Equação trigonométrica
5 participantes
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Equação trigonométrica
(senx)^2-senx.cosx-2(cosx)^2=a para quais valores de "a" a equação possui solução.
ROCHAleonardo42- Iniciante
Re: Equação trigonométrica
Não sei se entendi muito bem, apresentarei minha resolução.
Para calcular o máximo e o mínimo de , derivamos a expressão acima e igualamos a zero.
Após alguma álgebra, encontramos os valores a seguir.
Do resultado obtido, tiramos a imagem da função.
Como , encontraremos um intervalo para "a".
... (x -1)
Deve ser isso o que procura. Se alguém possuir uma forma de resolver esse problema sem o uso de derivadas, apresente. Agradecerei.
Para calcular o máximo e o mínimo de , derivamos a expressão acima e igualamos a zero.
Após alguma álgebra, encontramos os valores a seguir.
Do resultado obtido, tiramos a imagem da função.
Como , encontraremos um intervalo para "a".
... (x -1)
Deve ser isso o que procura. Se alguém possuir uma forma de resolver esse problema sem o uso de derivadas, apresente. Agradecerei.
gilberto97- Fera
Existe um modo sim Gilberto, denominado "truque do triângulo retângulo (com catetos 1 e 3 e hipotenusa k)":
f(θ) = 1.senθ + 3.cosθ ---> |k| = √(1² + 3²) = √10 ---> f(θ) = √10.[(√10/10).senθ + (3.√10/10).cosθ]
cosφ = √10/10 ---> senφ = 3.√10/10 ---> f(θ) = √10.[cosφ.senθ + senφ.cosθ ---> f(θ) = √10.sen(θ + φ)
Valor máximo de sen(θ + φ) = 1 ---> (θ + φ)máx = √10
Agora é só prosseguir
f(θ) = 1.senθ + 3.cosθ ---> |k| = √(1² + 3²) = √10 ---> f(θ) = √10.[(√10/10).senθ + (3.√10/10).cosθ]
cosφ = √10/10 ---> senφ = 3.√10/10 ---> f(θ) = √10.[cosφ.senθ + senφ.cosθ ---> f(θ) = √10.sen(θ + φ)
Valor máximo de sen(θ + φ) = 1 ---> (θ + φ)máx = √10
Agora é só prosseguir
Elcioschin- Grande Mestre
Obrigado, mestre Elcio. Fico admirado com o tempo que o senhor dedica ao fórum, tirando nossas dúvidas.
gilberto97- Fera
Gilberto
Adotei em minha vida uma máxima também adotada pelo Administrador Euclides:
"Faça as coisas com prazer, inclusive o trabalho."
Tenho prazer em ensinar: fiz isto em boa parte da minha vida, inclusive no trabalho.
Tenho tempo disponível pois sou aposentado.
Devo tudo o que consegui na vida ao ensino público, principalmente a faculdade pública. Porque não retribuir, ensinando?
Daí a participar do fórum, quando fui convidado, foi um passo!
Tenho prazer em ensinar: fiz isto em boa parte da minha vida, inclusive no trabalho.
Devo tudo o que consegui na vida ao ensino público, principalmente a faculdade pública. Porque não retribuir, ensinando?
Você tem a minha admiração, mestre. Parabéns!!Elcioschin escreveu:Gilberto
Abraços.
Thomas Prado- Jedi
São pessoas como o Mestre Élcio que nos mostram que o mundo ainda tem solução!!!
petras
O mundo tem muitas pessoas com este modo de pensar.
O próprio fórum tem muitas pessoas sérias, dedicadas, que valorizam o conhecimento e estão plenamente aptas a desempenhar um importante papel na sociedade.
Só falta uma liderança para obterem sucesso: um exemplo, um apoio, um empurrãozinho de nada e elas conseguirão.
Minhas mãos são apenas umas das que podem dar este empurrãozinho. E muitas me ajudaram no passado (de todas elas, aquelas com as quais eu mais aprendi e pelas quais tenho o maior afeto são aquelas que apontaram meus erros, com alguns "puxões de orelha", e me colocaram no caminho certo)
O mundo tem muitas pessoas com este modo de pensar.
O próprio fórum tem muitas pessoas sérias, dedicadas, que valorizam o conhecimento e estão plenamente aptas a desempenhar um importante papel na sociedade.
Só falta uma liderança para obterem sucesso: um exemplo, um apoio, um empurrãozinho de nada e elas conseguirão.
Minhas mãos são apenas umas das que podem dar este empurrãozinho. E muitas me ajudaram no passado (de todas elas, aquelas com as quais eu mais aprendi e pelas quais tenho o maior afeto são aquelas que apontaram meus erros, com alguns "puxões de orelha", e me colocaram no caminho certo)
Mestre, tenho o prazer de compartilhar com o seu pensamento de solidariedade e retribuição por aquilo que a vida lhe deu. O prazer de ajudar é algo que nos conforta e não tem preço.
Apesar de ainda não ter aposentado mas já acima dos 50, é gratificante poder ajudar a minha maneira, já que não tenho a sua vivência na matemática, àqueles que precisam e também ser grato quando minhas dúvidas (e não são poucas) são solucionadas. Espero que esse espírito cada vez mais prevaleça nas pessoas e dessa forma o "Conjunto Solução" torne este país um lugar cada vez melhor para se viver.
Apesar de ainda não ter aposentado mas já acima dos 50, é gratificante poder ajudar a minha maneira, já que não tenho a sua vivência na matemática, àqueles que precisam e também ser grato quando minhas dúvidas (e não são poucas) são solucionadas. Espero que esse espírito cada vez mais prevaleça nas pessoas e dessa forma o "Conjunto Solução" torne este país um lugar cada vez melhor para se viver.
petras
Até então não tinha consultado o seu perfil. Eu imaginava você um "garotão" entusiasmado, preparando-se para um vestibular, ou cursando uma faculdade.
Qual não foi minha surpresa ao ler a sua mensagem e olhar seu perfil!
De qualquer modo, comparado comigo você é ainda um garotão!!! E certamente entusiasmado, como eu. E tem prestado uma ajuda incrível a todos os usuários do fórum. Vamos então, juntos, ajudar a colocar o restante da garotada no rumo.
Até então não tinha consultado o seu perfil. Eu imaginava você um "garotão" entusiasmado, preparando-se para um vestibular, ou cursando uma faculdade.
Qual não foi minha surpresa ao ler a sua mensagem e olhar seu perfil!
De qualquer modo, comparado comigo você é ainda um garotão!!! E certamente entusiasmado, como eu. E tem prestado uma ajuda incrível a todos os usuários do fórum. Vamos então, juntos, ajudar a colocar o restante da garotada no rumo.
Página 1 de 2 • 1, 2