Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ITA 2004 - Cinética química

2 participantes

Ir para baixo

ITA 2004 - Cinética química Empty ITA 2004 - Cinética química

Mensagem por Pedro Prado Seg 01 Maio 2017, 20:36

Certa reação química exotérmica ocorre, em dada temperatura e pressão, em duas etapas representadas pela seguinte sequência de equações químicas:

A + B → E + F + G 
E + F + G → C + D

Represente, em um único gráfico, como varia a energia potencial do sistema em transformação (ordenada) com a coordenada da reação (abscissa), mostrando claramente a variação de entalpia da reação, a energia de ativação envolvida em cada uma das etapas da reação e qual destas apresenta a menor energia de ativação. Neste mesmo gráfico, mostre como a energia potencial do sistema em transformação varia com a coordenada da reação, quando um catalisador é adicionado ao sistema reagente. Considere que somente a etapa mais lenta da reação é influenciada pela presença do catalisador.

Galera, todos os gabaritos que eu vi consideravam a etapa lenta como sendo a segunda, no entanto não explicavam o porquê disso e eu acabei errando a questão por esse motivo aqui em casa, alguém sabe explicar o motivo? E quanto a entalpia dos produtos da primeira reação (E,F,G) é maior ou menor que a de A e B?
Pedro Prado
Pedro Prado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

ITA 2004 - Cinética química Empty Re: ITA 2004 - Cinética química

Mensagem por Claudir Qui 04 Maio 2017, 05:47

Acho essa questão muito besta.

Não há informações sobre a entalpia dos produtos e dos intermediários.
A explicação que já vi para a etapa lenta ser a segunda é que "os choques entre 3 reagentes demandam mais energia que os choques entre 2 reagentes". Mas é uma explicação bem rasa, ainda assim.

Monitor
Monitor

https://www.instagram.com/comoqueriamosdemonstrar/

Mensagem por Pedro Prado Qui 04 Maio 2017, 23:28

Exato, quanto a entalpia, eu fiz a dos produtos dá 1° reação sendo a maior, pelo fato de que há mais moléculas, sei que não justifica, mas sem dados acho que é o mais lógico
Pedro Prado
Pedro Prado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo