PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFRGS - RS P.E de compostos orgânicos

2 participantes

Ir para baixo

UFRGS - RS  P.E de compostos orgânicos Empty UFRGS - RS P.E de compostos orgânicos

Mensagem por igorrudolf Sáb 17 Jun 2017, 18:42

(UFRGS-RS) O gráfico ao lado apresenta os dados de massa molecular (M) × ponto de ebulição (P.E) para os quatro primeiros termos da série homóloga dos álcoois primários. Analisando os dados apresentados, verifica-se que os álcoois com massa molecular mais elevada apresentam:

UFRGS - RS  P.E de compostos orgânicos Ufr10

a) maiores pontos de ebulição, deviado à formação de pontes de hidrogênio intermoleculares.  (Gabarito)
b) maiores pontos de ebulição, devido à polaridade do grupo OH.
c) maiores pontos de ebulição devido ao aumento do número de interações intermoleculares do tipo Van der Waals.
d) menores pontos de ebulição devido à diminuição do número de interações intermoleculares do tipo Van der Waals.
e) menores pontos de ebulição, pois o aumento da cadeia carbônica diminui a polaridade do grupo OH.

Boa noite senhores, tudo bem?


O gabarito dessa questão, segundo o livro de química do Feltre, vol. 3, é a letra A.
No entanto, eu acredito que seja a letra C.
Isso porque, tanto os álcoois com massa molecular elevada, quanto os com massa molecular baixa, apresentam pontes de hidrogênio. No entanto, com o aumento da massa molecular, ou seja, o aumento da cadeia carbônica, além da ponte de hidrogênio (que contiua sendo 1, independente do álcool escolhido pertencente à séria homóloga citada: CH3OH ; C2H5OH ; C3H7OH ; C4H9OH), há maior superfície de contato e consequentemente, maior interação do tipo Van der Waals.

O que vocês acham dessa questão?

Qualquer ajuda será muito bem-vinda!  :bounce:

igorrudolf
Jedi
Jedi

Mensagens : 434
Data de inscrição : 10/09/2014
Idade : 27
Localização : São Paulo - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

UFRGS - RS  P.E de compostos orgânicos Empty Re: UFRGS - RS P.E de compostos orgânicos

Mensagem por This is me Sáb 17 Jun 2017, 22:14

O seu pensamento está correto. No gabarito do meu material didático a alternativa correta é a letra C.

This is me
Padawan
Padawan

Mensagens : 50
Data de inscrição : 27/04/2017
Idade : 24
Localização : Registro, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UFRGS - RS  P.E de compostos orgânicos Empty Re: UFRGS - RS P.E de compostos orgânicos

Mensagem por igorrudolf Sáb 17 Jun 2017, 22:20

This is me escreveu:O seu pensamento está correto. No gabarito do meu material didático a alternativa correta é a letra C.
Nossa, no meu livro aqui está como ''A'' e na internet também achei a mesma questão com a letra ''A'' como gabarito  affraid

Muito obrigado pelo seu feedback!  cheers

igorrudolf
Jedi
Jedi

Mensagens : 434
Data de inscrição : 10/09/2014
Idade : 27
Localização : São Paulo - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

UFRGS - RS  P.E de compostos orgânicos Empty Re: UFRGS - RS P.E de compostos orgânicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos