PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Geografia, Fuvest, 2ª Fase

2 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Geografia, Fuvest, 2ª Fase Empty Geografia, Fuvest, 2ª Fase

Mensagem por Convidado Dom 06 Ago 2017, 14:24

Achei difíceis as questões de geografia do terceiro dia. O que vocês acham? São muito imprevisíveis.

Me lembro que dias atrás eu não encontrei as respostas de duas questões em apostilas de cursinho (Poliedro, Hexag e Bernoulli) nem no livro do Eustáquio. 

Tem muita coisa pra memorizar tbm, não sei se é impressão minha. 

Como se prepara pra uma prova dessa?

Convidado
Convidado

Ir para o topo Ir para baixo

Geografia, Fuvest, 2ª Fase Empty Re: Geografia, Fuvest, 2ª Fase

Mensagem por Royals Dom 06 Ago 2017, 19:48

Mais tarde eu faço algumas considerações. Até lá Smile
Royals
Royals
Jedi
Jedi

Mensagem por Convidado Dom 06 Ago 2017, 20:58

Até, Royals.  👽

P.s.: Esse Royals é por causa da Lorde?

Convidado
Convidado

Mensagem por Royals Dom 06 Ago 2017, 22:37

Ummmm, basicamente sim; é mais pela letra da música do que pela própria pessoa, até por que eu não a conheço, mas eu entendi o que você quis dizer. rsrs

Olha, Joanna (bonito nome rsrs), do pouco que lhe conheço (põe pouco nisso), eu pudi perceber que você é uma menina inteligente, culta etc .. Para mim, uma pessoa é culta pelos livros que ela lê, pelas coisas que ela assiste e etc, e quando essas práticas envolvem algo de grande valia, como por exemplo ler Nietzsche (eu sei que isso é relativo, apenas quero dar um exemplo, que no caso, condiz com o que eu penso), você deixa de poluir a sua mente com bobagens, coisas que não são de grande valor, mas perceba que o vestibular não pede especificamente Nietzsche, ou Tolstoi, sendo assim, não é recomendado que você ocupe um espaço da sua cabecinha com esses autores, espaço esse que poderia ser ocupado com muita geografia a fim de obter uma boa memorização para o dia da Fuvest. Veja bem, você deve pensar a mente humana como um pequeno vaso, ou seja, de espaço limitado e com um buraquinho no meio (onde escoe a água em excesso), e cada volume de água que você vai colocando lá dentro, serve para regar a ''planta'' que irá crescer, mas o excesso é escoado para fora (esse excesso chamaremos de futilidade, aquilo que não é necessário), porém, sempre resta um pouco daquela água, e conforme você vai preenchendo aquele vaso, vai se acumulando um pouquinho daquela água, até não dar conta de escoar tudo. Resumindo, o que eu quero dizer é que se você ocupar a sua cabeça com coisas não relacionadas à vestibular, ou  seja, poluir a mente, poderá prejudicar a sua memorização de conteúdo relacionado ao vestibular, como por exemplo: geografia. Eu recomendo que você foque em apenas uma coisa, pois você terá todo o tempo do mundo para ler Tolstoi, e eu para ler Nietzsche. rsrs Por fim, eu lhe recomendo este vídeo: Atlas do corpo humano: o cérebro  OBS: Se você quiser pular para a parte que tem a ver com este tópico, vá para o minuto 22.

Última edição por Royals em Dom 06 Ago 2017, 22:46, editado 1 vez(es)
Royals
Royals
Jedi
Jedi

Mensagem por Royals Dom 06 Ago 2017, 22:45

''Como se prepara para uma prova dessa?'' Olha, foi como eu disse em outro tópico, você tem de ser mais específica quanto ao que você quer ou precisa, pois eu te perguntei se você estava em fase de pré-vestibular ou se estava apenas cursando o Ensino Médio, se eu soubesse eu poderia lhe orientar melhor, mas supondo que você esteja cursando ainda o Ensino Médio, eu posso dizer que você tem de ter ótimas raízes, isto é, uma ''perfeita'' base para compreender os tópicos que se seguem, assim compreensão de um certo conteúdo se faz numa maior fluidez, trabalhando melhor para a sua boa formação ao longo dos anos. Abraços. Cool
Royals
Royals
Jedi
Jedi

Mensagem por Hayzel Sh Dom 06 Ago 2017, 23:06

Concordo com você, Joanna.

Eu imagino que seja importantíssimo ter uma base teórica forte, e complementá-la com textos de sites como LeMonde, Elpaís, Carta Capital, etc, de modo que os assuntos lhe fiquem mais naturais. Penso que o Guia do Estudante de atualidades seja útil também para embasar as respostas das questões dissertativas do terceiro dia da segunda fase da Fuvest, já que no ano retrasado a Fuvest pediu no terceiro dia qual o papel da Alemanha frente aos imigrantes e a resposta para isso estava no último GE de atualidades. Esse foi o item b) da questão. Perceba que o item a) perguntava simplesmente o que era Espaço Schengen, resposta que pode ser encontrada facilmente em qualquer livro de geografia, mas o item b) muitas vezes tem perguntas cujas respostas você não encontra nas apostilas, e isso se repete em várias questões.

Recomendo você fazer assim:

Vamos supor que você terminou de estudar União Europeia, dentro de blocos econômicos. Isso quer dizer que você sabe os conceitos básicos dessa matéria, como, por exemplo, definir o que é tarifa externa comum ou zona de livre comércio, mas não sabe das tendências sobre tal assunto. Então pesquise palavras-chave desse tema nesses sites ou livro que eu citei, e estude um pouco mais. Faça isso com todos os assuntos ou blocos de assunto principais que você termina de estudar, desde agropecuária no Brasil até o comportamento econômico chinês na atualidade, por exemplo.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Convidado Dom 06 Ago 2017, 23:19

Gratidão pelas respostas de vocês!

Não encontrei esse vídeo, Royals. 

Gostei das dicas, Hayzel. Você faz lista de países?

Convidado
Convidado

Mensagem por Hayzel Sh Dom 06 Ago 2017, 23:21

Não, o que é isso?
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Hayzel Sh Dom 06 Ago 2017, 23:25

Aqui, Joanna: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Veja a questão 2 do terceiro dia. Os itens a) e b) eram facilmente respondidos com estudos 'normais', mas o item c) estava no guia do estudante ou em sites de atualidades! (e em nenhuma apostila de cursinho).
Acho que com isso dá pra perceber o estudo que a Fuvest quer que você faça para a geografia da segunda fase!
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Convidado Dom 06 Ago 2017, 23:28

Hayzel Sh escreveu:Não, o que é isso?

Eu vi uma pessoa falando no face que pega vários países e vai anotando informações que acha relevantes deles. 

"Além de usar o livro para estudar, eu também fiz outras coisas que me ajudaram bastante. Uma delas foi criar um arquivo chamado “Países” no qual eu anotava o nome de um país e depois pesquisava sobre sua história, geografia e acontecimentos atuais.

Também é interessante fazer isso com os estados brasileiros porque na prova sempre caem questões que pedem informações específicas sobre estes."

Achei essa dica também. O que acha?

Se eu fosse fazer isso, faria com os G20, por exemplo, mas acho meio exagerado. 

Acho melhor focar nos conflitos (água, petróleo, guerras) nos continentes, principalmente africano e asiático. Me lembro que caiu uma questão sobre a Caxemira. Parece que eles gostam do subcontinente indiano. 

Vi que tem o Guia do Estudante de Geografia tbm, mas penso que o de Atualidades deva ser mais útil...

Convidado
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo