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ENEM 2017 - Redação

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Mensagem por Matemathiago Seg 06 Nov 2017, 13:09

Relembrando a primeira mensagem :

Antes do começar o texto, já vou esclarecer que usei textos nota mil de edições anteriores como modelos, e algumas estruturas eu copiei para tentar otimizar a nota.

Tema: Os desafios para formação educacional dos surdos.

Título: No meio do caminho tinha uma pedra

Rubem Alves, um importante educador brasileiro, afirmou que há escolas que são asas e há escolas que são gaiolas. A partir do olhar poético do educador é possível inferir o alto grau de importância dos sistema educacionais, uma vez que podem gerar perspectivas melhores para o futuro de um indivíduo. Nessa perspectiva, cabe analisar a inclusão dos surdos no meio educacional de modo a preservar seu direito constitucional de acesso a educação.

A partir de uma contextualização histórica, é relevante se compreender que a surdez não torna o indivíduo incapaz de aprender ou produzir. Beethoven, referência da música clássica, continuou a produzir sinfonias admiradas ao redor do mundo mesmo após ter sua audição comprometida. Casos como esse revelam o poder do conhecimento em situações adversas. Carlos Drummond de Andrade escreveu em um de seus versos: "no meio do caminho tinha uma pedra", como forma de mostrar as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros. Essa metáfora pode ser utilizada para se entender a situação dos surdos no Brasil: pessoas normais que precisam de ajuda para superar um obstáculo para continuar suas jornadas.

É indubitável que a sociedade brasileira se encontra despreparada no que se refere a questões de acessibilidade aos deficientes. Os surdos nas escolas são, em muitas situações, encarados como alunos incapacitados de conquistarem um futuro próspero com um bom convívio social. A formação educacional dos surdos devem vir acompanhadas de acessibilidade para que eles possam desempenhar um papel na sociedade como quaisquer outras pessoas.  Estudos mostram que apesar de os surdos terem a audição comprometida, os outros sentidos são mais desenvolvidos, o que apresenta uma vantagem que pode ser usada a favor no desenvolvimento de tecnologias para otimizar o aprendizado dos surdos.

Urge, portanto, a prática de medidas que visem a real inclusão dos surdos nas escolas. O governo federal deve instituir como meta reformas no ambiente público de forma a promover acessibilidade dos surdos em todos lugares. Compete ao Ministério da Educação investir em tecnologias que promovam maior facilidade dos surdos nas compreensões das mensagens utilizadas, bem como estimular o uso indiscriminado das libras no ambiente escolar. Ademais, cabem as escolas realizarem atividades lúdicas desde o ensino básico de modo a colocar alunos com audição normal na situação de alunos com deficiência auditiva, para que dessa forma, com a análise das dificuldades enfrentadas pelos outros, os alunos se mobilizem para ajudar na integração dos surdos. Dessa forma é possível tirar as pedras e liberar o caminho para que os surdos possam ter melhores qualidades de vida no Brasil.

Obs: na hora da prova eu fiz algumas inversões na folha de resposta para melhorar a compreensão, bem como mudei algumas palavras para melhorar a ideia e eliminar algumas incoerências, mas no geral, essa foi a estrutura do meu texto.

Acham que dá pra conseguir uma nota relativamente boa?
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Mensagem por Thanos Seg 06 Nov 2017, 22:53

( Não é o lugar mais adequado, mas) Kkkkk, o status da Hayzel é alto aqui... Frequentemente requisitada.. mas entendo... As correções dela são excepcionais e bem detalhadas.
Thanos
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Mensagem por Matemathiago Seg 06 Nov 2017, 22:54

Thanos escreveu:( Não é o lugar mais adequado, mas) Kkkkk, o status da Hayzel é alto aqui... Frequentemente requisitada.. mas entendo... As correções dela são excepcionais e bem detalhadas.

kkkkkkk, se fez o ENEM deve com certeza ter tirado 1000 kkk
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Mensagem por Convidado Seg 06 Nov 2017, 23:00

Thanos escreveu:( Não é o lugar mais adequado, mas) Kkkkk, o status da Hayzel é alto aqui... Frequentemente requisitada.. mas entendo... As correções dela são excepcionais e bem detalhadas.
kkkk
acho que os melhores corretores são ela, o DiogoA e o Thanos

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Mensagem por Hayzel Sh Seg 06 Nov 2017, 23:24

Hahahahh, gente, logo quando eu tiver tempo eu ainda vou corrigir a de vocês, esperem um pouquinho!
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Mensagem por Matemathiago Qui 25 Jan 2018, 14:08

Hayzel Sh escreveu:A nota na competência 1 é 160/200, sem dúvidas. Vários erros leves de linguagem, bem visíveis.

A nota na competência 2 é 200/200, muito provavelmente. Caso algum corretor tire nota daqui, talvez seja porque não gostou da citação do Drummond, talvez; mas a do Beethoven foi certeira, muito pertinente. Ademais, sua tese não está explícita, de forma que 160/200 seja possível também.

A nota na competência 3 dificilmente é 200, imagino que venha 160. O segundo parágrafo está mais expositivo do que argumentativo.

Em relação à competência 4, sua coesão interna está muito boa, mas talvez algum corretor te tire nota por não enxergar a coesão externa entre os dois parágrafos de desenvolvimento. Dou 160/200.

Na 5, dou 200, mas não duvido caso venha 160.

Nota mínima: 800
Nota máxima: 920

A nota que eu te dou: 840 ou 880 Razz

Foi 860 kkkk
A média das notas q vc me deu!
Vc é realmente boa nisso, o MEC já pode te contratar com corretora kkk
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