Ondas
4 participantes
Página 1 de 1
Ondas
A curva da figura 1 mostra a dependência do índice de refração n de uma substância transparente com a freqüência F da luz. Três raios de luz, 1, 2 e 3, paralelos, incidem segundo um ângulo de 45o sobre a superfície plana de um bloco da substância e são refratados, conforme indicado na figura 2.
Denominando f1, f2 e f3 as freqüências dos raios 1, 2 e 3, respectivamente, se conclui que:
A questão é de múltipla escolha, mas o site que peguei as alternativas está errado. Tem que colocar em ordem quais as frequências maiores e menores de cada raio, exemplo: f1>f2>f3. Não tenho o gabarito, se alguém puder resolver eu agradeço.
Denominando f1, f2 e f3 as freqüências dos raios 1, 2 e 3, respectivamente, se conclui que:
A questão é de múltipla escolha, mas o site que peguei as alternativas está errado. Tem que colocar em ordem quais as frequências maiores e menores de cada raio, exemplo: f1>f2>f3. Não tenho o gabarito, se alguém puder resolver eu agradeço.
Hévila Farias- Jedi
Re: Ondas
Oi Hévila,
Veja que pela figura 1, quanto maior a frequência da luz, maior o índice de refração.
E pela lei de Snell, temos que: n1.sin(θi) = n2.sin(θr)
Como os 3 raios de luz chegam de um mesmo meio e incidem formando o mesmo ângulo de 45º, temos que o lado esquerdo da equação é constante. Assim, quanto maior o índice de refração, menor o seno do ângulo de refração.
Lembre-se ainda que, para ângulos agudos, quanto maior o ângulo, maior o seu seno (faça um desenho do ciclo trigonométrico e teste alguns ângulos que logo perceberá a veracidade dessa afirmação).
Logo, podemos afirmar que, quanto maior ''n'', menor o ângulo de refração.
Então se r1 > r3 > r2 → n1 < n3 < n2 e f1 < f3 < f2
Acredito que seja isso.
Caso não entenda alguma passagem, não hesite em perguntar.
Um abraço!
Veja que pela figura 1, quanto maior a frequência da luz, maior o índice de refração.
E pela lei de Snell, temos que: n1.sin(θi) = n2.sin(θr)
Como os 3 raios de luz chegam de um mesmo meio e incidem formando o mesmo ângulo de 45º, temos que o lado esquerdo da equação é constante. Assim, quanto maior o índice de refração, menor o seno do ângulo de refração.
Lembre-se ainda que, para ângulos agudos, quanto maior o ângulo, maior o seu seno (faça um desenho do ciclo trigonométrico e teste alguns ângulos que logo perceberá a veracidade dessa afirmação).
Logo, podemos afirmar que, quanto maior ''n'', menor o ângulo de refração.
Então se r1 > r3 > r2 → n1 < n3 < n2 e f1 < f3 < f2
Acredito que seja isso.
Caso não entenda alguma passagem, não hesite em perguntar.
Um abraço!
igorrudolf- Jedi
Alguém conhece outra forma de resolução? Não entendi a parte que relaciona o índice de refração e a frequência....
vscarv- Jedi
está relacionado com o gráfico.
repare que quando maior a frequencia maior o índice de refração, ou seja, firetamente proporcional...
acho que é isso.
repare que quando maior a frequencia maior o índice de refração, ou seja, firetamente proporcional...
acho que é isso.
Mikasa.Ackerman- Recebeu o sabre de luz
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos