PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aprofundamento em Química I

2 participantes

Ir para baixo

Aprofundamento em Química I Empty Aprofundamento em Química I

Mensagem por Pietro Tavares Ter 03 Jan 2017, 10:20

Amigos,

Estou estudando Química I pelo livro do Feltre, mas saio meio insatisfeito ao final de cada capítulo. A maioria dos exercícios são muito simples, alguns até imediatos, não se comparam com o que eu me deparei no último vestibular da Fuvest.
Gostaria de uma recomendação para aprofundamento, pensei no Treinamento em Química do Nelson Santos ou em listas e complementos teóricos do Rumo ao ITA mas vim perguntar aqui antes pra ver se alguém poderia me indicar um material "mais oficial".

Meu foco é a Fuvest (química não faz partes das minhas específicas).

Obrigado desde já!
Pietro Tavares
Pietro Tavares
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundamento em Química I Empty Re: Aprofundamento em Química I

Mensagem por Giovana Martins Ter 03 Jan 2017, 10:44

Olá, Pietro!

Assim como você eu também estudo para a FUVEST. Vou ser sincera com você, não acho que os exercícios propostos pelo Feltre sejam tão fracos assim, na verdade, eu acho que são os exercícios da FUVEST é que são criativos e diferentes do padrão, o que os torna um pouco mais difíceis de resolver. Quanto às listas de exercícios, mesmo as do ITA sendo bem mais difíceis do que aquilo que você vai ver na FUVEST, talvez valha a pena (com algumas exceções, pois há alguns tópicos que aparecem no ITA e não aparece na FUVEST. Tenha o edital sempre a mão para que não perca tempo estudando o que não cai.). Eu costumo pegar listas de exercícios de física e matemática do ITA e dá para aprender algumas coisas diferentes por estas listas e que podem ajudar na FUVEST. Quanto ao Nelson Santos eu não o conheço.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Pietro Tavares Qua 04 Jan 2017, 07:11

Oi Giovana,

É como você falou, os exercícios são muito diferentes do padrão. Eu acabei não estudando química para essa última Fuvest pois larguei a faculdade meio em cima do vestibular e tinha decidido focar em matemática e física só mesmo que são minhas específicas, enfim.. Nunca tive tanta dificuldade numa prova de química, eu simplesmente não sabia por onde começar a resolver a questão, como interpretar as infinitas tabelas, gráficos e dados experimentais. Claro que eu não lembrava de muita coisa do Ensino Médio mas ainda assim não esperava ter ido tão mal.
Isso abriu meus olhos e decidi levar a matéria bem mais a sério.

Agora, quanto as listas do ITA, concordo com você. De fato cai muita coisa lá que não cai na Fuvest, mas como eu pretendo prestar ITA/IME também vou buscar me aprofundar em Eletroquímica, Estequiometria e dar uma olhada em coisas estranhas que sempre caem (tipo a Equação de Nernst) etc..

Enfim, quanto ao livro do Nelson, já ouvi falarem muito bem dele. Infelizmente não tem completo em PDF, qualquer dia vou numa livraria dar uma olhada nele..

Abraços!
Pietro Tavares
Pietro Tavares
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo