PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dúvida redação modelo enem

3 participantes

Ir para baixo

dúvida redação modelo enem Empty dúvida redação modelo enem

Mensagem por alunochinesjapa Ter 31 Out 2017, 18:22

Encontrei uma redação modelo em que tanto sua estrutura quanto suas citações se encaixam em quase 100% dos temas, eu já treinei utilizando esse modelo, e pelo visto está funcionando, será que vale a penar treinar desta maneira, ou há algum problema?

alunochinesjapa
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/12/2015
Idade : 25
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida redação modelo enem Empty Re: dúvida redação modelo enem

Mensagem por Hayzel Sh Ter 31 Out 2017, 18:31

Tem que explicar por que motivo a citação fomenta o seu argumento. Se não fizer essa relação, vai perder nota.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida redação modelo enem Empty Re: dúvida redação modelo enem

Mensagem por alunochinesjapa Ter 31 Out 2017, 18:53

Hayzel Sh escreveu:Tem que explicar por que motivo a citação fomenta o seu argumento. Se não fizer essa relação, vai perder nota.

Digamos que a citação vale para quase todo tema, por exemplo, se eu pegasse uma frase de Einstein "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta." ela seria válida pra quase qualquer tema (na teoria). Claro que não seria uma citação dessas, mas você acha que poderia me prejudicar? Já vi alguns alunos pedindo citações para usar na redação para professores de filosofia/sociologia... Apesar de ser antiético alguns professores dão, e algumas citações valem para vários temas, oq você acha sobre?

alunochinesjapa
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/12/2015
Idade : 25
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida redação modelo enem Empty Re: dúvida redação modelo enem

Mensagem por Augusto H. Ter 31 Out 2017, 19:07

É preciso relacionar com o tema e debater em cima da citação, não irá ganhar nada a mais (podendo até perder) se apenas largar ela no texto.
Augusto H.
Augusto H.
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 509
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 25
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida redação modelo enem Empty Re: dúvida redação modelo enem

Mensagem por Hayzel Sh Ter 31 Out 2017, 19:08

Não faça isso, vai perder muita nota. Valia para o ano passado; neste, os corretores da Vunesp estão prontos para perceber isso e descontar nota.

Segundo o manual do ENEM, o repertório cultural utilizado há de ser produtivo.

Exemplo: em um tema sobre política, no meio de um parágrafo argumentativo, dizer que o modo pelo qual o brasileiro age sobre questões públicas é explicado pelo conceito de cordialidade, de Sérgio Buarque de Holanda, presente no livro Raízes do Brasil; ou, então, em um tema sobre economia de água ou meio ambiente, dizer que o conceito e o comportamento dos indivíduos em relação às questões ambientais cotidianas não ocorrem por meio do Uso Público da Razão, o qual, segundo Immanuel Kant, implica uma visão não individualista e voltada para o bem comum; pelo contrário, as pessoas desperdiçam água e etc sem pensar no seu entorno...

Fazer meras citações não será efetivo para este ano; pelo contrário, descontará nota. A cultura usada deverá ser produtiva.

Espero ter ajudado Razz
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida redação modelo enem Empty Re: dúvida redação modelo enem

Mensagem por alunochinesjapa Ter 31 Out 2017, 19:15

Obrigado galera, talvez eu esteja frustado já que nas minhas redações nunca uso nenhuma citação, por isso estou preocupado, já que queria dar uma "incrementada" no texto.

alunochinesjapa
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/12/2015
Idade : 25
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida redação modelo enem Empty Re: dúvida redação modelo enem

Mensagem por Hayzel Sh Ter 31 Out 2017, 19:29

Realmente, é um pouco difícil. O texto pode ser incrementado se você conseguir pensar em algum filme, livro ou ideia filosófica ou sociológica que fomente os seus argumentos. Se você pensar um pouco, é possível que, na hora, venha alguma ideia interessante à sua mente, e que possa contextualizar ou explicar a defesa da sua tese. Pra quem leu a lista de livros do seu vestibular, muito provavelmente conseguirá exemplificar algum comportamento visto na sociedade com o de algum personagem de algum livro. Para o tema de moradia, por exemplo, dá pra falar sobre o personagem João Romão, do livro O Cortiço, que cai na Fuvest, e relacionar com o tema, entende? Pode usar até conceitos de biologia e de física, mas aí já acho mais difícil e um pouco menos efetivo.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida redação modelo enem Empty Re: dúvida redação modelo enem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos