Desafios para formação... -Tema/Enem 2017
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Desafios para formação... -Tema/Enem 2017
Relembrando a primeira mensagem :
Tema: "Desafios para formação educacional de surdos no Brasil"
É comum no Brasil a falta de docentes especializados na segunda língua oficial do país (Libras). E, por essa razão, acaba acarretando na saída de muitos estudantes surdos das escolas brasileiras. Entretanto, há uma rota diante desse empecilho a qual se pode utilizar: a Web. Portanto, no meio do caminho pode haver uma pedra, mas sempre há uma pá ao lado do trajeto.
Segundo um proverbio chinês: "Um professor pode leva-lo até a porta, mas abri-la é com você". Assim são os portais educacionais disponíveis na internet, onde o professor guia o aluno e o "resto" é com ele. Como na leitura de livros, apostilas, e-books e exercícios, tudo disponíveis nos próprios sites pedagógicos. Para mais, existem sites de busca, canais - no Youtube - e plataformas educacionais voltadas a ajudar o público que sofre com algum tipo de deficiência física (seja surdez, mudez ou então portador de paralisia). Como por exemplo, o Google, pois além de auxiliar pessoas que sofrem com esse tipo de dificuldade (através de recursos digitais com acessibilidade), também permite que as mesmas encontrem esses sites e canais educativos apesar de suas deficiências. Isso só prova mais uma vez que a internet pode ser uma grande ferramenta para educação e acesso à informação.
Ademais, é preciso salientar que a maioria das escolas brasileiras tem acesso a Web (Segundo dados da pesquisa TIC - As Tecnologias da Informação e Comunicação - Educação 2015). Facilitando e muito aqueles estudantes que são surdos ou mudos e que não têm internet nas suas casas. Bastando apenas o próprio ir ao colégio e assim ter contato com essas matérias didáticas disponíveis muitas vezes de forma gratuita. De síntese, em se tratando do "mundo digital", o slogan do Khan Academy - página voltada à educação - cai bem nesse contexto: "Você pode aprender qualquer coisa. Gratuitamente. Para todos. Sempre".
Depois de tudo isso, o MEC, o MCTIC com parceria do Ines (Instituto Nacional de Educação de Surdos) deverá trabalhar em prol da elaboração de uma plataforma online que visa transmitir videoaulas acerca de assuntos do Ensino Fundamental e Médio. Tais vídeos serão apresentados via internet para todos os alunos brasileiros que sofram com algum tipo de deficiência e que por esse motivo necessite de preleções que usam a linguagem gestual (Libras). Além do mais, o Ministério da Educação deverá conceber e distribuir livros didáticos padrão para todas as escolas públicas do país. Já que os cursos são transmitidos nacionalmente, o ideal é que haja livros padronizados sem diferença com uma ou outra região. Dessa maneira os professores poderão usar os livros didáticos sem nenhum tipo de problema. Cabendo apenas ao professor das escolas locais (tanto estaduais quanto municipais) a efetuação da chamada, a preparação do projetor, a correção de exercícios e provas. Dessa forma, o currículo educacional dessas pessoas estará garantido não só na Lei (Art. 27), mas na prática. Afinal de contas, os surdos da nação canarinha também fazem parte da "Pátria Educadora".
MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Bob - Não sou muito bom na elaboração de textos dissertativo-argumentativos, mas eis aí a minha redação. E gostaria (se não for incômodo) que vcs corrigissem a mesma. Agradeço desde já!
Observação: Segundo a Cartilha do Participante - Enem 2017 - agora só é preciso apresentar uma proposta de intervenção e não duas como eram antes. Link logo abaixo:
Cartilha do Participante - Enem 2017 -
Tema: "Desafios para formação educacional de surdos no Brasil"
É comum no Brasil a falta de docentes especializados na segunda língua oficial do país (Libras). E, por essa razão, acaba acarretando na saída de muitos estudantes surdos das escolas brasileiras. Entretanto, há uma rota diante desse empecilho a qual se pode utilizar: a Web. Portanto, no meio do caminho pode haver uma pedra, mas sempre há uma pá ao lado do trajeto.
Segundo um proverbio chinês: "Um professor pode leva-lo até a porta, mas abri-la é com você". Assim são os portais educacionais disponíveis na internet, onde o professor guia o aluno e o "resto" é com ele. Como na leitura de livros, apostilas, e-books e exercícios, tudo disponíveis nos próprios sites pedagógicos. Para mais, existem sites de busca, canais - no Youtube - e plataformas educacionais voltadas a ajudar o público que sofre com algum tipo de deficiência física (seja surdez, mudez ou então portador de paralisia). Como por exemplo, o Google, pois além de auxiliar pessoas que sofrem com esse tipo de dificuldade (através de recursos digitais com acessibilidade), também permite que as mesmas encontrem esses sites e canais educativos apesar de suas deficiências. Isso só prova mais uma vez que a internet pode ser uma grande ferramenta para educação e acesso à informação.
Ademais, é preciso salientar que a maioria das escolas brasileiras tem acesso a Web (Segundo dados da pesquisa TIC - As Tecnologias da Informação e Comunicação - Educação 2015). Facilitando e muito aqueles estudantes que são surdos ou mudos e que não têm internet nas suas casas. Bastando apenas o próprio ir ao colégio e assim ter contato com essas matérias didáticas disponíveis muitas vezes de forma gratuita. De síntese, em se tratando do "mundo digital", o slogan do Khan Academy - página voltada à educação - cai bem nesse contexto: "Você pode aprender qualquer coisa. Gratuitamente. Para todos. Sempre".
Depois de tudo isso, o MEC, o MCTIC com parceria do Ines (Instituto Nacional de Educação de Surdos) deverá trabalhar em prol da elaboração de uma plataforma online que visa transmitir videoaulas acerca de assuntos do Ensino Fundamental e Médio. Tais vídeos serão apresentados via internet para todos os alunos brasileiros que sofram com algum tipo de deficiência e que por esse motivo necessite de preleções que usam a linguagem gestual (Libras). Além do mais, o Ministério da Educação deverá conceber e distribuir livros didáticos padrão para todas as escolas públicas do país. Já que os cursos são transmitidos nacionalmente, o ideal é que haja livros padronizados sem diferença com uma ou outra região. Dessa maneira os professores poderão usar os livros didáticos sem nenhum tipo de problema. Cabendo apenas ao professor das escolas locais (tanto estaduais quanto municipais) a efetuação da chamada, a preparação do projetor, a correção de exercícios e provas. Dessa forma, o currículo educacional dessas pessoas estará garantido não só na Lei (Art. 27), mas na prática. Afinal de contas, os surdos da nação canarinha também fazem parte da "Pátria Educadora".
MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Bob - Não sou muito bom na elaboração de textos dissertativo-argumentativos, mas eis aí a minha redação. E gostaria (se não for incômodo) que vcs corrigissem a mesma. Agradeço desde já!
Observação: Segundo a Cartilha do Participante - Enem 2017 - agora só é preciso apresentar uma proposta de intervenção e não duas como eram antes. Link logo abaixo:
Cartilha do Participante - Enem 2017 -
Convidado- Convidado
Algumas indagações
" Bom, no parágrafo de introdução faltou uma certa tese definida, você já problematizou de início e sugeriu uma solução, de forma que, não abordou o tema de fato."
Eu tenho algumas indagações em relação as ideias embutidas nas suas premissas. Veja quias são:
1 - Como assim faltou uma tese definida? A meu ver, a minha tese está embutida na introdução (de forma subentendida - o que não é um problema). Lembrando que a tese nem sempre vem expressa na superfície do texto ou então contida apenas numa única frase.
Minha Introdução:
"É comum no Brasil a falta de docentes especializados na segunda língua oficial do país (Libras). E, por essa razão, acaba acarretando na saída de muitos estudantes surdos das escolas brasileiras. Entretanto, há uma rota diante desse empecilho a qual se pode utilizar: a Web. Portanto, no meio do caminho pode haver uma pedra, mas sempre há uma pá ao lado do trajeto"
O que eu entendo como tese: A tese nada mais é do que a sua opinião (o seu posicionamento) a respeito do tema e ela é a ideia principal da redação.
E a minha tese é a seguinte: "Por meio da Web é possível vencer esses desafios".
Claramente eu não apresentei todos os desafios porque não há necessidade. Tampouco precisaria expor a minimização ou solução de todos os mesmos.
Nota explicativa: Os desafios relacionados a formação educacional de surdos no Brasil. Igualmente expressa no tema.
"você já problematizou de início e sugeriu uma solução"
2- Sim, eu realmente problematizei pois vi no Mesalva que muitas vezes devemos encarar o tema como uma problemática. No entanto, sei que em certos casos não é bom fazer isso (não estou dizendo que esse seja o caso [a meu ver]). Segundo, eu não sugerir uma "solução", mas um caminho onde se possa chegar na solução. Porque a internet em si não é a solução, mas sim a forma como vc vai utiliza-la e os elementos exteriores e físicos que serão necessários para alcança tal coisa.
"de forma que, não abordou o tema de fato."
3- Eu ainda não entendi direito o porquê da minha introdução não ter abordado o tema:"Desafios para formação educacional de surdos no Brasil". A falta de professores em Libras exposto na introdução não seria um desafio? Assim como o preconceito e a falta de escolas para surdos entre outros (eu não usei os últimos)... Não seriam desafios?
Em resumo esses foram os meus questionamentos. Se você puder elucidar cada um eu agradeceria.
Eu tenho algumas indagações em relação as ideias embutidas nas suas premissas. Veja quias são:
1 - Como assim faltou uma tese definida? A meu ver, a minha tese está embutida na introdução (de forma subentendida - o que não é um problema). Lembrando que a tese nem sempre vem expressa na superfície do texto ou então contida apenas numa única frase.
Minha Introdução:
"É comum no Brasil a falta de docentes especializados na segunda língua oficial do país (Libras). E, por essa razão, acaba acarretando na saída de muitos estudantes surdos das escolas brasileiras. Entretanto, há uma rota diante desse empecilho a qual se pode utilizar: a Web. Portanto, no meio do caminho pode haver uma pedra, mas sempre há uma pá ao lado do trajeto"
O que eu entendo como tese: A tese nada mais é do que a sua opinião (o seu posicionamento) a respeito do tema e ela é a ideia principal da redação.
E a minha tese é a seguinte: "Por meio da Web é possível vencer esses desafios".
Claramente eu não apresentei todos os desafios porque não há necessidade. Tampouco precisaria expor a minimização ou solução de todos os mesmos.
Nota explicativa: Os desafios relacionados a formação educacional de surdos no Brasil. Igualmente expressa no tema.
"você já problematizou de início e sugeriu uma solução"
2- Sim, eu realmente problematizei pois vi no Mesalva que muitas vezes devemos encarar o tema como uma problemática. No entanto, sei que em certos casos não é bom fazer isso (não estou dizendo que esse seja o caso [a meu ver]). Segundo, eu não sugerir uma "solução", mas um caminho onde se possa chegar na solução. Porque a internet em si não é a solução, mas sim a forma como vc vai utiliza-la e os elementos exteriores e físicos que serão necessários para alcança tal coisa.
"de forma que, não abordou o tema de fato."
3- Eu ainda não entendi direito o porquê da minha introdução não ter abordado o tema:"Desafios para formação educacional de surdos no Brasil". A falta de professores em Libras exposto na introdução não seria um desafio? Assim como o preconceito e a falta de escolas para surdos entre outros (eu não usei os últimos)... Não seriam desafios?
Em resumo esses foram os meus questionamentos. Se você puder elucidar cada um eu agradeceria.
Convidado- Convidado
Re: Desafios para formação... -Tema/Enem 2017
Hm...
Muitos corretores por corrigirem muito rápido, já estão acostumados com uma estrutura definida...
"É comum no Brasil a falta de docentes especializados na segunda língua oficial do país (Libras). (Tese e contextualização) E, por essa razão, acaba acarretando na saída de muitos estudantes surdos das escolas brasileiras. (Consequência e problematização) Entretanto, há uma rota diante desse empecilho a qual se pode utilizar: a Web. Portanto, no meio do caminho pode haver uma pedra, mas sempre há uma pá ao lado do trajeto."
Bom, essa seria uma análise ideal da sua introdução...Mas insuficiente, sem abordar de forma satisfatória o recorte temático. E a sua problemática não foi desenvolvida nos parágrafos de desenvolvimento (a saída dos estudantes surdos).
Muitos corretores por corrigirem muito rápido, já estão acostumados com uma estrutura definida...
"É comum no Brasil a falta de docentes especializados na segunda língua oficial do país (Libras). (Tese e contextualização) E, por essa razão, acaba acarretando na saída de muitos estudantes surdos das escolas brasileiras. (Consequência e problematização) Entretanto, há uma rota diante desse empecilho a qual se pode utilizar: a Web. Portanto, no meio do caminho pode haver uma pedra, mas sempre há uma pá ao lado do trajeto."
Bom, essa seria uma análise ideal da sua introdução...Mas insuficiente, sem abordar de forma satisfatória o recorte temático. E a sua problemática não foi desenvolvida nos parágrafos de desenvolvimento (a saída dos estudantes surdos).
Última edição por Thanos em Sex 10 Nov 2017, 03:43, editado 2 vez(es)
Thanos- Jedi
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Re: Desafios para formação... -Tema/Enem 2017
Acarretando a e não na.Thanos escreveu:Hm...
Muitos corretores por corrigirem muito rápido, já estão acostumados com uma estrutura definida...
[size=35]É comum no Brasil a falta de docentes especializados na segunda língua oficial do país (Libras). (Tese e contextualização) E, por essa razão, acaba acarretando na saída de muitos estudantes surdos das escolas brasileiras. (Consequência e problematização) Entretanto, há uma rota diante desse[/size][size=35] empecilho a qual se pode utilizar: a Web.[/size][size=35] Portanto, no meio do caminho pode haver uma pedra, mas sempre há uma pá ao lado do trajeto. [/size]
[size=35]Bom, essa seria uma análise ideal da introdução...Mas insuficiente, sem abordar de forma satisfatória o recorte temático. E a sua problemática não foi desenvolvida nos parágrafos de desenvolvimento (a saída dos estudantes surdos) .[/size]
_Arthur_- Mestre Jedi
- Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 28
Localização : Guacui - ES
Re: Desafios para formação... -Tema/Enem 2017
"Acarretando a e não na"
Valeu Arthur! Foi descuido meu. Eu tinha colocado antes "a", mas depois eu apaguei e coloquei "na". kkkk
Valeu Arthur! Foi descuido meu. Eu tinha colocado antes "a", mas depois eu apaguei e coloquei "na". kkkk
Convidado- Convidado
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