PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hidrografia - Fossa séptica

2 participantes

Ir para baixo

Hidrografia - Fossa séptica Empty Hidrografia - Fossa séptica

Mensagem por Shigekai Qui 20 Abr 2017, 22:47

No meu livro de geografia consta :
"As fossas sépticas constituem um aparelho sanitário por meio do qual os microrganismos presentes nos dejetos transformam a matéria orgânica em substâncias minerais."

Não ficou claro para mim como funciona esse processo, nem se ele só acontece nas fossas sépticas.
Se possível gostaria da visão química do processo. Obrigado Smile
Shigekai
Shigekai
Iniciante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 27/03/2017
Idade : 26
Localização : Londrina, Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Hidrografia - Fossa séptica Empty Re: Hidrografia - Fossa séptica

Mensagem por Hayzel Sh Dom 23 Abr 2017, 00:02

Os microorganismos aos quais o livro se refere são os fungos e as bactérias. Eles decompõem a matéria orgânica, isto é, transformam-na em matéria inorgânica, por meio dos processos de respiração celular e/ou fermentação. Mais simplificadamente, são consumidores pouco seletivos que comem matéria orgânica (dejetos orgânicos) a fim de gerar energia (ATP) para suas atividades metabólicas, por meio dos processos químicos da respiração celular e/ou fermentação, como eu disse anteriormente. Os produtos dessas reações químicas são compostos inorgânicos (como CO2, H2O, N2...), os quais serão transformados em matéria orgânica de novo, pelas plantas (aminoácidos, carboidratos, lipídeos, etc).

Esses processos, certamente, não acontecem somente nas fossas sépticas. O autor, talvez, apenas quis salientar a importância deles nesses ambientes.

@Edit

Nós também transformamos matéria orgânica em matéria inorgânica, pelo processo de respiração celular aeróbica (que tem como produtos CO2, H2O e ATP - energia). No entanto, não somos classificados como decompositores, porque convencionou-se chamar os fungos e as bactérias assim; eles são consumidores pouco seletivos.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Hidrografia - Fossa séptica Empty Re: Hidrografia - Fossa séptica

Mensagem por Shigekai Dom 23 Abr 2017, 14:09

Sensacional ! Obrigado, sanou todas minhas dúvidas.
Shigekai
Shigekai
Iniciante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 27/03/2017
Idade : 26
Localização : Londrina, Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Hidrografia - Fossa séptica Empty Re: Hidrografia - Fossa séptica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos