PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ecossistemas e fluxo de energia

2 participantes

Ir para baixo

 Ecossistemas e fluxo de energia Empty Ecossistemas e fluxo de energia

Mensagem por Ives Vieira Seg 12 Jun 2017, 11:25

Os organismos vivos e seu ambiente não vivo estão inter-relacionados e interagem entre si. Um sistema biológico ou ecossistema é qualquer unidade que inclui todos os organismos em uma dada área, interagindo com o ambiente físico de modo que um fluxo de energia leve a estruturas bióticas bem definidas e à ciclagem de materiais entre componentes vivos e não vivos. 
ODUM, Eugune P.; BARRET, Gary W. Fundamentos de Ecologia. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 18-21.

Em um ecossistema, o fluxo de energia é unidirecional porque

a) a transferência de energia alimentar da sua fonte nos autótrofos, por meio de uma série de organismos que consomem e são consumidos, é chamada de cadeia alimentar. A cada transferência, uma proporção da energia potencial é perdida como calor (frequentemente de 80% ou 90%). Quanto mais curta a cadeia alimentar mais energia disponível.

b) cada vez que ocorre a desmontagem da glicose dentro da célula, a energia não é simplesmente liberada para o meio. A energia é transferida para outras moléculas que servirão de reservatórios temporários de energia. Assim, toda vez que é necessário energia para a realização de qualquer trabalho na célula, ocorre a conversão da energia armazenada.

c) uma parte da energia solar que entra tem a qualidade transformada (isto é, convertida em matéria orgânica ou energia química) pela comunidade, mas a maior parte da energia que . entra é degradada e passa através e para fora do sistema como energia de aquecimento de baixa qualidade. A energia pode ser armazenada e transformada, mas não pode ser reutilizada.

d) a maioria dos elementos vitais é encontrada dentro e fora dos organismos e em um estado constante de fluxo ou renovação entre os estados vivos e não  vivos. Assim, quando a energia entra nos sistemas vivos seus elétrons energizados são transferidos para substâncias aceptoras de elétrons. Nessa transferência, os elétrons vão perdendo energia gradativamente.




GABARITO: C


porque a resposta não é a letra A???
Ives Vieira
Ives Vieira
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 07/06/2017
Idade : 25
Localização : Goiania, GO

Ir para o topo Ir para baixo

 Ecossistemas e fluxo de energia Empty Re: Ecossistemas e fluxo de energia

Mensagem por karnstein Qui 15 Jun 2017, 12:13

Porque a perda não é sempre de 80 a 90%. Os carnívoros, por exemplo, perdem 50% da energia absorvida, aproveitando 50% da mesma.
karnstein
karnstein
Jedi
Jedi

Mensagens : 204
Data de inscrição : 12/10/2016
Idade : 27
Localização : goiânia, goiás, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos