PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mackenzie - Origem da vida

2 participantes

Ir para baixo

Mackenzie - Origem da vida  Empty Mackenzie - Origem da vida

Mensagem por Dr.Gregory House Qua 10 maio 2017, 00:34


(MACKENZIE)
I - Segundo a hipótese heterotrófica, os organismos com esse tipo de nutrição foram os últimos a surgir.
II - O surgimento dos organismos fotossintetizantes permitiu o aparecimento da respiração aeróbica.
III - Sob determinadas circunstâncias, foi possível o surgimento de substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas.
IV - O surgimento dos coacervados permitiu que algumas moléculas como o DNA se mantivessem íntegras por mais tempo.
Dentre as afirmações acima, relativas à origem dos seres vivos, estão corretas, apenas:
a) II, III e IV.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e II.
e) I e IV.


Novamente, gabaritos confusos me fazem recorrer a ajuda de vocês. Encontrei o gabarito A, assim como em alguns lugares da internet, porém a lista que estou fazendo fornece o gabarito dessa como B.

As razões:
I) Obviamente errada. A teoria heterotrófica( ou teoria de Oparin) tem que os primeiros seres, apesar de não explicar exatamente como eles aparecem - apenas fazer uma relação com o coacervado, dizendo que da mesma forma que as moléculas orgânicas ficam envoltas pela água, que atuaria como uma "membrana", há a possibilidade de um sistema análogo, mas envolto por proteínas e lipídios - se alimentariam do coacervado, portanto é impossível que eles fossem os últimos a surgir.
II) Obviamente correta. A atmosfera primitiva não possuía O2, portanto o aparecimento de organismos fotossintetizantes foi necessário para que isso acontecesse. Tais organismos, pelo que sei bactérias autótrofas, se multiplicaram pela vasta presença de água no planeta, rapidamente conquistando todo o globo. Com essa produção em massa, foi possível essa modificação. Seguindo as normas da evolução, logo surgiram as bactérias aeróbicas, que, se aproveitando do alto poder de oxidação do O2, eram capazes de realizar o processo de obtenção de energia muito mais eficientemente do que aquelas que realizavam a fermentação.
III) Sim. A teoria de Oparin defende que devido às condições extremas da Terra primitiva, como um meio extremamente redutor e presença de raios, além da radiação ultra violeta integral, uma vez que não havia a camada de Ozônio ainda, foi sim possível o surgimento de moléculas orgânicas a partir de moléculas inorgânicas.
IV) Aqui é que há desacordo. Usei o raciocínio da teoria de Oparin novamente, como a água atuava como uma espécie de membrana (no item I há o raciocínio mais explicado) para as substâncias orgânicas do coacervado, essa estaria correta.

Estou errado em alguma coisa pessoal, ou é esse segundo gabarito que está ? Question Question
Dr.Gregory House
Dr.Gregory House
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 136
Data de inscrição : 16/04/2017
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mackenzie - Origem da vida  Empty Re: Mackenzie - Origem da vida

Mensagem por LLA_93 Qua 10 maio 2017, 16:06

Sinceramente, concordo com o gabarito letra A. Como os coacervados criam um meio interno separado do meio externo, o DNA estaria protegido contra ações externas, consequentemente se mantendo íntegro por mais tempo. Porém, existe uma hipótese chamada "Mundo-RNA" que diz que o RNA foi a primeira molécula de material genético e que, posteriormente, foi modificada em DNA. 

Talvez quem considerou o gabarito letra B tenha pensado nessa hipótese, porém, particularmente, não sei se tal hipótese é a mais aceita atualmente, principalmente quando levamos em conta o dogma da biologia DNA --> RNA --> Proteína. É certo que este já sofreu algumas modificações, desde sua primeira postulação, mas, em nível de ensino médio, ainda acredito que o gabarito seja a letra A.
LLA_93
LLA_93
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 29/11/2016
Idade : 30
Localização : Brasília, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos