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Brasil cai no PISA... e agora?

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Mensagem por rodrigoneves Qua 07 Dez 2016, 18:20

O desempenho do Brasil no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) nunca foi algo digno de nota, mas, entre 2012 e 2015, pela primeira vez em muitos anos, os alunos brasileiros apresentaram uma piora.
Lanço a discussão: o que precisa mudar na nossa educação? E, já antevendo uma resposta: COMO haverão de ser implementadas as mudanças?
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Brasil cai no PISA... e agora? Empty Re: Brasil cai no PISA... e agora?

Mensagem por Convidado Qua 07 Dez 2016, 18:42

Quem precisa mudar são as pessoas que moram aqui.

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Mensagem por Convidado Qua 07 Dez 2016, 19:56

RioBrancoabc escreveu:Quem precisa mudar são as pessoas que moram aqui.
Concordo, o que se precisa mudar é a cultura.

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Brasil cai no PISA... e agora? Empty Re: Brasil cai no PISA... e agora?

Mensagem por rodrigoneves Qui 08 Dez 2016, 11:42

Usuariomane3 escreveu:
RioBrancoabc escreveu:Quem precisa mudar são as pessoas que moram aqui.
Concordo, o que se precisa mudar é a cultura.
Como? Vamos sentar e esperar?
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Brasil cai no PISA... e agora? Empty Re: Brasil cai no PISA... e agora?

Mensagem por portionn Qui 08 Dez 2016, 12:50

Acredito que a reforma da educação proposta pelo Governo Federal promoveria uma melhora na educação, afinal, o estudante estaria focado na sua área de escolha, estimulando-o a estudar mais e apenas o que tem proficiência.

Esse sistema é inspirado no sul-coreano, que tem ótimos resultados. Obviamente nossa cultura e a mentalidade do brasileiro médio é diferente da de lá, porém, tudo precisa ter um começo.

Não direi que essa é a única alternativa salvadora da pátria, mas, ao meu entendimento, ficar do jeito que está, com esses resultados horríveis no PISA (no qual, na América do Sul, só somos melhores que o Peru), é que não dá pra ficar.
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Brasil cai no PISA... e agora? Empty Re: Brasil cai no PISA... e agora?

Mensagem por Convidado Qui 08 Dez 2016, 15:35

rodrigoneves escreveu:
Usuariomane3 escreveu:
RioBrancoabc escreveu:Quem precisa mudar são as pessoas que moram aqui.
Concordo, o que se precisa mudar é a cultura.
Como? Vamos sentar e esperar?
Não. Só mandar 93% da população embora.

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Brasil cai no PISA... e agora? Empty Re: Brasil cai no PISA... e agora?

Mensagem por rodrigoneves Qui 08 Dez 2016, 16:00

portionn escreveu:Acredito que a reforma da educação proposta pelo Governo Federal promoveria uma melhora na educação, afinal, o estudante estaria focado na sua área de escolha, estimulando-o a estudar mais e apenas o que tem proficiência.

Esse sistema é inspirado no sul-coreano, que tem ótimos resultados. Obviamente nossa cultura e a mentalidade do brasileiro médio é diferente da de lá, porém, tudo precisa ter um começo.

Não direi que essa é a única alternativa salvadora da pátria, mas, ao meu entendimento, ficar do jeito que está, com esses resultados horríveis no PISA (no qual, na América do Sul, só somos melhores que o Peru), é que não dá pra ficar.

Estou aberto a compreender melhor, mas até o momento não vejo com bons olhos a reforma.
Em primeiro lugar, as nossas escolas não estão estruturadas para, do dia para a noite, receberem os alunos em tempo integral. Os alunos do matutino teriam que tomar tempo dos alunos do vespertino e vice-versa, ou seja, será preciso construir muitos novos prédios, o que demanda um investimento pesado - ainda mais complicado com a aprovação da PEC 55.
Além disso também não me parece uma boa ideia a flexibilização do currículo, pelo menos não da forma como se propôs. Quer dizer, durante mais de um ano o estudante escolhe apenas uma área e abre mão completamente das demais. Não acho que seja bom para a formação dos cidadãos. Há de se considerar também que as escolas não serão obrigadas a oferecer todas as opções (apenas duas), ou seja, muitos alunos (principalmente de escolas públicas) possivelmente vão escolher uma ou outra formação não por ser a que lhe apetece mais, mas porque era "o que tinha".
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Brasil cai no PISA... e agora? Empty Re: Brasil cai no PISA... e agora?

Mensagem por portionn Qui 08 Dez 2016, 17:33

rodrigoneves escreveu:
portionn escreveu:Acredito que a reforma da educação proposta pelo Governo Federal promoveria uma melhora na educação, afinal, o estudante estaria focado na sua área de escolha, estimulando-o a estudar mais e apenas o que tem proficiência.

Esse sistema é inspirado no sul-coreano, que tem ótimos resultados. Obviamente nossa cultura e a mentalidade do brasileiro médio é diferente da de lá, porém, tudo precisa ter um começo.

Não direi que essa é a única alternativa salvadora da pátria, mas, ao meu entendimento, ficar do jeito que está, com esses resultados horríveis no PISA (no qual, na América do Sul, só somos melhores que o Peru), é que não dá pra ficar.

Estou aberto a compreender melhor, mas até o momento não vejo com bons olhos a reforma.
Em primeiro lugar, as nossas escolas não estão estruturadas para, do dia para a noite, receberem os alunos em tempo integral. Os alunos do matutino teriam que tomar tempo dos alunos do vespertino e vice-versa, ou seja, será preciso construir muitos novos prédios, o que demanda um investimento pesado - ainda mais complicado com a aprovação da PEC 55.
Além disso também não me parece uma boa ideia a flexibilização do currículo, pelo menos não da forma como se propôs. Quer dizer, durante mais de um ano o estudante escolhe apenas uma área e abre mão completamente das demais. Não acho que seja bom para a formação dos cidadãos. Há de se considerar também que as escolas não serão obrigadas a oferecer todas as opções (apenas duas), ou seja, muitos alunos (principalmente de escolas públicas) possivelmente vão escolher uma ou outra formação não por ser a que lhe apetece mais, mas porque era "o que tinha".

A questão do período integral não é tão complicada no fator físico (estrutural) quanto parece. Obviamente não temos uma estrutura satisfatória para o aluno nas escolas de hoje, porém, transformá-las em integral não iria piorar o que já temos. Vou lhe dar o exemplo do Rio, onde muitas escolas foram transformadas em escolas de período integral de um ano para outro (inclusive, na minha rua, tem uma dessas). Porém, isso demanda investimentos secundários, como mais gasto em energia, salário e alimentação. 

Sobre a flexibilização do currículo, eu acho isso bem mais interessante para o jovem. Ele ainda teria todas as matérias no primeiro ciclo, porém, compactadas e escolhidas a dedo os temas mais pertinentes. Por exemplo: Se um aluno X quer trabalhar como assistente social, pra ele pouco importa saber sobre números complexos e logaritmos, o que ele precisa é o conhecimento básico matemático (porcentagem, operações básicas, juros, resolução de problemas do cotidiano e por aí vai), assim, os professores trabalhariam com ele, mais adiante, ele se especializaria no ensino da sociologia, da história, geografia e linguagens, onde seria o seu foco de trabalho. A mesma coisa vale para alguém que deseja ser um biólogo ou engenheiro, mudando apenas as matérias específicas. Assim, a escola estimula o jovem a estudar e focar nas provas de vestibulares estudando o que gosta, diminuindo e muito a evasão escolar (que é um grande problema para o país).

O que me deixa com um pé atrás nessa reforma é o perigo da falta de um professor nas redes públicas. Se com as treze matérias obrigatórias atuais já era um desastre não ter um professor (eu mesmo não tive professor de duas matérias no meu primeiro ano do ensino médio), imagina em uma abrangência menor de disciplinas? Não ouvi sobre ter apenas duas grades mínimas obrigatórias, mas, isso também seria um problema muito grave. É preciso que todas as matérias estejam disponíveis, ou, se isso é realmente impossível de cumprir que hajam escolas (públicas) oferecendo a grade em um raio de não maior que 1km para que o estudante não seja prejudicado.
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Brasil cai no PISA... e agora? Empty Re: Brasil cai no PISA... e agora?

Mensagem por Convidado Qui 08 Dez 2016, 18:32

Faz tempo que eu não venho aqui, mas olha se um aluno tomar a decisão de escolher geografia e depois ele ver que não era aquilo mas já ter terminado o ensino médio, oque ele vai fazer outro ensino médio,e além do mais já é difícil para um jovem de 16/17 anos escolher a profissão que ele quer pelo resto da vida, imagina com 13/14, e mais a pessoa não saber a história está fadada a cometer os mesmos erros de seus antepassados, não parando por aqui não conhecer filosofia, geografia sociologia, deixa apessoa alienada, eu mesmo só  fui compreender o tão importante essas matérias são para o nosso desenvolvimento quando eu estava terminando o ensino médio, eu realmente amo matemática física e química, mas eu sei que saber português é imprescindível[size=32].[/size]

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Mensagem por Convidado Qui 08 Dez 2016, 18:34

Não vou continuar essa discussão, pois tenho que estudar agora, desculpem.

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