PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Empuxo dúvida

2 participantes

Ir para baixo

Empuxo dúvida Empty Empuxo dúvida

Mensagem por Cinthia Qua 27 Abr 2011, 22:26

Uma balança de braços iguais encontra-se no interior de uma campânula de vidro, de onde foi retirado o ar. Na extremidade esquerda está suspenso um pequeno cubo de metal, e na extremidade direita está suspenso um cubo maior, de madeira bem leve. No vácuo, a balança está em equilíbrio na posição horizontal, conforme representado na figura.

Empuxo dúvida 10204

O que aconteceria com a balança se o ar retornasse para o interior da campânula?

a) Ela permaneceria na posição horizontal.
b) Ela oscilaria algumas vezes e voltaria à posição horizontal.
c) Ela oscilaria indefinidamente em torno da posição horizontal.
d) Ela acabaria inclinada para a direita.
e) Ela acabaria inclinada para a esquerda.

Gostaria de entender o porquê da resposta..

Cinthia
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/04/2011
Idade : 31
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Empuxo dúvida Empty Re: Empuxo dúvida

Mensagem por Euclides Qui 28 Abr 2011, 01:04

Considere a situação abaixo:


Empuxo dúvida Trokr

O empuxo é exercido por todo e qualquer fluido. O peso de um corpo na superfície da Terra só depende de sua massa, o empuxo, contudo, é proporcional ao volume imerso e à densidade do fluido. Não depende da massa do corpo mergulhado.

Cada um dos corpos no diagrama está sujeito ao seu peso, para baixo, e ao empuxo que é exercido de baixo para cima. As resultantes que atuam em cada um serão:



Note que no vácuo, na ausência dos empuxos, as resultantes serão iguais. Vamos subtrair as duas equações que obtivemos acima a fim de comparar as resultantes na presença dos empuxos:



ou seja, a resultante (para baixo) no corpo menor é maior que a resultante no corpo maior. Em outras palavras, imersos dois corpos de mesma massa e volumes diferentes em um mesmo fluido, o corpo de menor volume terá um peso aparente maior.

No exercício que você propôs, o fato da balança se equilibrar no vácuo indica que os corpos têm mesma massa. Dessa forma ao se injetar ar na campânula passará a haver um empuxo que fará desequilibar a balança para a esquerda como na alternativa e).

Entre 15oC e 25oC a densidade do ar é aproximadamente 1,2kg/m³ e o empuxo fará diferença notável.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Empuxo dúvida Empty Re: Empuxo dúvida

Mensagem por Cinthia Qui 28 Abr 2011, 20:19

Muito Obrigada, me ajudou muito!

Cinthia
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/04/2011
Idade : 31
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Empuxo dúvida Empty Re: Empuxo dúvida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos