PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Potência, Energia cinética e gravitacional

2 participantes

Ir para baixo

Potência, Energia cinética e gravitacional Empty Potência, Energia cinética e gravitacional

Mensagem por Diego A Seg 14 Ago 2017, 11:18

Questão oficial: 

Duas pequenas esferas, cada uma com massa de 0,2 kg, estão presas nas extremidades de uma haste rígida, de 10 cm de comprimento, cujo ponto médio está fixo no eixo de um motor que fornece 4 W de potência mecânica. A figura a seguir ilustra o sistema. No instante t = 0, o motor é ligado e o sistema, inicialmente em repouso, passa a girar em torno do eixo. Determine

Potência, Energia cinética e gravitacional Duas_e10

a) a energia cinética total E das esferas em t = 5 s; 
b) a velocidade angular ω de cada esfera em t = 5 s; 
c) a intensidade F da força entre cada esfera e a haste, em t = 5 s; 
d) a aceleração angular média α de cada esfera, entre t = 0 e t = 5 s


O que quero saber:

E se o motor tivesse feito as esferas subirem rodando? Poderia dizer que a energia mecanica se conserva e parte da energia cinética fora transformada em enegia potencial gravitacional? Consequentemente, a velocidade depois do deslocamento seria menor até parar? Poderiamos ter um MHS?

P = 4 W ----> ∆E = 4 J/s * ∆t

A energia fornecida pelo motor seria igual a energia mecânica
∆E = Em
∆E = Epg + Ec

Logo, a variação da altura em função da energia fornecida seria dado por:

4 J/s * ∆t = m.v^2/2 + m.g.∆h
∆h = (4.∆t/m - v^2/2)/g

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Potência, Energia cinética e gravitacional Empty Re: Potência, Energia cinética e gravitacional

Mensagem por Robson Jr. Qua 23 Ago 2017, 10:29

Tanto no problema original quanto na situação por você proposta a energia não se conserva. Podemos chegar nessa conclusão de duas formas. 

Pensando puramente em energia, é simples: qualquer que seja o caso, a potência despendida pelo motor injeta energia no sistema composto pelas duas massas. Portanto, Em aumenta.

Pensando em dinâmica, no primeiro caso, o motor impõe sobre cada massa uma força tangente à trajetória circular por elas descrita, realizando um trabalho positivo e elevando a Ec. No segundo caso, a força feita pelo motor tem duas componentes, uma tangencial à trajetória circular de cada instante e outra vertical responsável por elevar as massas. Ambas realizam trabalho positivo, e portanto aumentam Em.

Essas constatações só mostram que, para modelar o problema, será preciso um princípio mais geral que a conservação de energia. O Teorema da Energia Cinética (também chamado Princípio do Trabalho Total) funciona bem:



Na situação em que o motor sobe junto com as massas, vamos adotar os eixos cartesianos padrão, com a origem no centro do motor por simplicidade. O sistema estudado será composto pelas duas massas, ambas começando com y = 0. Além do motor, apenas o peso realiza trabalho sobre o sistema.

Levando em conta a simetria da situação (tudo que acontece com uma massa também acontece com a outra), e chamando vt a velocidade tangencial e vy a vertical, podemos escrever o balanço energético do início ao instante t:



Algumas simplificações são possíveis. Podemos fazer uma mudança de notação e escrever v² = vt² + vy² para simplificar a expressão. Também podemos supor que as massas são elevadas sempre com velocidade vertical instantânea muito pequena, de modo que v≈ 0 (mas nesse caso, cuidado para não entrar em contradição com a velocidade vertical média vym = y/∆t, que também precisará tender a zero).

Repare que não há como ocorrer um MHS, porque o sistema não oscila: se a força vertical imprimida pelo motor sobre cada massa for maior que o peso, a massa sobe; caso contrário ela permanece estacionada.
Robson Jr.
Robson Jr.
Fera
Fera

Mensagens : 1263
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos