PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UFG) Processos de regionalização

4 participantes

Ir para baixo

(UFG) Processos de regionalização Empty (UFG) Processos de regionalização

Mensagem por Giovana Martins Qua 11 Jan 2017, 21:20

Leia o trecho a seguir: O processo de regionalização, ou a constituição de áreas da superfície terrestre, deu-se a partir de fenômenos como o desenvolvimento de economias locais, as migrações, as conquistas e os intercâmbios comerciais. CORRÊA, Roberto L.
"Região e organização espacial". 2 ed. São Paulo: Ática, 1987. [Adaptado]. 

Considerando o fragmento acima, o fenômeno que dá origem à regionalização do continente americano em América Anglo-Saxônica e América Latina tem por referência:

a) o tipo de sistema socioeconômico adotado pelos países, ao instituir suas formas de organização social e o modo de produção.
b) o nível de industrialização e as desigualdades sociais em que se encontram os países no cenário internacional.
c) a divisão internacional do trabalho que define os países de acordo com sua especialização produtiva em matérias-primas ou produtos industrializados.
d) o processo histórico de colonização dos países, ao adotarem as línguas inglesa, portuguesa e espanhola como elemento de hegemonia cultural.
e) a formação de blocos econômicos regionais decorrentes da nova ordem mundial e da inserção dos países na economia de mercado.

O que há de errado com a alternativa "e"?

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7576
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFG) Processos de regionalização Empty Re: (UFG) Processos de regionalização

Mensagem por Convidado Dom 15 Jan 2017, 20:43

Boa noite, Giovana,

Eu acho que a formação de blocos econômicos é posterior à regionalização.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(UFG) Processos de regionalização Empty Re: (UFG) Processos de regionalização

Mensagem por Giovana Martins Dom 15 Jan 2017, 22:17

Entendo. Obrigada.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7576
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFG) Processos de regionalização Empty Re: (UFG) Processos de regionalização

Mensagem por Convidado Seg 16 Jan 2017, 09:27

Mais uma coisa, perguntei ao meu professor de História sobre isso, e ele me respondeu: "o primeiro bloco econômico mundial formado foi o BENELUX (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), lá pelos anos 50. É a sementinha do Mercado Comum Europeu, que hoje virou a Zona do Euro. Já a regionalização do continente americano, não é algo que se estabelece em algum momento. São territórios colonizados por saxões, latinos... então, entendo que, com o tempo, passaram a associar a América aos países que a colonizaram. Quando isso se deu? Sei lá. Talvez no século XIX, ou antes até. Bem antes da formação de blocos econômicos regionais. Mas tô só raciocinando sobre a questão."

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(UFG) Processos de regionalização Empty Re: (UFG) Processos de regionalização

Mensagem por Giovana Martins Seg 16 Jan 2017, 11:15

Muito obrigada, José! Questão difícil affraid Shocked.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7576
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFG) Processos de regionalização Empty Re: (UFG) Processos de regionalização

Mensagem por Convidado Seg 16 Jan 2017, 16:11

Disponha!  Very Happy

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(UFG) Processos de regionalização Empty Re: (UFG) Processos de regionalização

Mensagem por GranTorino Qua 25 Abr 2018, 10:16

Revivendo o Tópico:

Por que não pode ser a letra B? 

Obrigado desde já!
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFG) Processos de regionalização Empty Re: (UFG) Processos de regionalização

Mensagem por Pedro Celso Silva Qui 26 Abr 2018, 10:19

GranTorino escreveu:Revivendo o Tópico:

Por que não pode ser a letra B? 

Obrigado desde já!
De nada tem a ver desigualdade social e baixo nível de industrialização com a formação de blocos econômicos.Basta os países terem vontade de se unir e também, de se integrar.
Existe um bloco chamado SADC,que é um bloco econômico africano,e nele, há uma mistura entre países industrializados (como África do Sul) e outros,ainda agrários,como o Lesoto e outros. O embrião da União Européia,o BENELUX,nasceu em 1944. Ali, Bélgica,Holanda e Luxemburgo,países que compunham o bloco estavam em ruínas por causa da Segunda Guerra Mundial. Mesmo assim,o bloco ainda existia. É uma aliança comercial,com zero tarifas alfandegárias e impostos no preço de produtos comercializados entre si.
E outra coisa: Ele fala do que fortalece. O nosso próprio Mercosul tem essas disparidades. Disparidades irão existir em qualquer bloco econômico. Vejamos o MERCOSUL: Brasil e Argentina são industrializados. O Brasil beeeemmm mais que a Argentina. Paraguai é muito pouco industrializado, vive da soja. Uruguai vive do turismo e agropecuária, exportação de grãos. Venezuela idem,que vive da exportação de petróleo. E mesmo assim,o bloco existe!

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

(UFG) Processos de regionalização Empty Re: (UFG) Processos de regionalização

Mensagem por Pedro Celso Silva Qui 26 Abr 2018, 10:20

Convidado escreveu:Mais uma coisa, perguntei ao meu professor de História sobre isso, e ele me respondeu: "o primeiro bloco econômico mundial formado foi o BENELUX (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), lá pelos anos 50. É a sementinha do Mercado Comum Europeu, que hoje virou a Zona do Euro. Já a regionalização do continente americano, não é algo que se estabelece em algum momento. São territórios colonizados por saxões, latinos... então, entendo que, com o tempo, passaram a associar a América aos países que a colonizaram. Quando isso se deu? Sei lá. Talvez no século XIX, ou antes até. Bem antes da formação de blocos econômicos regionais. Mas tô só raciocinando sobre a questão."
BENELUX foi criado em 1944. CECA 1948,e posteriormente foi se expandindo

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

(UFG) Processos de regionalização Empty Re: (UFG) Processos de regionalização

Mensagem por dd0123 Qua 27 Fev 2019, 17:44

Eu já entendi por que a A está certa e concordo. Entretanto, ainda estou com dúvida.

A questão traça um tema à regionalização que seria "a partir de fenômenos como o desenvolvimento de economias locais, as migrações, as conquistas e os intercâmbios comerciais"

Aí a letra D diz que a origem dessa regionalização seria:

d) o processo histórico de colonização dos países, ao adotarem as línguas inglesa, portuguesa e espanhola como elemento de hegemonia cultural.

Qual é o erro dessa alternativa então, uma vez que região é definido pelo critério que será analisado?


Estou em dúvida porque no caso do Brasil o desenvolvimento da economia, as conquistas e migrações e etc(como diz no enunciado)  tem muita ligação com o nosso processo de colonização, tendo inclusive muita influência no tipo socioeconômico adotado, nas formas de organização social e etc. como diz na letra A...   Por exemplo, o fato de ainda termos muita herança: os latifúndios, a agro exportação, o patriarcalismo, o racismo, etc..


Por favor me corrijam se eu estiver errado
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(UFG) Processos de regionalização Empty Re: (UFG) Processos de regionalização

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos