Trigonometria + Geometria Plana

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Trigonometria + Geometria Plana

Mensagem por matheuscrj16 em Sab Set 30 2017, 09:09

Deseja-se fabricar um rolimã encaixando-se, sem folga, n esferas iguais de raio 1 cm entre dois anéis cilíndricos, tal como a figura a seguir:[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Nessas condições, a razão R/r, em função de n, é igual a:

R: Cossec(Pi/n)+1 / Cossec (Pi/n)-1

Obs: eu consegui fazer de uma forma nada prática:

-Esbocei 3 circunferências C1, idênticas e tangentes, de raio R1 = 1 cm, e calculei o raio R3 da circunferência C3 formada pela união dos 3 centros das circunferências C1. Encontrei que esse raio R3 valia 2/√3

- Após isso, esbocei 4 circunferências C1, e novamente, calculei o raio R4 da circunferência C4 formada pela união dos 4 centros das circunferências C1. Encontrei que R4 valia 2/√2

- Observando as alternativas, percebi que os valores que encontrei para n=3 e n=4, batiam com a seguinte expressão genérica:

Rn = cossec (Pi/n) ; n é o número de circunferências C1

já que:
R3 = cossec (Pi/3) = 1/sen60º = 2/√3
R4 = cossec (Pi/4) = 1/sen45º = √2 ou 2/√2

Então cheguei ao gabarito final, Já que 
R= Rn +1 => Cossec (Pi/n) +1
r = Rn - 1 = > Cossec (Pi/n) - 1

Porém, eu gostaria de saber uma forma mais prática de resolver essa equação, visto que se fosse aberta eu não teria tido condições de resolvê-la. Aliá, essa "fórmula" que encontrei " Rn = cossec (Pi/n) ; Sendo Rn o raio da circunferência formada por N circunferências de raio 1cm" , teria aplicação ou dedução prática para qualquer que sejam N circunferências de raio qualquer?
Não encontrei algo que me ajudasse a resolvê-la de forma a não precisar do auxilio do gabarito.. Não soube de onde surgiram as funções trigonométricas. :/
Agradeço de antemão!

matheuscrj16
Padawan
Padawan

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: