PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A propaganda e o mercado consumidor

2 participantes

Ir para baixo

A propaganda e o mercado consumidor Empty A propaganda e o mercado consumidor

Mensagem por nAandyys_18 Seg 20 Fev 2017, 17:00

Redação UEFS/BA


Comandos da redação

  • Faça uma relação entre os textos, considerando-os dentro da temática do consumo e, a partir disso, produza um texto argumentativo em que você fala sobre o tema A PROPAGANDA E O MERCADO CONSUMIDOR.
  • Mostre a propaganda como incentivadora de um consumo por necessidade e/ou por impulso.
  • Destaque a importância do anúncio publicitário na mídia e os cuidados que deve ter o público-alvo para discernir o que é realidade e o que é mito da felicidade ou de satisfação pessoal na publicidade.
  • Trabalhe seus argumentos no sentido de explicitar como a propaganda pode agir sobre o cidadão e explore esses argumentos de forma que justifiquem o seu ponto de vista.





Novo Mito da Caverna


     A Revolução Industrial no século XVIII provocou um excedente de produção por conta da elevada produtividade das inovações tecnológicas desenvolvidas nesse período. Consequentemente, a fim de manter o fluxo de capital ativo, desenvolveu-se o capitalismo: ideologia econômica cujo objetivo é aumentar as vendas em busca do máximo lucro. Dentre os inúmeros mecanismos dessa ideologia destaca-se, no panorama atual, a propaganda, uma vez que essa é capaz de persuadir a sociedade visando a efetivação do consumismo, seja ele necessário ou - como na maioria das vezes - supérfluo.

     Associado a isso a propaganda tem relação intrinsecamente ligada ao avanço das desigualdades econômicas. Uma vez que, ao oferecer opções acessíveis de aquisição às demais classes, tais como cartão de crédito, parcelamento, entre outros, repercute no aumento das dívidas para aqueles que não conseguem se organizar diante dessas ofertas, caindo em virtude disso no consumo desenfreado. Tal fato retoma a discussão expressa na dialética aristotélica: os extremos não produzem qualidades somente o meio-termo, ou seja, ter controle dos próprios gastos sem deixar-se manipular e assim aproveitar de forma consciente dos frutos da propaganda.

     Segundo Zygmunt Bauman, pensador contemporâneo, a economia consumista tem que se basear no excesso e no desperdício para se efetivar. Desse modo, a propaganda reconstrói o Mito da Caverna de Platão, fazendo das sombras vistas nessa as necessidades de possuírem determinado produto e assim, associar a autorrealização a adesão do objeto ali retratado. Apesar disso, o papel da propaganda não se resume apenas em vincular fatos ilusórios, mas também, quando utilizada de forma consciente, promover a conscientização social, como ocorre nos anúncios contra o mosquito da dengue. Cabe, portanto, ao público-alvo distinguir, a partir da criticidade, a qual tipo se refere e, dessa forma, não se deixar prender ao mito atualizado da caverna.

     A partir dos fatos descritos fica clara a dualidade quanto o papel da propaganda em relação aos seus efeitos no cidadão devendo ser valorizado seu papel positivo. Para isso se faz necessário o papel da Escola em problematizar o consumismo em relação às propagandas servindo assim como catalisador do desenvolvimento da criticidade. Além disso, recai também o papel da família em, desde a infância, distinguir o supérfluo do que é realmente necessário dando, a partir daí, o passo necessário para desfazer a ilusão do novo Mito da Caverna se atendo ao poder conscientizador da propaganda útil.

nAandyys_18
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 26/11/2015
Idade : 25
Localização : Riachão do Jacuípe, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A propaganda e o mercado consumidor Empty Re: A propaganda e o mercado consumidor

Mensagem por Diego A Qua 03 maio 2017, 16:04

I) A propaganda visa a efetivação do consumismo?
II) A propaganda é ativamente a responsável pela aquisição de cartões de crédito e parcelamentos? Você fez alguma confusão aqui, colocando as responsabilidades em agentes desconexos.
III) Estude como iniciar o parágrafo de argumentação e o de conclusão aqui AQUI
IV) Publicidade é a divulgação de informações. Propaganda é o estímulo a aquisição.

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos