PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Genética

2 participantes

Ir para baixo

Genética Empty Genética

Mensagem por lucimntr Seg 18 Dez 2017, 03:30

Em camundongos, os genes responsáveis por dois diferentes tipos de distúrbios nervosos, gene "camundongos dançantes" (dc) e gene "camundongos inquietos" (iq), estão localizados no cromossomo 6 e separados por 20u.m. Uma empresa especializada no fornecimento de animais para laboratório, e que mantém um estoque de camundongos fenotipicamente normais, transportando esses genes, recebeu uma encomenda para fornecer 30 camundongos "dançantes", 30 "inquietos" e 30 "dançantes & inquietos". Sabendo-se que os machos e as fêmeas mantidos na empresa são todos heterozigotos em arranjo cis, é correto considerar que: 

(A) é possível produzir os animais solicitados, desde que se possa contar com machos e fêmeas homozigotos recessivos sem genes ligados. 
(B) é possível produzir somente camundongos normais e camundongos "dançantes & inquietos", pois os genes estão ligados no mesmo cromossomo. 
(C) é possível produzir somente camundongos normais, pois os genes estão ligados no mesmo cromossomo e são ambos recessivos. 
(D) é possível produzir os animais solicitados, pois, mesmo estando ligados, os genes podem produzir gametas recombinantes. 
(E) é perfeitamente possível produzir os animais solicitados, pois os genes estão ligados, mas têm segregação independente

REsposta: D

lucimntr
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 18/02/2015
Idade : 27
Localização : campo grande ms, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Genética Empty Re: Genética

Mensagem por dd0123 Dom 25 Nov 2018, 17:02

Esse exercício exige o conhecimento de linkage. Uma vez que o exercício lhe dá as unidades de recombinação, existe a total possibilidade de ocorrer um crossing over e os gametas serem diferentes dos cromossomos parentais.
Especifique sua dúvida quando for postar a sua questão, assim é mais fácil de ajudar!
Abraço!
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos