PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reflexão difusa.

2 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

Reflexão difusa. Empty Reflexão difusa.

Mensagem por joaocarlos321 Sáb 01 Jul 2017, 20:33

Em sua pesquisa, o pai de Calvin descobriu que do espectro da luz visível que compõe a luz solar, a violeta, seguida da azul, são as que sofrem maior difusão ao atravessarem a atmosfera terrestre, sendo que nossa sensibilidade para o violeta é baixa comparada com o azul. Assim, ele explicou para o filho que:
 (A) no nascer e no pôr do Sol, vemos o céu e o Sol avermelhados porque a luz que mais difunde é a vermelha, logo ela é a que mais chega aos nossos olhos. Ao meio-dia é a luz azul a que menos difunde, logo ela é a que mais chega aos nossos olhos. As nuvens difundem todas as componentes da luz solar, por isso que as vemos brancas. 
(B) no nascer e no pôr do Sol, vemos o céu e o Sol avermelhados porque a luz que menos difunde é a vermelha, logo ela é a que mais chega aos nossos olhos. Ao meio-dia é a luz azul a que mais difunde, logo ela é a que mais chega aos nossos olhos. As nuvens difundem todas as componentes da luz solar, por isso que as vemos brancas. 
(C) no nascer e no pôr do Sol, vemos o céu e o Sol avermelhados porque a luz que mais difunde é a vermelha, logo ela é a que mais chega aos nossos olhos. Ao meio-dia é a luz azul a que mais difunde, logo ela é a que mais chega aos nossos olhos. As nuvens difundem todas as componentes da luz solar, por isso que as vemos brancas. 
(D) no nascer e no pôr do Sol, vemos o céu e o Sol avermelhados porque a luz que menos difunde é a vermelha, logo ela é a que mais chega aos nossos olhos. Ao meio-dia é a luz azul a que menos difunde, logo ela é a que mais chega aos nossos olhos. As nuvens difundem todas as componentes da luz solar, por isso que as vemos brancas. 
(E) no nascer e no pôr do Sol, vemos o céu e o Sol avermelhados porque a luz que menos difunde é a vermelha, logo ela é a que mais chega aos nossos olhos. Ao-meio dia é a luz azul a que mais difunde, logo ela é a que mais chega aos nossos olhos. As nuvens não difundem as componentes da luz solar, por isso que as vemos brancas.
gabarito aponta letra E, mas por que não letra C? nós não vemos os corpos por eles refletirem difusamente(reflexão irregular da luz) a luz? portanto, se um corpo é vermelho é porque ele difunde mais o vermelho, ou não? pois se ele não reflete, ele absorve ou refrata(não chegaria aos nossos olhos).

joaocarlos321
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 09/11/2016
Idade : 24
Localização : BH-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Reflexão difusa. Empty Re: Reflexão difusa.

Mensagem por Eduardo Sicale Qui 27 Jul 2017, 14:19

Penso que na letra "c", se as nuvens também difundissem a luz solar, haveria uma tendência para uma determinada cor ser visível. Se não há difusão, então os raios solares chegam juntos, produzindo o efeito da cor branca nos olhos do observador.
Eduardo Sicale
Eduardo Sicale
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 692
Data de inscrição : 23/02/2010
Idade : 56
Localização : Diadema/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos