Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conjuntos

4 participantes

Ir para baixo

Conjuntos Empty Conjuntos

Mensagem por Gbarros92 Qui 13 Abr 2017, 01:55

Uma empresa de turismo realizou uma pesquisa sobre os destinos mais procurados da Europa. Feita com 500 potenciais clientes, a pesquisa apontou que 380 gostariam de conhecer a França, 330 gostariam de conhecer a Alemanha e 400 gostariam de conhecer a Itália. Após análise da pesquisa, a empresa preparou um pacote que contempla os três destinos citados em uma única viagem, a fim de oferecê-lo aos clientes que manifestaram vontade de conhecer os três países. Com base nos dados apresentados, pode-se concluir que esse pacote pode atender ao interesse de, no mínimo, 
A) 100 pessoas. 
B) 110 pessoas. 
C) 170 pessoas. 
D) 370 pessoas. 
E) 390 pessoas.

O gabarito diz ser letra B.

Gbarros92
iniciante

Gemma Galgani gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Conjuntos Empty Re: Conjuntos

Mensagem por Gemma Galgani Ter 06 Jul 2021, 21:48

alguem pode fazer?????
Gemma Galgani
Gemma Galgani
Jedi
Jedi

Mensagem por MarioCastro Ter 06 Jul 2021, 22:42

Conhece o Bizu do Morgado?
Já me ajudou em diversas questões

https://www.youtube.com/watch?v=kOaNy8EP14o

nesse link tem um vídeo do Xande (canal Super Exatas) que mostra a utilidade do Bizu. Depois de dar uma olhada, a conta fica assim :

380 + 330 + 400 = 1110

1110 = 222% de 500
Restam os 22% de 500, que é 110

Última edição por MarioCastro em Ter 06 Jul 2021, 22:54, editado 3 vez(es)

Sir Winston Churchill
MarioCastro
MarioCastro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagem por MarioCastro Ter 06 Jul 2021, 22:46

Por outra forma :

380 iriam à França, logo
120 não iriam à França

330 iriam à Alemanha
170 não iriam

400 iriam à Itália
100 não iriam

Somando todas as pessoas que não iriam nem à França ou Itália ou Alemanha, 390 não iriam à nenhum dos 3.
Admitindo que a interseção é 0, 500 - 390 = 110

Sir Winston Churchill
MarioCastro
MarioCastro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagem por achismaisb Ter 31 Ago 2021, 08:01

Eu me deparei com a mesma questão, errei, busquei a resolução dela e encontrei a resposta aqui no fórum, mas mesmo assim não entendi a lógica da resolução do colega MarioCastro.

Porque assim, para mim até que faz sentido que se, por exemplo, 380 querem ir à França, então 120 não falaram que querem (nem que não querem, mas beleza). E esse mesmo raciocínio para achar os 170 e 100, e o total dá 390. Mas e daí? Se é dito que 390 não querem ir a nenhum dos 3 lugares, isso não implica que no mínimo os 110 restantes querem ir para os 3. Foi dito “admitindo que a interseção é zero”. Qual interseção? Tipo, como ficaria esse rolê todo no diagrama de Venn? A gente para fazer isso, pelo que eu entendi, está criando um “antidiagrama de Venn” certo? Kkk porque a gente tá fazendo ele com base nos "não interesses". Ou entendi errado e isso está no diagrama normal? Não consegui visualizar isso.

Se a gente pensar em menor escala, também para de fazer sentido. Vamos pensar em um grupo de 6 amigos. Então se 4 não querem ir pra São Paulo, 4 não querem ir pra Campos do Jordão e 4 não querem ir pra Floripa, logo todos os seis querem ir pros 3??? Tipo, percebem que isso não faz sentido? Eu não tenho como afirmar isso

E outra ponderação: a questão pergunta "no mínimo" quantos seriam contemplados no pacote. Gente, no mínimo nenhum kkk porque dentre esses que não querem visitar os 3 separadamente, pode ser que alguns queiram conhecer apenas 2. Na verdade, pode ser que todos esses queiram visitar apenas 2, e não 3, logo "zero" seria a reposta.

Vocês poderiam explicar um pouco melhor essa questão, por gentileza?

achismaisb
iniciante

Mensagem por MarioCastro Ter 31 Ago 2021, 11:20

Olá, vou tentar ir por partes.

''...então 120 não falaram que querem (nem que não querem, mas beleza)''
Essa é uma questão de duas opções : ou você vai ou não vai
Não existe esse caminho de ''mas eles não falaram que não querem'', no momento que uma parcela afirma tal coisa, é porque a outra parcela nega tal ato. Se não fosse assim a questão não teria resultado e entraria outras variáveis

Quero deixar claro que todos os 500 entrevistados deram uma resposta se iriam ou não iriam. (Se tivesse a variável de ''não respondeu ou não tinha certeza'' a questão deveria deixar explícito).

Pegando os 100 que não iriam a Alemanha, por exemplo, nessas cem pessoas algumas delas também podem não ir a França ao mesmo tempo ou até mesmo não ir aos 3 países ao mesmo tempo. Somando os 100 + 120 + 170 = 390  esse não é necessariamente o número de pessoas que não iriam aos países, justamente por esse motivo de poder haver interseção entre países.

A questão nos pede o valor mínimo de pessoas que Iriam aos 3 países. Observe que supondo que desses 390, TODOS sejam casos isolados (os 100 que não iriam a Alemanha SÓ não iriam a Alemanha, e assim com os outros) esse seria o valor máximo de pessoas que não iriam aos países, sobrando apenas as pessoas que iriam aos 3 países ao mesmo tempo. 110

Quanto maior for essa interseção (de pessoas que não iriam a 2 países), maior será o número de pessoas que queremos obter na resposta. Mas quanto menor for (zero), menor será o número de pessoas que queremos.

O diagrama de Venn é apenas um desenho para facilitar a nossa imaginação sobre conjuntos, não há uma regra para fazer a questão com as afirmações ou as negações, só que no caso desta eu prefiro fazer por ''negação''.

Não entendi o seu exemplo. Todos querem ir a alguma cidade ? De acordo com as minhas contas um total de 0 pessoas iriam para os 3 lugares.

Sir Winston Churchill
MarioCastro
MarioCastro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagem por achismaisb Sex 03 Set 2021, 10:26

Ahhh agora eu entendi a lógica do exercício!! Realmente, sem intersecção, no mínimo o pacote atenderia a 110. Demorei um pouco mais peguei a ideia haha

E o caso do meu exemplo realmente fica sem sentido depois de entender kkk

Muito obrigado, MarioCastro!

achismaisb
iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste fórum