muito melhor estudando por livros.. o tempo é mais otimizado e não nos induz a pular etapas, já que eu obrigatoriamente leio e resolvo os exercícios que o próprio livro me fornece.
VioletChachki
VioletChachki
Jedi
Jedi

Mensagem por Gabaew Sab 06 Jan 2018, 12:58

Obrigado pelos comentários galera, mas a ideia seria estudar tudo em 7 meses ( esse tudo seria apenas Natureza, Matemática e Redação) e nos últimos 2 meses estudar humanas, enquanto reviso.
Apesar de ter desistido da ideia, to pensando em fazer cursinho mesmo, discordo que não seja interessante fazer um simulado toda semana.

Enviado pelo Topic'it
Gabaew
Gabaew
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste fórum