Figuras de linguagem
5 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Figuras de linguagem
Boa noite
Qual a diferença entre:
Os alunos, preciso deles para me atualizar
Dos alunos, preciso deles para me atualizar
Sintaticamente e semanticamente
Qual a diferença entre:
Os alunos, preciso deles para me atualizar
Dos alunos, preciso deles para me atualizar
Sintaticamente e semanticamente
Nova Era- Mestre Jedi
Re: Figuras de linguagem
Na primeira sentença o sujeito é "Eu", e está oculto ou implícito, indicado pela desinência do verbo 'precisar' na primeira pessoa do singular. O pronome 'ele' em contração com a preposição 'de', no 'deles' se refere ao nome 'os alunos', logo pode ser reescrita do seguinte modo: 'Eu preciso dos alunos para me atualizar'.
O mesmo se aplica à segunda oração, ou seja, do ponto de vista do significado não existe diferença entre as duas sentenças, pois ambas podem ser reescritas desta forma.
Já do ponto de vista sintático, tanto o termo 'os alunos' como o termo 'dos alunos' são vocativos, se não me engano. Portanto não existem diferenças sintáticas nem semânticas, a única diferença existente é a de que 'dos alunos' = 'de + os alunos'.
O mesmo se aplica à segunda oração, ou seja, do ponto de vista do significado não existe diferença entre as duas sentenças, pois ambas podem ser reescritas desta forma.
Já do ponto de vista sintático, tanto o termo 'os alunos' como o termo 'dos alunos' são vocativos, se não me engano. Portanto não existem diferenças sintáticas nem semânticas, a única diferença existente é a de que 'dos alunos' = 'de + os alunos'.
EricFerro- Recebeu o sabre de luz
Eu diria que a figura de linguagem presente nas duas frases é o "anacoluto", por estarem sintaticamente "quebradas"; essas frases são típicas da variedade coloquial da língua, não sendo aceitas pela norma padrão.
Hayzel Sh- Estrela Dourada
Caramba, eu tava escrevendo a resposta e me vêm diversas coisas à cabeça. De uma delas eu tenho certeza: o "dos alunos" é um objeto indireto pleonástico, pois reforça a ideia da oração, referindo-se ao verbo "preciso", que é um verbo transitivo indireto. Agora, estou em dúvida quanto ao "os alunos". Pensei que fosse um objeto direto pleonástico assim como o primeiro, porém não faz sentido, pois o próprio objeto já está dado (me - objeto direto), portanto "os alunos" seria como o sujeito dessa oração, que ficaria algo como: Preciso dos alunos para que eles me atualizem.
*O objeto indireto pleonástico só se dá quando o verbo já possui o seu complemento (no caso de "preciso", o complemento é "deles") e é regido conforme o verbo a que se refere.
*O objeto indireto pleonástico só se dá quando o verbo já possui o seu complemento (no caso de "preciso", o complemento é "deles") e é regido conforme o verbo a que se refere.
Última edição por batatinha123 em Seg 13 Nov 2017, 10:00, editado 1 vez(es)
batatinha123- Iniciante
Aliás, não sei quanto às figuras de linguagem, pois não há quebra na oração, logo que está em sentido completo e na ordem direta... Semanticamente eu diria que ambas são iguais, o que muda mesmo é a sintaxe.
batatinha123- Iniciante
"Os alunos" e "Dos alunos" não podem ser vocativo pelo simples fato de que vocativos se caracterizam dessa forma: "Maria, diga a sua mãe que já vou". Isso não ocorre nas orações.
batatinha123- Iniciante
Sim, você tem razão batata, eu tinha pensado isso também, pois não está evocando ninguém ou nenhuma coisa os termos "os alunos" e "dos alunos".
"Os alunos" e "Dos alunos" não têm nenhuma função sintática nas orações, pois as frases estão sintaticamente quebradas por causa do anacoluto, que é uma figura de linguagem de sintaxe. Semanticamente, as frases são iguais.
Hayzel Sh- Estrela Dourada
Obrigado pela ajuda
Nova Era- Mestre Jedi
Mas o paradoxo é que, ao mesmo, eles determinam o sentido das sentenças a partir da substituição do pronome 'eles' contraído em 'deles' pelos nomes 'os ou dos alunos', como você esclarece esse aparente paradoxo Hayzel? Desde já agradeço
Página 1 de 2 • 1, 2