PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Em terra de cego

Ir para baixo

Em terra de cego Empty Em terra de cego

Mensagem por Sinal Ter 06 Dez 2016, 15:11

Tema da redação: http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/propostas/pos-verdade-opiniao-publica-e-democracia.htm

______________________________________

Em terra de cego


É notório que o tratamento dado à informação sofreu mudanças consideráveis com o desenvolvimento da comunicação, principalmente em relação aos elementos que conferem a ela veracidade. Na formação da opinião pública, os fatos objetivos estão se tornando menos influentes do que o apelo à emoção e à crença pessoal. Este fenômeno, conceituado no termo “pós-verdade”, prejudica a democracia e traz consequências significativas para as sociedades humanas.



Sabe-se que o regime de governo democrático é vivenciado por meio do consenso daqueles que possuem o direito ao voto, sejam nas eleições, plebiscitos ou referendos, que dinamizam a participação dos cidadãos nas decisões políticas e governamentais. É justamente na composição desta anuência que os prejuízos à democracia se manifestam: basta que uma informação corresponda ao imaginário popular para que ela seja tomada como verdade, não importando se os fatos confirmam a não-relação de um candidato com uma prática reprovável pela sociedade, por exemplo.



Além disso, é necessário ressaltar que o impacto da pós-verdade não se restringe apenas às decisões políticas de responsabilidade dos cidadãos, mas também na dinâmica social da qual fazem parte. Quando conceitos subjetivos – como as crenças e as emoções – tornam-se juízes da verdade, o fato cede lugar para as interpretações sobre o fato, permitindo não somente o consenso sobre algo incerto, como também uma fragmentação da sociedade em grupos de opiniões distintas e injustificáveis. Assim, quando o propósito é decidir sobre algo, o consenso impera, mas quando o objetivo é defender uma tese, a discórdia se perpetua.



Diante do exposto, observa-se que os prejuízos causados à democracia e os efeitos na dinâmica das sociedades humanas são inerentes à adoção da pós-verdade no trato das informações veiculadas. Desta forma, a única possibilidade de se combater este comportamento é incentivar as pessoas a tratarem o fato objetivo de maneira desvinculada das suas consequências emocionais, sustentando suas opiniões, primeiramente, sobre “o que” e “o como” aconteceu, e não no “porquê” de ter acontecido.    
_________________________________
Agradeço a quem se dispuser a corrigir. Meu foco são concursos públicos em geral. 
Sinal
Sinal
Padawan
Padawan

Mensagens : 56
Data de inscrição : 29/06/2015
Idade : 26
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos