PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Química no ITA

Ir para baixo

Química no ITA Empty Química no ITA

Mensagem por Lucas Frazão Qua 01 Fev 2017, 17:19

Quase todos os anos(senão todos) a prova de química aborda questões em que o aluno precisa ter a resposta na 'ponta da língua'. Por exemplo,no vestibular mais recente tinha uma questão na parte dissertativa que envolvia a desmineralização do esmalte dentário juntamente com o ácido láctico e a ureia,no vestibular anterior uma questão objetiva pedia os produtos resultantes ao borbulha-se gás cloro em solução aquosa diluída de hidróxido de sódio.Em suma,queria saber se existir algum material que apresente algumas fórmulas/reações/compostos que geralmente não são encontradas em livros de ensino médio.Sei que é normal do ITA cobrar esse tipo de questão mas eu não faço curso específico e acabo por optar em 'catar' fórmulas/reações/compostos que eu acho conveniente para o nível do ITA.Grato desde já!
Lucas Frazão
Lucas Frazão
Jedi
Jedi

Mensagens : 247
Data de inscrição : 04/05/2015
Idade : 26
Localização : Teresina,PI,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Química no ITA Empty Re: Química no ITA

Mensagem por Convidado Qua 01 Fev 2017, 17:46

Material assim eu não sei. Mas nos livros didáticos de química, há sempre tópicos sobre alguns compostos (uso, obtenção etc).
No Atkins, nos últimos capítulos fala principalmente sobre isto.
Algo interessante que eu vi recentemente é o alumina. Vi que muitos compostos de Al2O3 com impurezas, na verdade, são pedras bem valiosas.

O ITA faz isso não para testar o aluno, mas para que ninguém tire 10.
Se bem que é bom saber aplicar conhecimentos aprendidos com a vida prática.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Química no ITA Empty Re: Química no ITA

Mensagem por Convidado Qua 01 Fev 2017, 18:09

lucasfrazao escreveu:Quase todos os anos(senão todos) a prova de química aborda questões em que o aluno precisa ter a resposta na 'ponta da língua'. Por exemplo,no vestibular mais recente tinha uma questão na parte dissertativa que envolvia a desmineralização do esmalte dentário juntamente com o ácido láctico e a ureia,no vestibular anterior uma questão objetiva pedia os produtos resultantes ao borbulha-se gás cloro em solução aquosa diluída de hidróxido de sódio.Em suma,queria saber se existir algum material que apresente algumas fórmulas/reações/compostos que geralmente não são encontradas em livros de ensino médio.Sei que é normal do ITA cobrar esse tipo de questão mas eu não faço curso específico e acabo por optar em 'catar' fórmulas/reações/compostos que eu acho conveniente para o nível do ITA.Grato desde já!
Se fizer uma busca mais profunda vai achar as apostilas do PENSI elas cobrem toda a matéria do IME/ITA.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Química no ITA Empty Re: Química no ITA

Mensagem por Lucas Frazão Qua 01 Fev 2017, 18:52

RioBrancoabc,o Atkins só tenho a 3º edição em pdf.Você tem alguma edição mais recente?Qual outro livro que você me recomenda?
nanzinho12,dei uma olhada na net aqui e não encontrei as apostilas do PENSI.Você tem elas aí?
Lucas Frazão
Lucas Frazão
Jedi
Jedi

Mensagens : 247
Data de inscrição : 04/05/2015
Idade : 26
Localização : Teresina,PI,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Química no ITA Empty Re: Química no ITA

Mensagem por Convidado Qua 01 Fev 2017, 19:09

Eu uso a versão impressa, edição 5. É o de química geral, não o de físico-química.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Química no ITA Empty Re: Química no ITA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos