PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Dúvida] Dimensão

5 participantes

Ir para baixo

[Dúvida] Dimensão Empty [Dúvida] Dimensão

Mensagem por Kongo Qua 20 Abr 2011, 12:01

Olá pessoal.
Gostaria de saber se radiano é dimensão ou não. Tipo qual seria a dimensão da velocidade angular? rad.s^-1 ou s^-1?

Vlw
Kongo
Kongo
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 916
Data de inscrição : 22/01/2011
Idade : 30
Localização : Juiz de Fora - MG

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida] Dimensão Empty Re: [Dúvida] Dimensão

Mensagem por Jose Carlos Qua 20 Abr 2011, 12:18

olá,
..........................................................................rad
Se eu entendi direito, devemos usar rad.s^-1 ou seja: ----- -> radiano por segundo.
............................................................................s
Jose Carlos
Jose Carlos
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 5551
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 73
Localização : Niterói - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida] Dimensão Empty Re: [Dúvida] Dimensão

Mensagem por Euclides Qua 20 Abr 2011, 12:34

Radiano é grandeza adimensional. Velocidade angular, medida em rad/s, tem dimensão de s-1.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida] Dimensão Empty Re: [Dúvida] Dimensão

Mensagem por Elcioschin Sex 22 Abr 2011, 12:11

Motivo de ser adimensional

arco = ângulo*raio ---> ângulo = arco/raio ---> [ângulo] = m/m ----> [ângulo] = 1
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71436
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida] Dimensão Empty Re: [Dúvida] Dimensão

Mensagem por Jose Carlos Sex 22 Abr 2011, 12:22

Valeu mestres, agora entendi a questão.

Obrigado.
Jose Carlos
Jose Carlos
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 5551
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 73
Localização : Niterói - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida] Dimensão Empty Divagações sobre ângulo, "dimensões", unidades, Universo.

Mensagem por rihan Sáb 22 Out 2011, 05:46

Para todos refletirem:

Se eu considerar o radiano adimensional, posso e vou ter que considerar todas as outras atuais 7 "unidades básicas" — o metro (m) [L], a massa (kg) [M], o tempo (s) [T], a corrente elétrica (A) , a temperatura termodinâmica (K) [Θ], a intensidade luminosa (cd) [J] e a quantidade de matéria (mol) [N] — também adimensionais.

Parece que finalmente existem algumas mentes pensantes pensando...

Agora, em outubro de 2011, provavelmente o quilograma será redefinido em termos de mol.

A definição de ângulo deve ser revista também, num futuro próximo, pois, se pensarmos bem, não é algo bem definido. E há muito tempo...

Proclus Lycaeus pensava, e muito. Costumava dizer que o ângulo poderia ser encarado como algo qualitativo ou quantitativo ou, ainda, como uma razão, uma relação.

Euclides o definiu como inclinação. E adotou uma razão para representar os ângulos. Mesmo que a "unidade" fosse o ângulo reto, algo mais qualitativo do que quantitativo, não é mesmo ?

Outros, como uma qualidade, como um desvio. Outros, ainda, como área delimitada pelas retas que formam o ângulo.

Qualquer um que refletir um pouco, verá, como outros já o fizeram em diversas épocas e regiões, que um ângulo é medido em unidades de Π.... Ou de giros, ou de voltas... ou de ciclos... ou de oscilações...

A própria palavra é confusa: no latim vem de "quina". No grego vem de "curvo", "curvado"...

Lá no fundo, no fundo, vamos acabar nos deparando com os números puros persistentes, como o Π, e, i ...

O Número de Avogadro já está aí para ficar de uma vez por todas... no mol.

A ordem de grandeza 10^60 também aparece cada vez mais no Universo...

Números puros ?

Será que a frase de Pitágoras, "Tudo é número", vai vingar de uma vez por todas ?

E, em breve, constataremos que tudo é adimensional ?

Vamos entender que não podemos medir uma curva com uma reta ?

Que dois segmentos de reta de mesmo tamanho e perpendiculares entre si são profundamente diferentes ?

Que se medirmos alguma coisa com uma unidade cada vez menor, essa coisa vai ficar cada vez maior ?

Que só inventamos as unidades e as dimensões costumeiras e ordinárias somente por mero comodismo, praticidade e acabamos nos esquecendo disso ?

Será que um dia vamos adotar finalmente as "Unidades de Planck" ?

E, de uma vez por todas percebermos que só fazemos realmente relações, razões entre grandezas ?

E, tristemente, percerbermos que não pode jamais existir sequer duas coisas iguais ?

Saudações filosóficas.

E vamos lá !


Última edição por rihan em Sáb 22 Out 2011, 14:52, editado 1 vez(es)

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida] Dimensão Empty Re: [Dúvida] Dimensão

Mensagem por Euclides Sáb 22 Out 2011, 14:09

rihan escreveu:Se eu considerar o radiano adimensional, posso e vou ter que considerar todas as outras atuais 7 "unidades básicas" — o metro (m) [L], a massa (kg) [M], o tempo (s) [T], a corrente elétrica (A) , a temperatura termodinâmica (K) [Θ], a intensidade luminosa (cd) [J] e a quantidade de matéria (mol) [N] — também adimensionais.

Atenção estudantes:

Este não é um assunto filosófico ou opinativo. É uma convenção estabelecida internacionalmente e adotada por praticamente todos os países do mundo.

[Dúvida] Dimensão Trak
[Dúvida] Dimensão Trakx
fig. wikipédia

O radiano é definido em unidade de e a velocidade angular tem dimensão de frequência. Alguns autores a chamam de "frequência angular".

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida] Dimensão Empty Re: [Dúvida] Dimensão

Mensagem por rihan Sáb 22 Out 2011, 15:51

Mui Prezado Grão-Mestre Euclides,

Compreendo perfeitamente o seu louvável zelo e o conseqüente alerta aos estudantes.

Obviamente que o radiano, pela sua própria definição, é adimensional.

A razão entre o comprimento [L] de um arco e o comprimento de seu raio [L] só poderia ser um "número puro".

Se reparar, em nehum trecho das minhas "divagações" afirmo o contrário.

O meu intuito não foi causar confusão ou gerar dúvidas nas pessoas incipientes.

Mas foi de estimular, como sempre o faço e continuarei fazendo, a curiosidade e o senso crítico de todos.

Acredito que pensemos da mesma forma: que se o estabelecido não fosse continuamente criticado, a Ciência, fatalmente, pereceria.

E o SI (Sistema Internacional de Unidades), seus antecessores e contemporâneos similares, há bem mais de século, vêm sendo continuadamente criticados e, mesmo a passos lentos, mudanças vêm ocorrendo.

Não me refiro às mudanças de padrões decorrentes de medidas mais precisas, ou daquelas provenientes de alterações nos métodos de aferição das grandezas, ou mesmo das ocorridas impostas pela força e importância do império do período.

Eu me refiro às mudanças conceituais, fruto da análise filosófica e lógica de alguns, que, felizmente, não tiveram o pejo nem tampouco medo de criticar as "verdades absolutas" estabelecidas...

Einstein e outros gigantes são meus ídolos, não somente pelas genialidades ímpares, mas por terem tido essa impetuosidade e consciência de criticar o senso comum reinante.

Uma pena, não ter podido conhecer seus pensamentos sobre o assunto e, mais ainda, não ter havido uma discussão em alto nível com os participantes deste fórum exemplar.

Com apreço e admiração intactas,

Saudações métricas.

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida] Dimensão Empty Re: [Dúvida] Dimensão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos