PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quantidade de Movimento- Vetores

2 participantes

Ir para baixo

Quantidade de Movimento- Vetores Empty Quantidade de Movimento- Vetores

Mensagem por Liliana Rodrigues Qui 19 Out 2017, 21:42

A Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET-Positron Emission Tomography) representa um dos maiores avanços tecnológicos no diagnóstico por imagens. Nesses exames, são injetados radiofármacos no paciente. Este tipo de substância carrega radioisótopos emissores de pósitrons. A formulação do fármaco possibilita que este faça ligação química numa molécula específica, como a glicose, por exemplo. Assim, regiões ricas em glicose ficarão com alta concentração do radiofármaco. A formação da imagem PET se dá pela localização espacial de um acontecimento: quando um pósitron emitido colide com um elétron, ocorre a aniquilação de ambas as partículas, produzindo um par de fótons. Na aniquilação, os princípios de conservação da energia e da quantidade de movimento são obedecidos. A imagem produzida mapeia regiões com alta concentração de uma molécula específica.
Assuma que, na aniquilação elétron-pósitron, as velocidades das partículas tinham mesmo módulo e direção, com sentidos opostos.
A alternativa que melhor representa os vetores quantidade de movimento (QF) do par de fótons produzido pela aniquilação elétron-pósitron, é
Quantidade de Movimento- Vetores Q11



A resposta é a letra a). 
Eu pensei que fosse a letra e) por causa dessa parte aqui oh: "as velocidades das partículas tinham mesmo módulo e direção, com sentidos opostos."
Adotando -> como positivo, e ∆ Q= Q1+Q2, então, como as velocidades são iguais, mas sem sentidos opostos, Q1+Q2 seria nulo. 
Mas o gabarito mostra a a) como correta. O que eu fiz de errado?? E como diferenciar entre a a) e a e)??

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quantidade de Movimento- Vetores Empty Re: Quantidade de Movimento- Vetores

Mensagem por Augusto H. Qui 19 Out 2017, 21:58

Se possuem sentidos diferentes e obedecendo a conservação de energia, eles devem mover-se para a algum dos sentidos e não chocar-se e as forças serem anuladas... portanto, eu ficaria com A ou C.

Sei por cima esse conteúdo, então não saberei explicar o porque de ser A e não C. Desculpa-me caso eu tenha me equivocado quanto a explicação acima.
Augusto H.
Augusto H.
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 509
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 24
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos