PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Resolvido]Função "Respondido"

4 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]Função "Respondido" Empty [Resolvido]Função "Respondido"

Mensagem por SergioEngAutomacao Dom 30 Jul 2017, 01:00

Minha sugestão é simples:
Assim que fosse criado um tópico com alguma questão, e depois que surgisse uma resposta a questão, um moderador que observasse essa situação poderia assinalar o tópico como "respondido" (apertando um botão, exclusivo de cada tópico, um botão exclusivo dos moderadores), assim usuários que procuram responder as questões não precisariam olhar aquele tópico. 

Obs: O tópico não ficaria bloqueado para futuras mensagens, somente apareceria destacado o escrito "Respondido" ao lado do título do tópico.

"Certo, mas qual é o objetivo dessa função? No que ela beneficiaria o fluxo de mensagens do fórum?"
Como o fórum é bem ativo, muitos usuários se dedicam mais em responder as questões dos usuários do que de criar novos tópicos com novos questões, e as vezes noto que perco muito tempo indo de tópico em tópico, apurando qual tem muitas mensagens pelo fato de haver alguma discussão em relação a questão, qual tem poucas mensagens mas já está respondido, etc... Talvez muitos usuários se identifiquem com isso. Com a inscrição "respondido" no tópico, não haveria necessidade de averiguar o tópico, economizando tempo e esforço que seria alocado para ajudar usuários que não tiveram suas devidas explicações.

"Mas, e os tópicos antigos?"
Obviamente daria um trabalho descomunal avaliar tópico por tópico para ver qual tem resposta ou não, então talvez seja interessante colocar uma mensagem do tipo "A função "respondido" foi implementada em X/Y/Z, logo tópicos criados antes dessa data não estão averiguados como respondidos/não respondidos" .
SergioEngAutomacao
SergioEngAutomacao
Jedi
Jedi

Mensagens : 407
Data de inscrição : 04/06/2017
Idade : 27
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Função "Respondido" Empty Re: [Resolvido]Função "Respondido"

Mensagem por Medeiros Dom 30 Jul 2017, 03:56

Sérgio, há várias nuances a considerar na sua sugestão.

1.
Entendo que respondido é diferente de respondido por completo e, mais ainda, de respondido e satisfatório. Passando da terminologia à prática:

1.1
Nota-se muitos tópicos respondidos apenas parcialmente e que não chegam à resposta final. Seja porque se respondeu apenas a um ou outro item da questão, seja porque se indicou o início e raciocínio da resolução terminando a resposta com um "você termina" ou "faça as contas" -- que nem sempre são fáceis ou, pior, resultam conclusivas -- etc. Ou ainda, respondeu-se apenas a uma dúvida declarada e específica do postador mas não à questão como um todo. Entendo que qualquer destes casos, embora rápidos e sintéticos para responder ao postador, deixam o fórum incompleto pois tal questão não se presta para referência futura.

1.2
Casos há em que existe resposta que não verifica o gabarito. Ou o gabarito está errado ou a resposta o está. O problema é quando a resolução não é tão óbvia a ponto de convencer da sua assertividade e nem há um enfático "gabarito errado" na resposta, deixando uma sensação de lacuna.

1.3
Também ocorre da pessoa que responde, ou por não ter entendido perfeitamente a questão ou ter compreendido mas não a conseguir responder completamente naquele instante, contribua deixando indicado a sua tentativa, ou seja, até onde ela chegou para que outros partam dali para terminar a resolução -- algo como uma "resolução em mutirão".

Note que nos três casos acima há, em princípio, uma resposta mas a questão continua sem resolução.

2.
Eu não queria estar na pele de um moderador que tivesse de acompanhar e analisar TODOS os tópicos e julgar a resposta. E isto além das resoluções que faz (estas devem lhes dar prazer) e dos seus outros enjoativos (acho) afazeres de manutenção.

Aqui uma pergunta: uma questão do fórum de Geometria Plana que receba uma resposta (certa, perfeita) com resolução por Geometria Analítica, foi respondida ou não? E também vice-versa e analogamente para outros fóruns.

3.
A pessoa adequada para declarar se houve resposta e se está completa e lhe satisfaz é o próprio postador da questão, que é quem tinha a dúvida. E isso pode facilmente ser feito, basta que ele edite o tópico da sua questão acrescentando nele a palavra [RESPONDIDO] -- eu prefiro [RESOLVIDO]. O problema é que raríssimos o fazem. Por que? Desconhecimento, desleixo, preguiça, ...

4.
Talvez fosse interessante uma campanha para conscientizar os colegas a acrescentar a palavra RESOLVIDO ao seu título quando isso se aplicar.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10368
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Função "Respondido" Empty Re: [Resolvido]Função "Respondido"

Mensagem por SergioEngAutomacao Dom 30 Jul 2017, 15:12

Boa tarde/bom dia/boa noite,

Muito bem colocadas as observações do sr.

Quanto aos primeiros itens, o "Resolvido" ou "Respondido" seria posto quando não houvesse dúvidas com relação a esses itens, ou seja, quando esses nuances forem considerados.

"uma questão do fórum de Geometria Plana que receba uma resposta (certa, perfeita) com resolução por Geometria Analítica, foi respondida ou não? E também vice-versa e analogamente para outros fóruns. "

Bom talvez com relação a geometria plana e geometria analítica, em que é possível usar analítica para resolver problemas de geometria plana e vice-versa, só se consideraria respostas dentro da área que equivale ao tópico.

E outra:

Acredito que os moderadores tem a função de modificar o título do tópico, e logo qualquer um pensaria que não é necessário essa função. Mas note que é mais trabalhoso alterar o título do tópico do que simplesmente apertar um botão. Também poderíamos habilitar que o autor da questão possa apertar esse botão também (o autor do tópico teria o mesmo poder dos moderadores, nesse aspecto).

Quanto ao fato de que "Eu não queria estar na pele de um moderador que tivesse de acompanhar e analisar TODOS os tópicos e julgar a resposta. E isto além das resoluções que faz (estas devem lhes dar prazer) e dos seus outros enjoativos (acho) afazeres de manutenção ", note que os moderadores desse fórum são bastante ativos, então esse trabalho estaria bastante disperso, eu imagino que, dependendo da pergunta, poderia demorar menos de dez segundos para que um moderador ou o próprio usuário com a questão analisasse as postagens e concluísse se seria assinalado o tópico como respondido ou resolvido. E essa breve atitude economizaria o tempo de muito mais pessoas que eventualmente vão "caçando" tópicos procurando resolver as questões.

Também, pelo que entendo de programação, não HTML em específico, mas é extremamente simples implementar essa função.

Também poderia-se pensar que o próprio usuário pode editar o título e escrever "resolvido", mas a minha ideia é implementar um botão ao lado de "responder" em que caso pressionado, na tela com os tópicos da seção do fórum, o escrito "respondido" ou "resolvido" em uma fonte/cor diferente daquela em que se escreveu o título do tópico.
SergioEngAutomacao
SergioEngAutomacao
Jedi
Jedi

Mensagens : 407
Data de inscrição : 04/06/2017
Idade : 27
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Função "Respondido" Empty Re: [Resolvido]Função "Respondido"

Mensagem por Medeiros Dom 30 Jul 2017, 15:41

Olá Sérgio

"Bom talvez com relação a geometria plana e geometria analítica, em que é possível usar analítica para resolver problemas de geometria plana e vice-versa, só se consideraria respostas dentro da área que equivale ao tópico."
Não apenas nestes casos. Também se pode, por exemplo, resolver questões de álgebra por geometria -- já houve casos neste fórum -- e mais facilmente.

Implementar um botão, ao lado do botão "editar", disponível apenas na mensagem do postador (talvez com acesso também ao moderador), que coloque a palavra "resolvido" no título do tópico pode ser uma boa providência para estimular os preguiçosos a declarar o status da questão.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10368
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Função "Respondido" Empty Re: [Resolvido]Função "Respondido"

Mensagem por Euclides Dom 30 Jul 2017, 16:21

O botão "RESOLVIDO" já existe para o criador do tópico, em modo de edição do tópico, abaixo da caixa:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Função "Respondido" Empty Re: [Resolvido]Função "Respondido"

Mensagem por SergioEngAutomacao Dom 30 Jul 2017, 18:49

Euclides escreveu:O botão "RESOLVIDO" já existe para o criador do tópico, em modo de edição do tópico, abaixo da caixa:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pois então, esse comando também existe para os moderadores?

pelo visto é bem pouco utilizada essa função apesar de mt útil
SergioEngAutomacao
SergioEngAutomacao
Jedi
Jedi

Mensagens : 407
Data de inscrição : 04/06/2017
Idade : 27
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Função "Respondido" Empty Re: [Resolvido]Função "Respondido"

Mensagem por Euclides Dom 30 Jul 2017, 19:15

Esse não é trabalho para moderadores. Essa, como todas as utilidades, constam na base de dados criada e fornecida pelo Forumeiros. Se não me engano essa ferramenta está disponível para o autor da postagem original.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Função "Respondido" Empty Re: [Resolvido]Função "Respondido"

Mensagem por Medeiros Seg 31 Jul 2017, 01:33

he he Euclides, a gente aqui discutindo o sexo dos anjos e a questão já estava resolvida!

Falta apenas que os colegas criadores dos tópicos, em respeito aos outros colegas que respondem e acessam, dêem-se ao trabalho extenuante e infindo de usar a ferramenta (modo irônico ligado).
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10368
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Função "Respondido" Empty Re: [Resolvido]Função "Respondido"

Mensagem por _Arthur_ Seg 31 Jul 2017, 15:59

Medeiros escreveu:he he Euclides, a gente aqui discutindo o sexo dos anjos e a questão já estava resolvida!

Falta apenas que os colegas criadores dos tópicos, em respeito aos outros colegas que respondem e acessam, dêem-se ao trabalho extenuante e infindo de usar a ferramenta (modo irônico ligado).
Medeiros, os membros não usam essa ferramenta por falta de instrução, somente. Ademais, o autor do tópico pode até eximir a sua própria dúvida, mas sempre há alunos que visitam o tópico tempos depois, para questionar a resolução. Ou seja, usar essa ferramenta mais atrapalharia do que ajudaria.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Função "Respondido" Empty Re: [Resolvido]Função "Respondido"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos