Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que acharam do vestibular ITA 2018?

+2
MalcolnMed
NegãoDaMeiaNoite
6 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

O que acharam do vestibular ITA 2018? - Página 2 Empty O que acharam do vestibular ITA 2018?

Mensagem por NegãoDaMeiaNoite Sab 16 Dez 2017, 11:51

Relembrando a primeira mensagem :

Minha primeira vez fazendo a prova:

Física: Não foi surpresa saber que era difícil, mas me surpreendi que as dissertativas estavam tranquilas. Tive tempo de fazer 6: acertei 3, 2/3 de uma e errei por vacilo as duas últimas, mas tive raciocínio correto. Porém nem vão ser corrigidas. As objetivas estavam complicadas. O que me f* nessa prova foi o despreparo. Demorei UMA FUCKKING HORA para fazer 2 questões objetivas, eu ainda errei. Resultado: 08/20.

Português/Inglês: Bem mais tranquilo, como de esperado. Nem li os livros, mas acertei as questões referentes a esses. Tema legal, mas minha redação nem será corrigida. 18/20.

Matemática: Questões inteligentes, legais de se fazer, mas muito trabalhosas, tempo ficou curto. Vacilei em questões que eu sabia, de praxe. Nas dissertativas, estava bem mesclado a dificuldade, por algum motivo que me foge optei pelas difíceis e errei. Tudo bem, nem vai ser corrigido mesmo. 09/20.

Química: Essa matéria em si já é decoreba, mas o ITA consegue levar a outro patamar. Sabia quase nada. Respondi uma das dissertativas, mas acertei mais nas objetivas que em Física e Matemática. 10/20.

Gostei das provas, tinha questões muito interessantes em cada uma, só não curti Química mesmo, pois eu não sei. Pequei no despreparo, tive que acordar 4:50 no primeiro dia, demorei muito para engrenar, fiquei nervoso. No final da prova de Matemática, eu tava tão locão que estava cantando na minha cabeça "Caraca, Muleke, que dia que isso, solta o pagodinho só pra relaxar..." hahaha, mas tudo bem. Valeu a experiência. Fiz só por fazer mesmo, acho que ficarei por essas bandas ano que vem. 
Tenho algumas dúvidas com relação ao vestibular:
* No caderno de resoluções, você só não pode numerar na parte superior na primeira e na última questão, ou tem que ser em todas?
* No caderno de resoluções você tem que colocar na ordem apenas as questões que você vai resolver ou tem que numerar todas e deixar em branco as que você não resolver?
* A RESPOSTA das dissertativas tem que deixar a caneta? ou a lápis pode também?
* É normal deixar 40/20 alternativas em branco no gabarito? Porque ele tem 60 alternativas cada, ou eu vacilei e não vi algo.
* É obrigatório passar as respostas naquele gabarito atrás do caderno de resoluções e da folha de redação? Ou é só frescura mesmo?
* Qual é a média de questões que deve acertar em cada dia para ter as dissertativas e redação corrigida?

E vocês? O que acharam do Vestibular ITA 2018? De acordo com suas expectativas? Mais difícil? Mais fácil? Gostou de acordar cedo nas férias por 4 dias?
NegãoDaMeiaNoite
NegãoDaMeiaNoite
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

O que acharam do vestibular ITA 2018? - Página 2 Empty Re: O que acharam do vestibular ITA 2018?

Mensagem por silvergun Dom 17 Dez 2017, 00:47

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:...só me resta me dedicar por mais um ano, acho que vale a pena.
Não passar de primeira não deve ser tão trágico quando se trata de ITA/IME

Projeto ITA/IME é de no mínimo 2~3 anos, vc ainda tem 17 anos (segundo seu perfil) para um vestibular de idade limite de 23 anos e vai se dedicar só por mais um ano?

:scratch: ??
silvergun
silvergun
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

O que acharam do vestibular ITA 2018? - Página 2 Empty Re: O que acharam do vestibular ITA 2018?

Mensagem por Convidado Dom 17 Dez 2017, 04:02

Ano que vem eu vou fazer a prova ITA pela primeira vez. Por essa razão, gostaria que alguém passasse alguns conselhos para mim sobre o que eu devo fazer na hora da prova. Em suma é só isso mesmo. Até logo pessoal!  Very Happy

Última edição por Lord Lucas em Dom 17 Dez 2017, 19:23, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado

Mensagem por NegãoDaMeiaNoite Dom 17 Dez 2017, 08:39

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:Feltre, Usberco e Salvador, Atkins e Solomons para Orgânica. Minha matéria preferida =D

Por outro lado, acho que eu não resolveria nenhuma de matemática.. hahaha
Conheço o Feltre, li o primeiro livro, tava super embrazado, aí desanimei e parei no finalzinho do segundo livro. Usberco e Salvador parecem interessante. Tenho o pdf do Atkins, ele é meio complicadinho hahahaha.
Obrigado pela resposta!
NegãoDaMeiaNoite
NegãoDaMeiaNoite
Padawan
Padawan

Mensagem por NegãoDaMeiaNoite Dom 17 Dez 2017, 08:53

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:Física - 10/20
Português - 16/20
Química - 15/20
Matemática - 10/20
Inglês - 14/20

Abertas:

Matemática: 6
Física: 7,2
Química: 5,4
Redação: No mínimo uns 8/10

Resumindo: Não terei as discursivas corrigidas.

Estava acostumado com provas de matemática rápidas e fáceis, esse ano me surpreendeu, me perdi no tempo e não fiz quase nada.

Física estava mais fácil mas as questões eram mais demoradas

Química já estava desesperado, pra tentar corrigir meus erros anteriores fui pra tentar 16 na prova objetiva e ter 13 de média nas objetivas. Fiz só 15 e provavelmente não terei as discursivas corrigidas.

Conclusão: Após reprovação no IME na segunda fase por causa de inglês e falta de experiência para prova do ITA em relação ao tempo, só me resta me dedicar por mais um ano, acho que vale a pena.
Caramba, o ITA é muito brutal.
O tempo me f* também, como eu contei lá em cima, demorei uma hora para fazer duas questões de física no primeiro dia hahaha. No final das provas eu estava tão nervoso que eu tremia, porque o tempo estava acabando e eu não tinha feito muita coisa, mas eu queria fazer, mas não tinha mais tempo. Estamos mais experientes agora.
Se é o que você quer, acho que vale muito a pena. Não passar de primeira imagino ser bem comum. Ano que vem você vai causar na concorrência hehe. 
Vejo umas postagens suas aqui e no Escola Olímpica, tu é inteligente pakas (aliás, parabéns pelo bronze na obmep, representou). Além de ser determinado. Tu é fera! Wink
Como dizia Pessoa, Fernando: "Tudo vale a pena. Se a alma não é pequena".
NegãoDaMeiaNoite
NegãoDaMeiaNoite
Padawan
Padawan

Mensagem por NegãoDaMeiaNoite Dom 17 Dez 2017, 08:58

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:
FYGamer escreveu:
* No caderno de resoluções, você só não pode numerar na parte superior na primeira e na última questão, ou tem que ser em todas?
* No caderno de resoluções você tem que colocar na ordem apenas as questões que você vai resolver ou tem que numerar todas e deixar em branco as que você não resolver?
* A RESPOSTA das dissertativas tem que deixar a caneta? ou a lápis pode também?
* É normal deixar 40/20 alternativas em branco no gabarito? Porque ele tem 60 alternativas cada, ou eu vacilei e não vi algo.
* É obrigatório passar as respostas naquele gabarito atrás do caderno de resoluções e da folha de redação? Ou é só frescura mesmo?
* Qual é a média de questões que deve acertar em cada dia para ter as dissertativas e redação corrigida?

1) Só na primeira e na última
2) Todas questões
3)A lápis tbm
4) É normal kkk
5) É frescura, em hipótese de perder o gabarito, o que não deve ocorrer kkk
6) 13~14. Eles pegam os 500 primeiros se for civil. A média de corte das objetivas (tirando inglês) é sempre arredondada para o menor inteiro da nota do último colocado entre esses 500, fazendo com que outros que tiraram alguns décimos abaixo também entrem.
Tipo, se a média do cara q ficou em 500 for 13,4, então o corte é 13.
Muito obrigado, jovem!
A fiscal explicou de um jeito que eu achei que não podia escrever na parte superior em nenhuma página.
13~14 questões pro ITA é bastante coisa, bagulho é muito brutal. Valeu pela explicação!
NegãoDaMeiaNoite
NegãoDaMeiaNoite
Padawan
Padawan

Mensagem por NegãoDaMeiaNoite Dom 17 Dez 2017, 09:39

Lord Lucas escreveu:Ano que vem eu vou fazer a prova ITA pela primeira vez. Por essa razão, gostaria que alguém passasse alguns conselhos para mim sobre o que eu devo fazer na hora prova. Em suma é só isso mesmo. Até logo pessoal!  Very Happy
Bora lá:
* Treine o tempo e o nervosismo. Sério, treine isso e treine muito. Principalmente Física e Matemática. O tempo fica curto quando é o dia dessas duas princesas. Você vai olhar no relógio, 2 horas de prova já foram, o que você faz? Tenta dar uma acelerada, deixando o terreno aberto para o nervosismo reinar. Atente-se a isso. Seja frio e... calculista.
* Pode parecer um tanto óbvia, mas vamos lá. Use o rascunho. Nos dias das exatas, no caderno de resoluções tem umas folhas coloridas, 8 páginas se não me engano, pode usá-las a vontade para o rascunho. USE E ABUSE. Se puder fazer bonitinho e organizadinho, acho até melhor para identificar erros, caso consiga fazer uma revisão no final. Por algum motivo que me foge, eu não usei essa tecnologia no primeiro dia, fiz as contas nos espaços em branco do caderno de questões. Resultado: errei pelo menos duas questões que eu SABIA fazer, por vacilo na manipulação algébrica. Então, não seja um cabaço, use rascunho.
* Pode parecer um tanto óbvia, mas vamos lá². Preste atenção onde você escreve as questões dissertativas. São dez páginas certinhas para cada questão. TEM QUE SER NA ORDEM. Novamente, na prova de Física (esse dia foi ótimo), eu fiz toda a resolução da 28, bonitinha, correta por sinal, com desenho, tudo lindo, fashion, chick, melhor resolução do Brasil, entretanto fiz na página da questão 29. Ainda refiz no lugar certo, mas perdi um tempão desnecessário, nem deu tempo de apagar a que eu fiz errado. Não seja um jegue, preste atenção aonde escreve.
* Aprenda a identificar questões fáceis e difíceis. Na hora o bagulho é tão frenético que as chances de você ficar em uma questão hard e nem perceber são altas. Como eu contei lá em cima, demorei 40 minutos para conseguir para fazer uma questão que eu ainda errei, no Física's day (cuidado com esse dia). Fiquei muito tempo pulando de difícil para difícil, até eu achar umas fáceis que eu consegui fazer e começar a embrazar já tinham passado 1 hora e pouquinho. Procure as fáceis primeiro, elas te darão a moral e confiança necessária para vencer as difíceis.
De cabeça só lembrei dessas aí. O resto já é de praxe: chegue cedo; estude aqueles breguenaites de química; leve lápis (ou lapiseira) e borracha; réguas são importantes; levar alimentos vai de você, eu não costumo levar; Acostume seu relógio biológico a acordar cedo uns dias antes da prova, vai ajudar a manter a consciência, principalmente no segundo dia. De qualquer forma é uma prova, talvez não tanta como as outras, mas ainda assim é uma prova, não estude só o conteúdo, treine-a. Fica ligado na dica 1.
Bons estudos e regaçe ano que vem! Wink
NegãoDaMeiaNoite
NegãoDaMeiaNoite
Padawan
Padawan

Mensagem por Convidado Dom 17 Dez 2017, 15:54

FYGamer escreveu:
Lord Lucas escreveu:Ano que vem eu vou fazer a prova ITA pela primeira vez. Por essa razão, gostaria que alguém passasse alguns conselhos para mim sobre o que eu devo fazer na hora prova. Em suma é só isso mesmo. Até logo pessoal!  Very Happy
Bora lá:
* Treine o tempo e o nervosismo. Sério, treine isso e treine muito. Principalmente Física e Matemática. O tempo fica curto quando é o dia dessas duas princesas. Você vai olhar no relógio, 2 horas de prova já foram, o que você faz? Tenta dar uma acelerada, deixando o terreno aberto para o nervosismo reinar. Atente-se a isso. Seja frio e... calculista.
* Pode parecer um tanto óbvia, mas vamos lá. Use o rascunho. Nos dias das exatas, no caderno de resoluções tem umas folhas coloridas, 8 páginas se não me engano, pode usá-las a vontade para o rascunho. USE E ABUSE. Se puder fazer bonitinho e organizadinho, acho até melhor para identificar erros, caso consiga fazer uma revisão no final. Por algum motivo que me foge, eu não usei essa tecnologia no primeiro dia, fiz as contas nos espaços em branco do caderno de questões. Resultado: errei pelo menos duas questões que eu SABIA fazer, por vacilo na manipulação algébrica. Então, não seja um cabaço, use rascunho.
* Pode parecer um tanto óbvia, mas vamos lá². Preste atenção onde você escreve as questões dissertativas. São dez páginas certinhas para cada questão. TEM QUE SER NA ORDEM. Novamente, na prova de Física (esse dia foi ótimo), eu fiz toda a resolução da 28, bonitinha, correta por sinal, com desenho, tudo lindo, fashion, chick, melhor resolução do Brasil, entretanto fiz na página da questão 29. Ainda refiz no lugar certo, mas perdi um tempão desnecessário, nem deu tempo de apagar a que eu fiz errado. Não seja um jegue, preste atenção aonde escreve.
* Aprenda a identificar questões fáceis e difíceis. Na hora o bagulho é tão frenético que as chances de você ficar em uma questão hard e nem perceber são altas. Como eu contei lá em cima, demorei 40 minutos para conseguir para fazer uma questão que eu ainda errei, no Física's day (cuidado com esse dia). Fiquei muito tempo pulando de difícil para difícil, até eu achar umas fáceis que eu consegui fazer e começar a embrazar já tinham passado 1 hora e pouquinho. Procure as fáceis primeiro, elas te darão a moral e confiança necessária para vencer as difíceis.
De cabeça só lembrei dessas aí. O resto já é de praxe: chegue cedo; estude aqueles breguenaites de química; leve lápis (ou lapiseira) e borracha; réguas são importantes; levar alimentos vai de você, eu não costumo levar; Acostume seu relógio biológico a acordar cedo uns dias antes da prova, vai ajudar a manter a consciência, principalmente no segundo dia. De qualquer forma é uma prova, talvez não tanta como as outras, mas ainda assim é uma prova, não estude só o conteúdo, treine-a. Fica ligado na dica 1.
Bons estudos e regaçe ano que vem! Wink

Obrigado, FYGamer. Com certeza essas dicas que vc me passou será de grande valia para mim.   Smile

Convidado
Convidado

Mensagem por Matemathiago Dom 17 Dez 2017, 19:27

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:...só me resta me dedicar por mais um ano, acho que vale a pena.

Projeto ITA/IME é de no mínimo 2~3 anos, vc ainda tem 17 anos (segundo seu perfil) para um vestibular de idade limite de 23 anos e vai se dedicar só por mais um ano?

:scratch: ??

A rotina é bem exaustiva e já venho me empenhando desde o 1 ano/EM, e por isso acho que é viável tentar só mais um ano. Acho que não teria gás pra outro ano.

E ano que vem me dedicarei ao máximo nisso!
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Matemathiago Dom 17 Dez 2017, 19:30

FYGamer escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:Física - 10/20
Português - 16/20
Química - 15/20
Matemática - 10/20
Inglês - 14/20

Abertas:

Matemática: 6
Física: 7,2
Química: 5,4
Redação: No mínimo uns 8/10

Resumindo: Não terei as discursivas corrigidas.

Estava acostumado com provas de matemática rápidas e fáceis, esse ano me surpreendeu, me perdi no tempo e não fiz quase nada.

Física estava mais fácil mas as questões eram mais demoradas

Química já estava desesperado, pra tentar corrigir meus erros anteriores fui pra tentar 16 na prova objetiva e ter 13 de média nas objetivas. Fiz só 15 e provavelmente não terei as discursivas corrigidas.

Conclusão: Após reprovação no IME na segunda fase por causa de inglês e falta de experiência para prova do ITA em relação ao tempo, só me resta me dedicar por mais um ano, acho que vale a pena.
Caramba, o ITA é muito brutal.
O tempo me f* também, como eu contei lá em cima, demorei uma hora para fazer duas questões de física no primeiro dia hahaha. No final das provas eu estava tão nervoso que eu tremia, porque o tempo estava acabando e eu não tinha feito muita coisa, mas eu queria fazer, mas não tinha mais tempo. Estamos mais experientes agora.
Se é o que você quer, acho que vale muito a pena. Não passar de primeira imagino ser bem comum. Ano que vem você vai causar na concorrência hehe. 
Vejo umas postagens suas aqui e no Escola Olímpica, tu é inteligente pakas (aliás, parabéns pelo bronze na obmep, representou). Além de ser determinado. Tu é fera! Wink
Como dizia Pessoa, Fernando: "Tudo vale a pena. Se a alma não é pequena".

Sim, o tempo matou kkk

Obrigado pelo elogio, sempre me dediquei a olimpíadas kkk

Ano que vem vamos tentar chegar na prova voando, sabendo lidar com o tempo kkkk
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Convidado Dom 17 Dez 2017, 19:36

Eu tenho 19 anos e ano que vem terei 20 anos. Por isso, eu vou tentar o máximo possível pra passar de primeira. kkk   Laughing

Convidado
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

Permissões neste fórum