PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O "poder" da talha exponencial de Arquimedes!

2 participantes

Ir para baixo

O "poder" da talha exponencial de Arquimedes! Empty O "poder" da talha exponencial de Arquimedes!

Mensagem por Luís Qua 30 Mar 2011, 11:46

O "poder" da talha exponencial de Arquimedes! Estati4

"A invenção da talha exponencial é atribuída a Arquimedes (287?-212 a.C.), proeminente matemático e inventor grego, que viveu grande parte de sua vida na cidade grega de Siracusa (hoje pertencente à Sicília), servindo ao rei Hieron.
Conta a história que Arquimedes, querendo mostrar a eficiência de sua invenção e aumentar o prestígio do rei Hieron perante a população, preparou uma demonstração espetacular.
Arquimides pediu a um grupo de soldados que retirasse um dos navios da frota real da água e o arrastasse até a areia da praia. Com grande esforço o grupo de soldados conseguiu realizar a tarefa.
Com o navio já colocado sobre a areia, Arquimedes ligou o sistema de roldanas ao casco e convidou o rei Hieron para puxar a extremidade da corda que pendia da talha. Então, sem grande esforço, o rei conseguiu, sozinho, arrastar o enorme navio sobre a areia da praia, causando com isso surpresa geral dos espectadores. Naturalmente, tal feito contribuiu para aumentar ainda mais o prestígio de Arquimedes junto ao rei."
Paulo Cesar M. Penteado, Física - Conceitos e Aplicações


Última edição por Euclides em Qua 30 Mar 2011, 12:03, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : inclusão de uma ilustração)

Luís
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1177
Data de inscrição : 09/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

O "poder" da talha exponencial de Arquimedes! Empty Um pouco mais sobre Arquimedes

Mensagem por Euclides Qua 30 Mar 2011, 13:41

Arquimedes nasceu em Siracusa, cidade da Sicília, em 287 a.C. e foi educado em Alexandria, Egito.

Seu trabalho mais conhecido é o famoso Princípio de Arquimedes aplicado à Hidrostática, segundo o qual "um corpo mergulhado num líquido recebe de baixo para cima uma força que é igual ao peso da massa de líquido deslocada." Disso decorre a natureza do empuxo. Consta que Aquimedes teve o "insight" quando entrava numa banheira cheia de água que transbordou com a entrada de seu corpo. Arquimedes teria saído nú e gritando entusiasmado: "- Eureka, Eureka!" o que em grego significa "encontrei".

Arquimedes também teria sido o inventor de armas de guerra como o "fogo grego" , petardos incendiários lançados por catapulta.

Sua morte, segundo Plutarco, foi pelas mãos de um soldado romano quando o general Marcelo tomou Siracusa. Arquimedes estaria absorto com um problema e não se dera conta da invasão da cidade. Interpelado pelo soldado que entrou em sua casa, Arquimedes não lhe teria feito caso o que fez com que o soldado, irritado, o matasse.

A propósito do uso de roldanas e alavancas teria dito: "Dê-me um ponto de apoio e eu moverei o mundo". Quando morreu contava 75 anos.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos