PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Primeiro Reinado

2 participantes

Ir para baixo

Primeiro Reinado  Empty Primeiro Reinado

Mensagem por Kaminii Sex 27 Out 2017, 16:26

A liderança política do processo de independência das colônias foi decisiva para os rumos que as novas nações tomaram, pois as elites evitaram que as reivindicações mais radicais fossem atendidas, marginalizando, assim, política e socialmente, a maioria. A ruptura dos laços coloniais não significou o surgimento de uma sociedade democrática e autônoma.

A respeito da formação do Estado Nacional na América Latina, é correto associar ao texto acima 

a) o governo de D. Pedro I no Brasil, que provocou adesões daqueles que queriam mais garantias constitucionais, o que conferiu ao imperador reconhecimento e apoio da elite latifundiária.
b) a unidade administrativa do império português, por haver características comuns entre as regiões colonizadas e homogeneidade na ocupação.
c) a falta de líderes para os movimentos nacionalistas contra o domínio português, em oposição à América Espanhola.
d) os partidos políticos que se formaram no final do século XVIII e assumiram os controles político e administrativo dos Estados se ergueram contra os grandes proprietários de terra e rebanhos.
e) o ordenamento jurídico-político e as diretrizes econômicas no início do século XIX beneficiaram os segmentos sociais não proprietários, devido ao incremento na produção manufatureira.

É indubitável, por eliminação - meu método - que a letra A está 'correta'. Mas, gostaria de salientar a seguinte afirmação:
"  o governo de D. Pedro I no Brasil, que provocou adesões daqueles que queriam mais garantias constitucionais "

O que significa p'rovocou adesões daqueles que queriam mais garantias constitucionais'? Isso diz respeito ao fato de Portugal ter sido mais autoritário que o futuro reinado de D. Pedro I, correto? Pois entendo tal governo com centralizador, estamentado e caracterizado pela política de bens - constituição da mandioca - etc.

Estaria correto pensar desse modo?
Obrigada!

Kaminii
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 26/08/2017
Idade : 24
Localização : Divinópolis Minas Gerais Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro Reinado  Empty Re: Primeiro Reinado

Mensagem por Brunoranery Ter 31 Out 2017, 09:17

Olha, eu avaliaria que por permitir o voto, mesmo que censitário e indireto, D. Pedro adquiriu maior adesão. Lembre-se que saímos de um governo de um rei que veio de Portugal, e só realizou medidas menos centralistas (abertura dos portos e tudo mais) porque foi obrigado a vir (bloqueio continental). Só pelo fato de você ter a primeira constituição, por mais autoritária, teria um aumento do apoio dos defensores da constitucionalização. Fora que D Pedro permitiu a manutenção da unidade territorial com sua a centralização política do país e, mesmo que com a mínima participação do povo, foi o rapaz que proclamou a independência, o que também cooptou a parte da população que queria as tais garantias constitucionais.

Espero ter ajudado.

Brunoranery
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/01/2017
Idade : 25
Localização : Ceilândia DF Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos