PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equilíbrio químico - Dúvida teórica

2 participantes

Ir para baixo

Equilíbrio químico - Dúvida teórica Empty Equilíbrio químico - Dúvida teórica

Mensagem por Hayzel Sh Seg 25 Set 2017, 17:17

O valor da constante de equilíbrio, em concentração, da reação de esterificação entre 1 mol de etanol e 1 mol de ácido acético, na temperatura T, é igual a 4. Dada a reação em equilíbrio:

C2H5OH + C2H3OOH ⇌ C2H3OOC2H5 + H2O

o número de mols do éster obtido no equilíbrio, na temperatura T, é aproximadamente

a) 3/4
b) 2/3
c) 1/3
d) 1/4
e) 1/2


Gente, eu cheguei à alternativa correta. No entanto, tenho dúvidas de natureza teórica:


E se a temperatura T for tal que, no equilíbrio, o álcool, o ácido e o éster fiquem no estado gasoso, e apenas a água fique no estado líquido? Dessa forma, a concentração do líquido puro, no caso, seria 1, o que não interferiria no cálculo de Kc. Eu teria que inferir que a temperatura é ambiente e, portanto, no equilíbrio, tanto os reagentes quanto os produtos estariam no estado aquoso, de forma que eu possa incluir a concentração da água na expressão de Kc e chegar à alternativa correta?


Outra coisa: sei que não interfere, nesse caso, no cálculo, mas o enunciado não deveria ser mais claro e ter dado o volume também?
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio químico - Dúvida teórica Empty Re: Equilíbrio químico - Dúvida teórica

Mensagem por Hayzel Sh Qua 04 Out 2017, 15:03

Up
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio químico - Dúvida teórica Empty resposta

Mensagem por Bruno Mikami Qua 04 Out 2017, 15:42

Olha, a reação de esterificação ocorre num solvente que não seja a água. Então, mesmo que outros compostos estejam no estado gasoso e esta esteja no estado líquido, ainda assim entrará na expressão do Kc

Bruno Mikami
Iniciante

Mensagens : 36
Data de inscrição : 13/03/2017
Idade : 26
Localização : Brasília, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio químico - Dúvida teórica Empty Re: Equilíbrio químico - Dúvida teórica

Mensagem por Hayzel Sh Qua 04 Out 2017, 16:39

Ah, se for assim, de fato, a água entra na expressão de Kc.
Obrigada!
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio químico - Dúvida teórica Empty Re: Equilíbrio químico - Dúvida teórica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos