PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hidrostática - Volume acima da superfície

2 participantes

Ir para baixo

Hidrostática - Volume acima da superfície Empty Hidrostática - Volume acima da superfície

Mensagem por Takano-sama Qui 20 Jul 2017, 15:29

O submarino tem uma massa total de 2,40 × 106 kg, incluindo tripulação e equipamento. A embarcação consiste em duas partes, o espaço útil, que tem um volume de 2,00 × 103 m3, e os tanques de lastro, que têm um volume de 4,00 × 102 m3. Quando a embarcação navega na superfície, os tanques de lastro são preenchidos com ar à pressão atmosférica; para navegar abaixo da superfície, a água do mar deve ser admitida nos tanques. 


(a) Que fração do volume do submarino está acima da superfície da água quando os tanques estão cheios de ar?


 (b) Quanta água deve ser admitida nos tanques para proporcionar empuxo neutro a embarcação? Negligencie a massa de ar nos tanques e use 1,025 × 103 kg/m3 como a densidade da água do mar. 


Gab: 60 m3 (imagino ser o da (b))


Agradeço a ajuda.

Takano-sama
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 02/04/2017
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Hidrostática - Volume acima da superfície Empty Re: Hidrostática - Volume acima da superfície

Mensagem por Euclides Qui 20 Jul 2017, 18:59

O empuxo se manifesta sobre o volume submerso.

Tanques cheios de ar



para adquirir equilíbrio indiferente a densidade média do submarino deve ser igual à densidade da água do mar


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Hidrostática - Volume acima da superfície Empty Re: Hidrostática - Volume acima da superfície

Mensagem por Takano-sama Qui 20 Jul 2017, 20:13

Muito obrigqdo, Euclides! Consegui compreender a questão e chegar aos resultados! Very Happy

Takano-sama
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 02/04/2017
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Hidrostática - Volume acima da superfície Empty Re: Hidrostática - Volume acima da superfície

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos