PUC SP - América Espanhola

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

PUC SP - América Espanhola

Mensagem por Shigekai em Sab Jun 17 2017, 16:46

Sobre as civilizações indígenas americanas no momento da conquista européia, podemos afirmar:
a) Somente os maias e tupis foram escravizados e tiveram sua cultura destruída no processo de conquista e colonização da América.
b) Cheienes, cheroquis, iroqueses e dakotas ocupavam várias regiões na América do Norte, foram exterminados pela colonização francesa, e sua marcha expansionista de norte a sul e de leste a oeste teve como resultado a dominação das terras do atual EUA.
c) Tupis, jês, nuaruaques e caraíbas ocupavam praticamente toda a região do atual território brasileiro, foram caçados para serem transformados em escravos pelos senhores espanhóis e holandeses, cujo objetivo seria vendê-los como produtores de especiarias para o Oriente.
d) Maias, astecas e incas, que viviam na América Central, Vale do México e Região Andina, foram dominados pelos espanhóis no século XVI e perderam autonomia e controle sobre sua sofisticada organização sociocultural e política, permanecendo submetidos através do sistema de encomiendas, mitas ou quatequil que os reduzia a escravidão permanente ou temporária.
e) Os indígenas brasileiros tupis e jês foram exterminados no processo da conquista portuguesa, sendo possível seu conhecimento apenas pela arqueologia.

Gabarito: D

Dúvida: como os maias foram submetidos à exploração e sistemas de dominação se sua sociedade já não existia mais quando os espanhóis chegaram ?
avatar
Shigekai
iniciante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/03/2017
Idade : 20
Localização : Londrina, Paraná

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PUC SP - América Espanhola

Mensagem por pmanfredo em Seg Jun 19 2017, 21:14

Os maias tiveram o seu apogeu sim séculos antes da chegada dos espanhóis .E o chamado período clássico ( até século X ). Após o colapso de várias cidades maias, alguns grupos sobreviveram e se reconstituíram no século XIII em novas cidades-estados concorrentes. Então os maias ainda existiam quando ocorreu a chegada dos espanhóis. O processo de conquista dos maias foi muito mais difícil para os espanhóis. Não havia um centro político concentrado como dos impérios asteca e inca, que quando derrubado , apressaria o fim da resistência coletiva dos maias. Ao invés disso, os conquistadores tiveram que subjugar várias entidades políticas maias separadamente. A última cidade mais só foi subjugada ao final do século XVII.

pmanfredo
iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 19/10/2015
Idade : 26
Localização : Passo Fundo, RS, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum