PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Livros para Olimpíadas

4 participantes

Ir para baixo

Livros para Olimpíadas Empty Livros para Olimpíadas

Mensagem por NicoleRDS Sex 20 Out 2017, 01:43

Olá! Há algum tempo me vi envolvida nesse mundo das olimpíadas e gostaria de ter uma preparação muito boa, utilizando-se de ótimos materiais, que realmente me possibilitem alavancar meu conhecimento. Já vi alguns tópicos neste fórum sobre o assunto, mas gostaria de um próprio para ter o melhor proveito possível. Meu objetivo, atualmente, é ter o maior proveito nas olimpíadas nacionais de Matemática, Física, Química (Gostaria de me preparar até para as internacionais) e futuramente, passar no ITA.

FÍSICA:
- Para física pretendo pegar a coleção "Tópicos de Física" como embasamento e talvez, complementar com a teoria do "Física Clássica". Como aprofundamento, vi que os livros do Renato Brito são bem populares, mas nunca tive contato direto com os mesmos, então gostaria de opiniões e se puder, outras sugestões.

QUÍMICA:
- Para química pretendo começar com a coleção "Química Feltre" para embasamento, mas não sei muito sobre o aprofundamento na química. Já li sobre pegar o "Atkins" ou o do Russel, mas nunca tive contato direto com eles, então gostaria de alguma guia.

MATEMÁTICA:
  ~ GEOMETRIA PLANA
     - Já fiz quase todo o FME Vol.9 e apesar de ter achado o livro bom, acredito que suas explicações sejam muito técnicas, por isso, estou muito decidida em pegar o "Geometria I" do Morgado. Pretendo pegar o Vol.2 dele também, mas em um futuro um pouco distante. Me disseram que só os volumes do Morgado já dariam conta de tudo, mas aceito outras opiniões.
  ~ TRIGONOMETRIA
     - Estou pensando em pegar o do Aref.
  ~ COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE  
     - Já estudei um pouco do FME Vol.5, mas irei pegar o "Análise Combinatória e Probabilidade" do Morgado.
  ~ ARITMÉTICA
     - Li muito bem sobre o livro "Praticando a Aritmética" do Lacerda, me interessei bastante.
  ~ TEORIA DOS NÚMEROS
     - Não conheço muitos livros do assunto, mas achei um interessante, chama-se "Teoria dos Números - Renato Carneiro".
  ~ ÁLGEBRA
     - Acredito que esse é um dos tópicos que mais quero sugestões/orientações. Bom, após ler um pouco, descobri a coleção do Rufino, "Elementos da Matemática" e achei bem interessante, mas ela é mais voltada para um público que quer se aprofundar na matemática. No entanto, fiquei bem atraída pelo Vol.0  dele, "Álgebra, Proporção e Fração", e com certeza quero pegar o Vol.1 da coleção "Tópicos da Matemática".
  **QUERO TAMBÉM SUGESTÕES SOBRE OS OUTROS ASSUNTOS, GEO. ESPACIAL, GEO. ANALÍTICA, MATRIZES, ETC.**

Agradeço por quem leu todo, abraços.

NicoleRDS
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 20/10/2017
Idade : 21
Localização : Fortaleza, CE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Livros para Olimpíadas Empty Re: Livros para Olimpíadas

Mensagem por hugostiglitiz Sex 20 Out 2017, 02:19

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

É um site criado por campeões olímpicos de diversas disciplinas e tem bastante dicas. As recomendações de livros são mais avançadas mas com certeza irá ajudá-la. Como você ainda está fazendo embasamento pode continuar com esses que você citou mesmo.

Se eu fosse você continuaria com os FMEs. Quando você for aprender matemática mais avançada (cálculo) formalismo é o que não vai faltar.

È isso. O resto é só a jornada mesmo.

hugostiglitiz
Iniciante

Mensagens : 33
Data de inscrição : 02/03/2017
Idade : 33
Localização : Pernambuco - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Livros para Olimpíadas Empty Re: Livros para Olimpíadas

Mensagem por Germaneagle Sáb 21 Out 2017, 17:32

NicoleRDS escreveu:Olá! Há algum tempo me vi envolvida nesse mundo das olimpíadas e gostaria de ter uma preparação muito boa, utilizando-se de ótimos materiais, que realmente me possibilitem alavancar meu conhecimento. Já vi alguns tópicos neste fórum sobre o assunto, mas gostaria de um próprio para ter o melhor proveito possível. Meu objetivo, atualmente, é ter o maior proveito nas olimpíadas nacionais de Matemática, Física, Química (Gostaria de me preparar até para as internacionais) e futuramente, passar no ITA.

FÍSICA:
- Para física pretendo pegar a coleção "Tópicos de Física" como embasamento e talvez, complementar com a teoria do "Física Clássica". Como aprofundamento, vi que os livros do Renato Brito são bem populares, mas nunca tive contato direto com os mesmos, então gostaria de opiniões e se puder, outras sugestões.

QUÍMICA:
- Para química pretendo começar com a coleção "Química Feltre" para embasamento, mas não sei muito sobre o aprofundamento na química. Já li sobre pegar o "Atkins" ou o do Russel, mas nunca tive contato direto com eles, então gostaria de alguma guia.

MATEMÁTICA:
  ~ GEOMETRIA PLANA
     - Já fiz quase todo o FME Vol.9 e apesar de ter achado o livro bom, acredito que suas explicações sejam muito técnicas, por isso, estou muito decidida em pegar o "Geometria I" do Morgado. Pretendo pegar o Vol.2 dele também, mas em um futuro um pouco distante. Me disseram que só os volumes do Morgado já dariam conta de tudo, mas aceito outras opiniões.
  ~ TRIGONOMETRIA
     - Estou pensando em pegar o do Aref.
  ~ COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE  
     - Já estudei um pouco do FME Vol.5, mas irei pegar o "Análise Combinatória e Probabilidade" do Morgado.
  ~ ARITMÉTICA
     - Li muito bem sobre o livro "Praticando a Aritmética" do Lacerda, me interessei bastante.
  ~ TEORIA DOS NÚMEROS
     - Não conheço muitos livros do assunto, mas achei um interessante, chama-se "Teoria dos Números - Renato Carneiro".
  ~ ÁLGEBRA
     - Acredito que esse é um dos tópicos que mais quero sugestões/orientações. Bom, após ler um pouco, descobri a coleção do Rufino, "Elementos da Matemática" e achei bem interessante, mas ela é mais voltada para um público que quer se aprofundar na matemática. No entanto, fiquei bem atraída pelo Vol.0  dele, "Álgebra, Proporção e Fração", e com certeza quero pegar o Vol.1 da coleção "Tópicos da Matemática".
  **QUERO TAMBÉM SUGESTÕES SOBRE OS OUTROS ASSUNTOS, GEO. ESPACIAL, GEO. ANALÍTICA, MATRIZES, ETC.**

Agradeço por quem leu todo, abraços.
 
Fisica, para aprofundar, renato brito te prepara muito bem para mecanica e alem disso Halliday será seu amigo e una vision analitica del movimiento sera uma otima fonte de exercicios(essencial). Agora sears IV é otimo para optica e moyses tem teoria muito boa, mas antes desses dois tem que tentar realizar Saraeva, Rasco, Kosel(se tiver com grande difficuldade teorica, e ae pode ir para sears IV, se for optica, ou moyses). Note que estou botando um monte de livro, para voce sempre ter um caminho, mas como futuramente quer ita/ime, provavelmente estara totalmente preparado ja terminando una vision e halliday.

 Aprofundamento quimica é Atkins com Russel,e nao esqueca de solomons para quimica organica. Ae vai para os livros/banco de questoes(ex: russos, peruanos, nelson, questoes de olimpiadas, ita, ime e etc).  E se continuar difficil, pega Brady, e talvez outros universitarios(que ja é um nivel bem alto, alem do que vejo tendo que ter que enfrentar).

 Geometria Plana, com certeza, vai te preparar. Mas se tiver tempo, geometria una vision de la planimetria(e o tomo 2 que una vision de esteriometria) sao os que realmente terminaram seu aprofundamento.
 Trigonometria, aref é bom, pode usar o iezzi junto, é legal para fazer uma base mais forte. 
 Combinatorio, escolheu bem(aref é mais fraco).
 Aritmetrica, pode ser. 
 Teoria do numero, se quiser ita, os 3 primeiros capitulos já é sufficiente
 Elementos da matematica vol 0, pega sim, e topicos de matematica vol 1 tambem. Já é sufficiente.
 Olha, so uma coisa, você vai pegar o resto da matematica? Tipo, conjuntos, logaritmos, e etc. Por exemplo, a parte de sequencias, o aref é extremamente mais interessante. 

 Depois de pegar aref a parte de complexos e polinomios, vai para matematica em nivel ime ita caio guimaraes vol 1. E etc. Conjuntos(aref ou/e iezzi, se tiver que escolher so um, seria aref). A parte de logaritmos do iezzi e aref sao boas, e no mesmo livro do aref, tem a parte de progressoes, que são muito boa mesmo(eu diria até essenciais)! A parte de matriz tanto iezzi quanto aref funcionam(sinceramente, matriz é a parte mais tranquila da matematica). Complexo Aref domina, e analitica tambem. E ae a parte de introducao ao calculo que pode escolher aref. 

 Mas em geral, tente usar dois livros(se achar caro, pega pdf(acustuma muito rapido), se precisar de um, so mandar pedir no forum).

 Tudo que nao tem livro especifico para aprofundar pega elementos da matematica(ex: conjuntos)

 Claro, tem outros livros quando terminar estes(tipo lidski) mas deixa isso pra depois.
Germaneagle
Germaneagle
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 04/10/2016
Idade : 24
Localização : Teresópolis, Rio de Janeiro e Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Livros para Olimpíadas Empty Re: Livros para Olimpíadas

Mensagem por Germaneagle Sáb 21 Out 2017, 18:00

tambem da uma olhada em que a OBQ recomenda em termos de livros: http://www.obq.ufc.br/bibliografia.htm.
Germaneagle
Germaneagle
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 04/10/2016
Idade : 24
Localização : Teresópolis, Rio de Janeiro e Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Livros para Olimpíadas Empty Re: Livros para Olimpíadas

Mensagem por NicoleRDS Sáb 21 Out 2017, 18:12

Obrigado pelas respostas. Irei seguir essas dicas Smile

NicoleRDS
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 20/10/2017
Idade : 21
Localização : Fortaleza, CE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Livros para Olimpíadas Empty Re: Livros para Olimpíadas

Mensagem por Oziel Sáb 21 Out 2017, 18:29

Questões OBF + RESOLUÇÕES Ari de Sá IME/ITA
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Oziel
Oziel
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1517
Data de inscrição : 26/04/2016
Idade : 25
Localização : São Pedro da Aldeia-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Livros para Olimpíadas Empty Re: Livros para Olimpíadas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos