ENEM 2017 - Redação
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ENEM 2017 - Redação
Relembrando a primeira mensagem :
Antes do começar o texto, já vou esclarecer que usei textos nota mil de edições anteriores como modelos, e algumas estruturas eu copiei para tentar otimizar a nota.
Tema: Os desafios para formação educacional dos surdos.
Título: No meio do caminho tinha uma pedra
Rubem Alves, um importante educador brasileiro, afirmou que há escolas que são asas e há escolas que são gaiolas. A partir do olhar poético do educador é possível inferir o alto grau de importância dos sistema educacionais, uma vez que podem gerar perspectivas melhores para o futuro de um indivíduo. Nessa perspectiva, cabe analisar a inclusão dos surdos no meio educacional de modo a preservar seu direito constitucional de acesso a educação.
A partir de uma contextualização histórica, é relevante se compreender que a surdez não torna o indivíduo incapaz de aprender ou produzir. Beethoven, referência da música clássica, continuou a produzir sinfonias admiradas ao redor do mundo mesmo após ter sua audição comprometida. Casos como esse revelam o poder do conhecimento em situações adversas. Carlos Drummond de Andrade escreveu em um de seus versos: "no meio do caminho tinha uma pedra", como forma de mostrar as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros. Essa metáfora pode ser utilizada para se entender a situação dos surdos no Brasil: pessoas normais que precisam de ajuda para superar um obstáculo para continuar suas jornadas.
É indubitável que a sociedade brasileira se encontra despreparada no que se refere a questões de acessibilidade aos deficientes. Os surdos nas escolas são, em muitas situações, encarados como alunos incapacitados de conquistarem um futuro próspero com um bom convívio social. A formação educacional dos surdos devem vir acompanhadas de acessibilidade para que eles possam desempenhar um papel na sociedade como quaisquer outras pessoas. Estudos mostram que apesar de os surdos terem a audição comprometida, os outros sentidos são mais desenvolvidos, o que apresenta uma vantagem que pode ser usada a favor no desenvolvimento de tecnologias para otimizar o aprendizado dos surdos.
Urge, portanto, a prática de medidas que visem a real inclusão dos surdos nas escolas. O governo federal deve instituir como meta reformas no ambiente público de forma a promover acessibilidade dos surdos em todos lugares. Compete ao Ministério da Educação investir em tecnologias que promovam maior facilidade dos surdos nas compreensões das mensagens utilizadas, bem como estimular o uso indiscriminado das libras no ambiente escolar. Ademais, cabem as escolas realizarem atividades lúdicas desde o ensino básico de modo a colocar alunos com audição normal na situação de alunos com deficiência auditiva, para que dessa forma, com a análise das dificuldades enfrentadas pelos outros, os alunos se mobilizem para ajudar na integração dos surdos. Dessa forma é possível tirar as pedras e liberar o caminho para que os surdos possam ter melhores qualidades de vida no Brasil.
Obs: na hora da prova eu fiz algumas inversões na folha de resposta para melhorar a compreensão, bem como mudei algumas palavras para melhorar a ideia e eliminar algumas incoerências, mas no geral, essa foi a estrutura do meu texto.
Acham que dá pra conseguir uma nota relativamente boa?
Antes do começar o texto, já vou esclarecer que usei textos nota mil de edições anteriores como modelos, e algumas estruturas eu copiei para tentar otimizar a nota.
Tema: Os desafios para formação educacional dos surdos.
Título: No meio do caminho tinha uma pedra
Rubem Alves, um importante educador brasileiro, afirmou que há escolas que são asas e há escolas que são gaiolas. A partir do olhar poético do educador é possível inferir o alto grau de importância dos sistema educacionais, uma vez que podem gerar perspectivas melhores para o futuro de um indivíduo. Nessa perspectiva, cabe analisar a inclusão dos surdos no meio educacional de modo a preservar seu direito constitucional de acesso a educação.
A partir de uma contextualização histórica, é relevante se compreender que a surdez não torna o indivíduo incapaz de aprender ou produzir. Beethoven, referência da música clássica, continuou a produzir sinfonias admiradas ao redor do mundo mesmo após ter sua audição comprometida. Casos como esse revelam o poder do conhecimento em situações adversas. Carlos Drummond de Andrade escreveu em um de seus versos: "no meio do caminho tinha uma pedra", como forma de mostrar as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros. Essa metáfora pode ser utilizada para se entender a situação dos surdos no Brasil: pessoas normais que precisam de ajuda para superar um obstáculo para continuar suas jornadas.
É indubitável que a sociedade brasileira se encontra despreparada no que se refere a questões de acessibilidade aos deficientes. Os surdos nas escolas são, em muitas situações, encarados como alunos incapacitados de conquistarem um futuro próspero com um bom convívio social. A formação educacional dos surdos devem vir acompanhadas de acessibilidade para que eles possam desempenhar um papel na sociedade como quaisquer outras pessoas. Estudos mostram que apesar de os surdos terem a audição comprometida, os outros sentidos são mais desenvolvidos, o que apresenta uma vantagem que pode ser usada a favor no desenvolvimento de tecnologias para otimizar o aprendizado dos surdos.
Urge, portanto, a prática de medidas que visem a real inclusão dos surdos nas escolas. O governo federal deve instituir como meta reformas no ambiente público de forma a promover acessibilidade dos surdos em todos lugares. Compete ao Ministério da Educação investir em tecnologias que promovam maior facilidade dos surdos nas compreensões das mensagens utilizadas, bem como estimular o uso indiscriminado das libras no ambiente escolar. Ademais, cabem as escolas realizarem atividades lúdicas desde o ensino básico de modo a colocar alunos com audição normal na situação de alunos com deficiência auditiva, para que dessa forma, com a análise das dificuldades enfrentadas pelos outros, os alunos se mobilizem para ajudar na integração dos surdos. Dessa forma é possível tirar as pedras e liberar o caminho para que os surdos possam ter melhores qualidades de vida no Brasil.
Obs: na hora da prova eu fiz algumas inversões na folha de resposta para melhorar a compreensão, bem como mudei algumas palavras para melhorar a ideia e eliminar algumas incoerências, mas no geral, essa foi a estrutura do meu texto.
Acham que dá pra conseguir uma nota relativamente boa?
Matemathiago- Estrela Dourada
- Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 24
Localização : Vitória, ES, Brasil
Re: ENEM 2017 - Redação
( Não é o lugar mais adequado, mas) Kkkkk, o status da Hayzel é alto aqui... Frequentemente requisitada.. mas entendo... As correções dela são excepcionais e bem detalhadas.
Thanos- Jedi
- Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2016
Idade : 24
Localização : Goiânia - GO
Re: ENEM 2017 - Redação
Thanos escreveu:( Não é o lugar mais adequado, mas) Kkkkk, o status da Hayzel é alto aqui... Frequentemente requisitada.. mas entendo... As correções dela são excepcionais e bem detalhadas.
kkkkkkk, se fez o ENEM deve com certeza ter tirado 1000 kkk
Matemathiago- Estrela Dourada
- Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 24
Localização : Vitória, ES, Brasil
Re: ENEM 2017 - Redação
kkkkThanos escreveu:( Não é o lugar mais adequado, mas) Kkkkk, o status da Hayzel é alto aqui... Frequentemente requisitada.. mas entendo... As correções dela são excepcionais e bem detalhadas.
acho que os melhores corretores são ela, o DiogoA e o Thanos
Convidado- Convidado
Re: ENEM 2017 - Redação
Hahahahh, gente, logo quando eu tiver tempo eu ainda vou corrigir a de vocês, esperem um pouquinho!
Hayzel Sh- Estrela Dourada
- Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR
Re: ENEM 2017 - Redação
Hayzel Sh escreveu:A nota na competência 1 é 160/200, sem dúvidas. Vários erros leves de linguagem, bem visíveis.
A nota na competência 2 é 200/200, muito provavelmente. Caso algum corretor tire nota daqui, talvez seja porque não gostou da citação do Drummond, talvez; mas a do Beethoven foi certeira, muito pertinente. Ademais, sua tese não está explícita, de forma que 160/200 seja possível também.
A nota na competência 3 dificilmente é 200, imagino que venha 160. O segundo parágrafo está mais expositivo do que argumentativo.
Em relação à competência 4, sua coesão interna está muito boa, mas talvez algum corretor te tire nota por não enxergar a coesão externa entre os dois parágrafos de desenvolvimento. Dou 160/200.
Na 5, dou 200, mas não duvido caso venha 160.
Nota mínima: 800
Nota máxima: 920
A nota que eu te dou: 840 ou 880
Foi 860 kkkk
A média das notas q vc me deu!
Vc é realmente boa nisso, o MEC já pode te contratar com corretora kkk
Matemathiago- Estrela Dourada
- Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 24
Localização : Vitória, ES, Brasil
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