PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Geopolítica Mundial - UERJ

2 participantes

Ir para baixo

Geopolítica Mundial - UERJ Empty Geopolítica Mundial - UERJ

Mensagem por Dr.Gregory House Qui 13 Jul 2017, 03:36

Acabaram a União Soviética e a Guerra Fria e todos suspiramos aliviados. Mas em vez de espíritos desarmados proliferaram novos fantasmas nucleares e perdemos até a primeira condição para um tranquilizador equilíbrio de terror que é saber de que lado virão os mísseis. A crise atual no mundo é uma crise de nitidez (...). Os que insistem em reduzir tudo a um choque de civilizações querem, na verdade, reduzir tudo a outra Guerra Fria, recuperar a simplicidade de um confronto entre potências com a simplificação adicional de que desta vez só um lado é uma potência...
Luiz Fernando Veríssimo
"O Globo", 13/08/2006

As características da atual geopolítica mundial que justificam o ponto de vista expresso pelo autor são:
a) assimetria política - corrida espacial - dispersão mundial do poder bélico
b) sectarismo religioso - corrida armamentista - constituição de blocos militares
c) bipolaridade cultural - proliferação nuclear - militarização dos países islâmicos
d) multipolaridade econômica - unipolaridade militar - multiplicação dos conflitos regionais

Boa noite, senhores!

Não é bem dificuldade na questão, da pra fazer tranquilo, por eliminação. O gabarito é a D. A minha dúvida jaz no seguinte termo: "Bipolaridade cultural". O que exatamente significa isso? Quais seriam exatamente essas culturas? Isso se refere à bipolaridade ideológica e econômica da Guerra Fria? Essa influência era realmente tão forte que possamos falar em mudanças culturais profundas?

Além disso, nessa "D", entendo que haja uma polarização militar forte nos Estados Unidos, e fiquei com essa alternativa pois associei a "C" com a Guerra Fria, mesmo com a dúvida já expressa acima, mas não seria errado chamar de uma unipolaridade, quando, em verdade, muitos países do Oriente Médio, além de Rússia, China entre outros também portam armas nucleares? Question
Dr.Gregory House
Dr.Gregory House
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 136
Data de inscrição : 16/04/2017
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Geopolítica Mundial - UERJ Empty Re: Geopolítica Mundial - UERJ

Mensagem por dd0123 Sáb 27 Out 2018, 18:17

Eu achei difícil essa questão.. Caramba, nem por eliminação eu conseguiria marcar a correta.. 
Eu concordo com você sobre a D estar escrito "unipolaridade militar".. 
Vou marcar de vermelho aquilo que considerei errado nas demais alternativas e de negrito o que fiquei em dúvida, aí você compara com o que você sabe/acha sobre elas, pois tive várias dúvidas..


a) assimetria política - corrida espacial - dispersão mundial do poder bélico 
b) sectarismo religioso - corrida armamentista - constituição de blocos militares
c) bipolaridade cultural - proliferação nuclear - militarização dos países islâmicos
d) multipolaridade econômica - unipolaridade militar - multiplicação dos conflitos regionais
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos