PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vasos comunicantes

3 participantes

Ir para baixo

Vasos comunicantes Empty Vasos comunicantes

Mensagem por Japagridoce Qui 08 Dez 2016, 21:58

(PUC-SP) A figura representa um bule transparente de café ao ser tombado para que a bebida seja servida. O bule pode ser considerado como um sistema de vasos comunicantes em que o bico do recipiente comunica-se com o corpo principal

Vasos comunicantes 2ntem4g

A respeito da situação, são feitas as afirmativas:

I. Ao tombarmos o bule para servir o café, a superfície livre da bebida fica à mesma altura h em relação à linha de referência do sistema, tanto no bico como no corpo principal do bule, pois a pressão sobre a superfície livre do café é a mesma em ambos os ramos deste sistema de vasos comunicantes.
II. Se o café fosse substituído por óleo, a superfície livre do líquido não ficaria a uma mesma altura h em relação à linha de referência do sistema nos dois ramos do bule (bico e corpo principal) pois o óleo é mais denso do que o café.

O gabarito é o I somente, o que me deixou em dúvida. O item II não está certo? Supondo que ambos os pontos sofram somente a pressão atmosférica nas duas situações: d1.g.h1=d2.g.h2 (1 para café e 2 para o óleo), não haveria como h2=h1, pois invalidaria a equação...
Japagridoce
Japagridoce
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 24
Localização : Londrina, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos comunicantes Empty Re: Vasos comunicantes

Mensagem por Elcioschin Qui 08 Dez 2016, 23:45

Trocando o café por óleo, não muda nada em relação às duas alturas (As únicas coisas que mudam são a densidade e a viscosidade)

Se a I está certa, a II está errada, pois ela afirma que vai mudar.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71436
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos comunicantes Empty Re: Vasos comunicantes

Mensagem por Euclides Qui 08 Dez 2016, 23:47

O item II não está comparando altura de óleo e café, mas as alturas em cada ramo com um mesmo líquido.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Vasos comunicantes Empty Re: Vasos comunicantes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos