PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

OBF 2015 2 FASE RAIO DA CURVA

Ir para baixo

OBF 2015 2 FASE RAIO DA CURVA Empty OBF 2015 2 FASE RAIO DA CURVA

Mensagem por Convidado Dom 06 Ago 2017, 14:47

Há vários aplicativos, muitos deles gratuitos, que podem ser instalados no aparelho e que apresentam os valores das componentes cartesianas da aceleração medidas pelo acelerômetro ax, ay e az. Alguns também calculam automaticamente o módulo da aceleração, armazenam os dados em função do tempo, os apresentam graficamente, etc. Considere um aplicativo que quando o smartphone está em repouso e orientado com seu eixo y na direção vertical e para cima mostra os seguintes valores ax = 0,00 m/s2, ay = 9,80 m/s2, az = 0,00 m/s2 e ainda calcula o valor do módulo da aceleração. Imagine um estudante que possui um smartphone com esse aplicativo e está sentado em um carro em movimento. O estudante tem o cuidado de orientar o aparelho de forma que seu eixo x seja paralelo à direção transversal do carro, o eixo y aponte verticalmente para cima e o eixo z seja paralelo à direção longitudinal do carro e aponte para trás (para que o estudante, olhando para frente, possa fazer a leitura do acelerômetro). Em dado instante, quando o carro faz uma curva em uma rotatória e seu velocímetro registra uma velocidade de 40,0 km/h, o estudante observa os seguintes valores no acelerômetro ax = 3,50 m/s2, ay = 9,80 m/s2, az = 0,50 m/s2
Qual o raio de curvatura da trajetória do celular nesse instante?

Pelos meus cálculos a resposta deu aproximadamente 33,7m, minha dúvida é na aceleração centrípeta, que pelo que entendo deveria corresponder ao valor da aceleração az, mas se for considerar isso o raio da curva vai dar 246m, um valor insensato, por isso eu considerei o vetor das acelerações ax e az. Eu quero é saber o motivo da aceleração centrípeta ser o vetor de az e ax ou se o raio é realmente 246 metros.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

OBF 2015 2 FASE RAIO DA CURVA Empty Re: OBF 2015 2 FASE RAIO DA CURVA

Mensagem por a_.einstein Qui 11 Jan 2018, 15:45

Amigo, não tenho certeza absoluta se está certo, mas acho que o ideal seria assim:(Fiz no paint porque achei mais fácil )
OBF 2015 2 FASE RAIO DA CURVA Ab14

Acho que você  apenas confundiu os eixos( Longitudinal vai dos extremos mais distantes do corpo e transversal é perpendicular ao eixo longitudinal ), e veja que trata-se de um MCUV já que faz mais sentido Ax ser igual a centrípeta e Az a aceleração tangencial do movimento, pois se você fizer uma soma vetorial a resultante não corresponderá diretamente nem à aceleração centrípeta e nem à tangencial. :SW4:

a_.einstein
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 08/11/2017
Idade : 22
Localização : Manaus, Am - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos