PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ITA-1973 ( Dúvida)

2 participantes

Ir para baixo

ITA-1973 ( Dúvida) Empty ITA-1973 ( Dúvida)

Mensagem por Davi Paes Leme Sex Jun 02 2017, 09:15

Durante o eclipse total do sol de 07 de março de 1970 a largura da faixa da escuridão total foi de 100 km. Em cada ponto do eixo central desta faixa, a duração do período de escuridão total foi de 3 minutos. Qual foi a duração deste período num ponto situado a 10 km do limite da faixa de escuridão total?
a) 1 mim 36 seg
b) 1 mim 48 seg
c) 1 min 30 seg
d) 0 min 36seg
e) n.r.a.


Ao olhar essa questão, meu primeiro pensamento foi usar Potência de Ponto. 
Usei e não cheguei na alternativa correta. 
Daí, olhando as resoluções, percebo que usaram potência de ponto tb. Porém, utilizaram como se a corda estivesse a 40km do centro da circunferência. E isso, pra mim, não está muito claro visto que ele afirma que o ponto está a 10km do limite da faixa de escuridão total e acima ele identifica como faixa de escuridão total o próprio diâmetro. Logo, o ponto estaria a 10km do diâmetro na minha visão.


Alguém poderia me ajudar a esclarecer isso?
Davi Paes Leme
Davi Paes Leme
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 22/04/2016
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

ITA-1973 ( Dúvida) Empty Re: ITA-1973 ( Dúvida)

Mensagem por Victor011 Qua Jun 14 2017, 23:39

Não precisa usar potência de ponto. Vamos entender primeiramente a situação da questão. O que ocorre basicamente é que a faixa de escuridão total é um círculo (nada mais é do que a sombra da lua, feita pelo sol sobre a terra). A largura da faixa de escuridão total representa o diâmetro, que vale 100km. Logo, o raio valerá 50km. O limite da faixa de escuridão total é o extremo do círculo, ou seja, é a circunferência. Se o ponto em questão dista 10km da circunferência e pertence à faixa de escuridão total, distará d=50-10=40km do centro da circunferência e, consequentemente, do eixo central. Fazendo uma regra de três entre a distancia do ponto ao extremo do círculo (circunferência) e o tempo de duração:
50km--->3min.
10km--->x

x= 0,6min = 36seg.  LETRA D
Victor011
Victor011
Fera
Fera

Mensagens : 663
Data de inscrição : 21/10/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ITA-1973 ( Dúvida) Empty Re: ITA-1973 ( Dúvida)

Mensagem por Davi Paes Leme Qua Jun 21 2017, 11:31

Ah sim, compreendi.

É uma questão não muito complexa mas que tenho que ter cuidado na interpretação se não perco pontos de bobeira.

Muito obrigado, Victor011.

____________________________________________
"Copiar para criar, criar para competir e competir para vencer". Takeo Fukuda
Davi Paes Leme
Davi Paes Leme
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 22/04/2016
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

ITA-1973 ( Dúvida) Empty Re: ITA-1973 ( Dúvida)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos