Dilatação Térmica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dilatação Térmica

Mensagem por lucas1915 em Sex Fev 17 2017, 13:54

(Fuvest 97) Dois termômetros de vidro idênticos, um contendo mercúrio (M) e outro água (A), foram calibrados
em 0 °C e 37 °C, obtendo-se as curvas M e A, da altura da coluna do líquido em função da temperatura. A
dilatação do vidro pode ser desprezada. Considere as seguintes afirmações:

I - O coeficiente de dilatação do mercúrio é aproximadamente constante entre 0 °C e 37 °C.

II - Se as alturas das duas colunas forem iguais a 10 mm, o valor da temperatura indicada pelo termômetro de
água vale o dobro da indicada pelo de mercúrio.

III - No entorno de 18 °C o coeficiente de dilatação do mercúrio e o da água são praticamente iguais.

Podemos afirmar que só são corretas as afirmações
a) I, II e III
b) I e II
c) I e III
d) II e III
e) I

Resposta : C ( Dúvida: não entendi o porque da 3° afirmativa esta correta se a variação do volume de ambas as substancias são diferentes, isso não deveria acontecer em 37°? )

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
lucas1915
iniciante

Re: Dilatação Térmica

Mensagem por Willian Honorio em Sex Fev 17 2017, 14:08

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Pesquise se antes sua questão já não foi respondida aqui no fórum pois duplicidade é contra as regras. Abraço.
Willian Honorio
Matador
Matador

Mensagem por lucas1915 em Sex Fev 17 2017, 14:15

Desculpa, mas poderia responder a minha dúvida? , pois naquele post não está sendo referido nada sobre a 3° afirmação
lucas1915
iniciante

Mensagem por Elcioschin em Sex Fev 17 2017, 18:32

Lucas

As Regras do fórum não permitem a repostagem de uma questão existente.

Poste a sua dúvida enviando uma nova mensagem no post da questão original. Ela será reaberta, passará a a ocupar o 1º lugar da fila e todos que dela participaram serão avisados por e-mail.
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Pré-Iteano em Sex Maio 05 2017, 17:06

Desculpe por desbloquear o tópico, mas acho que nesse caso o erro foi do autor do outro tópico, que não postou a questão por completo; assim, o lucas1915 não pôde se referir à afirmativa que estava lhe causando dúvida.

Também não entendi o porquê de a III estar certa, pois não são informadas as alturas iniciais das colunas. Considerando que sejam iguais, estaria errada, ao meu ver.

Monitor
Monitor

Mensagem por Euclides em Sex Maio 05 2017, 17:27

Pré-Iteano escreveu:Desculpe por desbloquear o tópico, mas acho que nesse caso o erro foi do autor do outro tópico, que não postou a questão por completo; assim, o lucas1915 não pôde se referir à afirmativa que estava lhe causando dúvida.

Também não entendi o porquê de a III estar certa, pois não são informadas as alturas iniciais das colunas. Considerando que sejam iguais, estaria errada, ao meu ver.
Nesse entorno, uma tangente à curva da água é paralela à curva do mercúrio.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Pré-Iteano em Sex Maio 05 2017, 17:33

Euclides escreveu:
Pré-Iteano escreveu:Desculpe por desbloquear o tópico, mas acho que nesse caso o erro foi do autor do outro tópico, que não postou a questão por completo; assim, o lucas1915 não pôde se referir à afirmativa que estava lhe causando dúvida.

Nesse entorno, uma tangente à curva da água é paralela à curva do mercúrio.

Ahhh, é verdade. Eu estava comparando a variação da altura para o mercúrio e para a água entre 0 e 18 graus, mas isso só faria sentido caso o coeficiente de dilatação da água fosse constante nesse intervalo, o que não é.

Valeu, Euclides!

Monitor
Monitor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: