PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Genética UNIFESP

2 participantes

Ir para baixo

Genética UNIFESP Empty Genética UNIFESP

Mensagem por ivanginato23 Qua 28 Jun 2017, 16:47

Os gatos possuem 38 cromossomos, com o sistema XX/XY de determinação sexual. No desenvolvimento embrionário de fêmeas, um dos cromossomos X é inativado aleatoriamente em todas as células do organismo. Em gatos domésticos, a pelagem de cor preta (dominante) e amarela (recessiva) são determinadas por alelos de um gene localizado no cromossomo X. Fêmeas heterozigóticas para cor da pelagem são manchadas de amarelo e preto. Um geneticista colocou um anúncio oferecendo recompensa por gatos machos manchados de amarelo e preto. A constituição cromossômica desses gatos é

Selecione a resposta correta:

  • 37, YO.



  • 37, XO.



  • 38, XX.



  • 39, XXY.



  • 39, XXX.




Gabarito. E.


Duvida 1:Porque 39, XXX? Se o um gameta fica X fica inativo, no macho, ficaria um Y0 com um gameta a menos, não?


Duvida 2:Eu sempre me confundo.... O homem é 46, XY. Sendo que 44 desses cromossomos são para celula somatica e 2 para celula germinativa, acho que é isso. 


Sei que tem algo assim onde onde um numero x-2 de cromossomos são para tal coisa e outros 2 cromossomos são para outra coisa. Espero que tenham entendio o quis dizer

ivanginato23
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 121
Data de inscrição : 20/03/2017
Idade : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Genética UNIFESP Empty Re: Genética UNIFESP

Mensagem por Diego A Sex 07 Jul 2017, 12:46

Gabarito está errado, meu caro!

Machos deverão apresentar 39, XXY ---> Síndrome de Klinefelter

Por outro lado, fêmeas heterozigotas (XAXa) a inativação de um determinado (aleatório) cromossomo X fará todas as células do organismo desativarem o mesmo dele. Então, em tecidos a expressão será ora do alelo A, ora do alelo a, fenômeno conhecido como mosaicismo.

Se quiser saber mais: UEL - Herança e Sexo

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos