PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Unicamp 2011- Sistema linear (com resolução)

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Unicamp 2011- Sistema linear (com resolução)

Mensagem por Liliana Rodrigues Seg 11 Set 2017, 20:00

Recentemente, um órgão governamental de pesquisa divulgou que, entre 2006 e 2009, cerca de 5,2 milhões de brasileiros saíram da condição de indigência. Nesse mesmo período, 8,2 milhões de brasileiros deixaram a condição de pobreza. Observe que a faixa de pobreza inclui os indigentes. O gráfico abaixo mostra os percentuais da população brasileira enquadrados nessas duas categorias, em 2006 e 2009.

Unicamp 2011- Sistema linear (com resolução) Unicam10

Após determinar a população brasileira em 2006 e em 2009, resolvendo um sistema linear, verifica-se que 

a) o número de brasileiros indigentes passou de 19,0 milhões, em 2006, para 13,3 milhões, em 2009. 

b) 12,9 milhões de brasileiros eram indigentes em 2009. 

c) 18,5 milhões de brasileiros eram indigentes em 2006. 

d) entre 2006 e 2009, o total de brasileiros incluídos nas faixas de pobreza e de indigência passou de 36% para 28% da população.

Eu encontrei essa resolução:
Unicamp 2011- Sistema linear (com resolução) Res110

Cheguei a ver outra, mas o raciocínio é o mesmo. Minha dúvida é a seguinte: como eu posso considerar p1 tanto pra população indigente como pra população pobre em 2006 e p2 a mesma coisa, em 2009? O enunciado diz que a indigência está contida na pobreza, mas nem todos os pobres, do exercício, são indigentes, então como eu posso generalizar assim?
E por que é errado eu fazer uma regra de três assim
5,2 milhões - (10%-7%)
 x              - 100%

???
Eu sei que não tem alternativa pro resultado obtido, mas não consegui entender por que está errado... Pra mim, faz sentido.

Agradeço desde já!!

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Unicamp 2011- Sistema linear (com resolução)

Mensagem por Diego A Ter 12 Set 2017, 10:18

1) p1 e p2 correspondem as populações totais, isto é, em 2006 você teria p1 milhões de brasileiros, e em 2009 você teria p2 milhões

2) Como 5,2 milhões serão reduzidos num período de 2006 à 2009, não podemos admitir que 5,2 milhões é referente somente à uma população p1, ou seja:

quando:
5,2 mi _____ 3%
x        _____ 100% ----> x = 173 mi
você está supondo que os 3% formaram uma redução somente para p1. 

De outro modo, também seria dizer que a população de 2006 = população 2009, isto é: p1 = p2. Contudo, isso não pode ser verdade, visto que a população tende a variar ao longo dos anos, não sendo constante, portanto.

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Unicamp 2011- Sistema linear (com resolução)

Mensagem por Liliana Rodrigues Qui 21 Set 2017, 12:54

Entendi!! Muito obrigada!! Very Happy

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Unicamp 2011- Sistema linear (com resolução)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos