PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão PUC-SP

2 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

Questão PUC-SP Empty Questão PUC-SP

Mensagem por LeoMatheusc Seg 12 Jun 2017, 17:24

Certo professor de física deseja ensinar a identificar três tipos de defeitos visuais apenas observando a imagem formada através dos óculos de seus alunos, que estão na fase da adolescência. Ao observar um objeto através do primeiro par de óculos, a imagem aparece diminuída. O mesmo objeto observado pelo segundo par de óculos parece aumentado e apenas o terceiro par de óculos distorce as linhas quando girado.

Alguém poderia abordar cada óculos com a base teórica?
Eu pensei da seguinte forma, o óculos 2 aumenta a imagem, logo, usando a relação I/O=-p'/p, eu pensei que a distância da imagem em relação a lente aumentaria, o que seria um caso para o míope, pois nessa doença imagem se forma antes da retina, sendo assim essa lente aumentaria a distância, porém a questão diz ser hipermetropia..Me embolei legal. Se alguém der uma força.

LeoMatheusc
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 130
Data de inscrição : 29/08/2016
Idade : 25
Localização : Duque de Caxias, Rj, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão PUC-SP Empty Re: Questão PUC-SP

Mensagem por Faxineiro do ITA Sáb 17 Jun 2017, 14:34

LeoMatheusc escreveu:Certo professor de física deseja ensinar a identificar três tipos de defeitos visuais apenas observando a imagem formada através dos óculos de seus alunos, que estão na fase da adolescência. Ao observar um objeto através do primeiro par de óculos, a imagem aparece diminuída. O mesmo objeto observado pelo segundo par de óculos parece aumentado e apenas o terceiro par de óculos distorce as linhas quando girado.

Alguém poderia abordar cada óculos com a base teórica?
Eu pensei da seguinte forma, o óculos 2 aumenta a imagem, logo, usando a relação I/O=-p'/p, eu pensei que a distância da imagem em relação a lente aumentaria, o que seria um caso para o míope, pois nessa doença imagem se forma antes da retina, sendo assim essa lente aumentaria a distância, porém a questão diz ser hipermetropia..Me embolei legal. Se alguém der uma força.

i) A primeira lente esférica trata-se de uma lente divergente, recomenda-se usar lentes divergentes para míopia.
ii) A segunda lente esférica trata-se de uma lente convergente, recomenda-se usar lentes convergentes para hipermetropia.
iii) A terceira lente esférica trata-se de uma lente cilíndrica(convergente ou divergente), recomendado para astigmatismo.

(Eu responderia pelo fato de ser míope e saber bem o que acontece quando vejo os óculos em frente ao espelho)
Porém, tem bastante coisa teórica no seguinte site: http://fisicaevestibular.com.br/res_enem31.htm
Veja as questões 5 e 10.

Faxineiro do ITA
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 192
Data de inscrição : 25/04/2017
Idade : 33
Localização : São José Dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos