PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fibras - tecido muscular

2 participantes

Ir para baixo

Fibras - tecido muscular Empty Fibras - tecido muscular

Mensagem por Kaminii Qua 27 Set 2017, 13:46

Com relação às fibras de contração lenta e rápida, o que são? Como se dá o aumento dos seus volumes face aos treinamentos de força?
:vfg: :vfg: :vfg: :vfg: :vfg: :vfg: :vfg: :vfg: :vfg: :vfg: :vfg: :vfg:

Kaminii
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 26/08/2017
Idade : 24
Localização : Divinópolis Minas Gerais Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fibras - tecido muscular Empty Re: Fibras - tecido muscular

Mensagem por Isadora Afonso Qua 27 Set 2017, 18:54

Em primeiro lugar, essas fibras a que vc se refere são chamadas de fibras musculares, miócitos ou células musculares. Ou seja, ''fibra'', nesse caso, nada mais é do que um sinônimo de ''células musculares''. São células altamente especializadas em realizar contração, proporcionando os movimentos corporais, devido a presença de filamentos proteicos (miofibrilas) em seu citoplasma. Esses filamentos proteicos são constituídos, principalmente, de duas proteínas contráteis: Miosina e Actina. O deslizamento dos filamentos de actina sobre os filamentos de miosina é o que resume a contração muscular.

As fibras de contração lenta são bastante irrigadas por vasos sanguíneos e possuem grandes concentrações de mitocôndrias e mioglobina (proteína semelhante à hemoglobina que contém ferro e, por isso, apresenta coloração avermelhada, o que, consequentemente, leva as fibras musculares lentas serem também mais escuras/vermelhas. Essa proteína também se liga ao O2 para a atividade muscular). Como possuem grandes concentrações de mitocôndrias e uma substancial reserva de glicogênio e lipídios, as fibras lentas são capazes de manter uma produção prolongada de ATP (desde que o O2 esteja disponível, claro!). Dessa forma, adquirem energia, principalmente, por meio da respiração aeróbia [grave isso, pois é uma das principais características que as distingue das fibras de contração rápida] e são resistentes à fadiga.

Já as fibras de contração rápida possuem poucos vasos sanguíneos, mitocôndrias e mioglobinas (por apresentarem uma baixa concentração de proteína mioglobina, são mais claras que as fibras lentas). Fatigam-se rapidamente. Diferentemente das fibras lentas, elas adquirem energia quase que unicamente por fermentação.

Agora é só vc pensar: se as fibras de contração lenta adquirem energia, principalmente, por respiração aeróbia, que é um processo mais lento que a fermentação, elas são mais adaptadas a executarem contrações lentas e prolongadas (prolongadas porque, como a concentração de mitocôndria é alta, elas também são capazes de manter uma produção prolongada de ATP). Logo, atletas que são acostumados a correr grandes distâncias possuem uma grande quantidade desses tipos de fibras.  
E, se as fibras de contração rápida adquirem energia quase que unicamente por fermentação, que é um processo mais rápido que a resp. aeróbia, elas são mais adaptadas a executarem contrações rápidas e descontínuas, de curta duração. Inclusive são chamadas de ''fibras de emergência'' devido a essa característica (Se um dia vc precisar correr de um cachorro muito bravo, lembre-se delas kkkkkk). Logo, atletas que realizam competições de levantamento de pesos ou corredores de pequenas distâncias possuem maiores proporções desse tipo de fibra.
(Apesar disso, a herança genética é o principal fator determinante da proporção de fibras de contração rápida e contração lenta em nossos músculos esqueléticos).
É importante dizer que as fibras cardíacas (estriadas), por exemplo, são de contração rápida, porém involuntária, enquanto a musculatura lisa (não estriada) é de contração lenta e involuntária.

Quanto a parte da hipertrofia muscular, confesso não deter de conhecimentos suficientes para lhe esclarecer da melhor forma, mas, basicamente, tem a ver com células chamadas de ''células satélites''. As células da musculatura estriada esquelética não se dividem e sim se regeneram através da atuação das c.satélites. Mas quando um indivíduo é submetido a atividade física intensa, também é possível que essas células entrem em atividade, proliferando-se por mitoses e fundindo-se com as fibras musculares já existentes, aumentado o volume dos músculos (hipertrofia). No entanto, essa não é uma capacidade características de todos os tipos de fibras musculares num indivíduo adulto e, portanto, existem diferentes mecanismos de regeneração para cada tipo de musculatura.

Espero ter ajudado! ^^
Isadora Afonso
Isadora Afonso
Iniciante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 24/04/2017
Idade : 27
Localização : Pompéu

Ir para o topo Ir para baixo

Fibras - tecido muscular Empty Re: Fibras - tecido muscular

Mensagem por Kaminii Qua 27 Set 2017, 22:12

Sem dúvidas, ajudou muito!!


Thanks s2

Kaminii
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 26/08/2017
Idade : 24
Localização : Divinópolis Minas Gerais Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fibras - tecido muscular Empty Re: Fibras - tecido muscular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos