PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvidas especificas! IME ITA

2 participantes

Ir para baixo

Duvidas especificas! IME ITA Empty Duvidas especificas! IME ITA

Mensagem por Germaneagle Dom 27 Nov 2016, 03:26

Ola gente, eu sou bem novo neste site, meu nome é Thiago, tenho 16 anos e quero entrar no IME(ITA também me atrai muito). Como acabei de terminar o ensino medio, tenho que começar o meu estudo, e usei esse site para formular uma opiniao, por favor me corrija, adicione qualquer comentário ou critica(talvez é pouco livro, ou livro demais), que seja, será extremamente útil para mim, pois acabei de terminar o ensino médio, e ja estou começando a estudar. Ae gente, desculpa pelo excesso de perguntas que vou fazer aqui, tenho tantas, to tentando nao repetir nenhuma que vi no site...

So começando aqui, sei que horario é algo bem pessoal, mas em torno de física, quimica, portugues e matematica, recomendam tempo, mais ou menos, que devo dedicar em cada uma delas? Sabado e domingo estudo? Não quero exagerar e ser ineficiente, mas sei que uma hora faz muita diferença em longo prazo. Outra coisa, em termos de vestibulares para pesquisar exercícios bons, onde recomendariam?

Iniciando com Matemática, 

1-FEM(Iezzi) Do que entendo é ideal a lida do volume 1 até o 10, no entanto os grandes destaques deles são o 9 e 10(A parte de geometria). Vejo alguns substituírem o volume 5 para ir direto para o livro de Morgado de Analise Combinatoria e Probabilidade. 

2-Noções de Matemática(Arej) Na minha visão de certa forma melhor para estudo militar do que o iezzi, se juntar com exercicios da internet para complementar. Mas muitos recomendam utilizar dos dois ao mesmo tempo , sendo o destaque do arej os vol 6 e 7. Se quiser pode pegar apenas pegue o vol 9 e 10 do Iezzi e o resto Arej.

3-Topicos de Matematica, só ouvi coisas boas desse, no entanto, não tenho certeza de como se compara aos outros dois, ou se vale apena pegar(eu não sou ruim em matemática, mas sei la, se for valer a pena eu estudo ele, eu gosto de estudar mesmo), dizem que da maturidade na matemática, então parece ser lucro.

Aprofundando,

1-Analise Combinatoria e Probabilidade(Morgado)
2-Geometria(I e II) (Morgado) Principalmente o II, dizem que é inicialmente bem complicado, no entanto quando acostuma, tranquilamente domina a geometria, obtendo mais do que o suficiente para o IME/ITA nessa parte da matematica.
3- Matematica em Nivel IME ITA (Caio Guimarães)  
4- Apostila de teoria de numeros(3 primeiros capitulos)
5- Lindski - é bom ter, mas o cara é universitario, então não deve cobrar muita coisa, né? 
6- Elementos da Matemática (sei pouco dele)

OBS: O livro majorando-matemática para vestibulares IME ITA, oque aconteceu com ele? Soube que eram tão incrível e nem vejo mais no mercado livre, nem no vest seller.

Outros livros que talvez vocês reconhecem(valem a pena gente?):

1- Luis Lopes - Manual da Exponencial e Logarítmo, e tambem o Progressões 
2- Geometria Una vision de la planimetría
3- Matemática no Vestibular do IME
4- Matemática no Vestibular do ITA

Além disso tem mais? Também, exercícios, qual é uma boa estrategia de procurar? Devo procurar eles durante ou depois de terminar um volume ou livro? Além dos peruanos, rascos e as antigas provas, tem alguns outros que recomendam?

 Chegando em Física,

1-Física Classica- Não tenho certeza de algo, uso o de 3 volumes(que tenho, a versão mais nova) ou de 5 volumes que ouvi falar de.
2-Topicos da Física - sem duvidas, sendo que após o primeiro volume, ja entra em:
3- Fundamentos da mecanica- eu li um cara dizendo que até recomenda ir direto pra esse, invez de fazer o primeiro vol de topicos de fisica
4-A Física no Vestibular do IME
4.2-Mecanica para vestibulando IME ITA(Renato Brito)-Tenho pouco conhecimento desse, deixa na lista?
5- Saraeva(lindski da fisica)
5-Halliday- Depois de uma analizada, to pensando que não sera muito util
6-Irodov e Kosel

Vocês conhecem esses livros?:

-Fisica una vision analitica del movimiento 
-Ótica e Fisica morderna IV young and feedman

Ouvi pouco sobre eles, seriam bons para se juntar aqueles livros ali em cima? Estou achando pouco conteúdo, essa quantidade está normal?

Entrando em quimica,

1- Feltre, não sei se estou em desvantagem se utilizo a versão mais nova, mas sei que é clássico, e penso em juntar ele com Usberco e Salvador. Por que gosto deles, mas não sei se vale eu adicionar/substituir algum com Martha/Tito/Machado/Brady/Canto. Ou se tiver um ordem para usar eles, ou apenas usar volumes específicos. Um que ouvi sugerir é Usberco volume 3 pra organica é otimo, e junta com volume 1 e 2 de brady, por exemplo. Outra coisa, é melhor o feltre com setsu ou o mais novo sem ele?
2- Atkins- depois desses de base, direto pro grande atkins(volume 5 é o melhor?).
3.1- Russel
3.2-Problemas e Exercicios de Quimica - Renato Garcia
3.3-Problemas de Fisico-Quimica - Nelson Santos
4-Brady?
5-Treinamento em quimica ime ita unicam nelson

Portugues, nem sei onde começar, ja me recomendaram alguns livros, mas não lembro deles, sendo que ele é uma grande difficuldade minha, não sei se realizar provas anteriores me prepara o sufficiente.

Em relação a ordem de estudo dessas materias??? Não sei direito, tentei botar na ordem, mas deve estar bem errada.

Dicas que eu ouvi(tenho poucas):
-Deixar questões para no futuro voltar e realizar elas
-Nos livros de alto nivel só olhar a parte que é cobrado(meio obvio mas eu achei interessante quando ouvi)
-Vê esse video: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Sites legais:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] para embasamento)

Esse site foi incrivel encontrar, a comunidade é ativa e prestativa. Tenho maior parte desses livros/apostilas(que eu nunca sonharia de obter)graças a vocês, um cursinho é impossivel, e professor particular é difficil pra mim, então qualquer dica, qualquer coisa, pode ser muito differencial! Espero que estejam tendo um otimo dia,  obrigado ae por ter lido ate aqui, eu to cheio de pergunta e acabei desabafando tudo aqui.

Abraços,
Thiago


Última edição por Germaneagle em Dom 27 Nov 2016, 17:14, editado 2 vez(es)
Germaneagle
Germaneagle
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 04/10/2016
Idade : 24
Localização : Teresópolis, Rio de Janeiro e Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas especificas! IME ITA Empty Re: Duvidas especificas! IME ITA

Mensagem por Condensador Dom 27 Nov 2016, 05:06

Eu também estou me preparando para ime/ita,só que mais para o ita.

A coleção do Iezzi é boa e super rápida terminar,o tempo é muito necessário vai te ajudar muito.

Não conheço muito a coleção do aref,mas tem muitas páginas e vai possivelmente se você pega-lo primeiro vai demorar mais tempo para fechá-lo

Tópicos de matemática os três volumes são muito bons,mas requer uma boa  base para entender os passos utilizados.

Combinatória  e de geometria do Morgado para o ita, fechá-los, vai consumir  muito tempo, melhor selecionar questões que podem vir a cair.

no ita não costuma muito cobra teoria dos números,mas  é interessante saber usar,no ime eu não sei.

Elementos de matemática tem as teorias bem explicadas e questões de nível ime pro finais do capítulo . só sei do volume 0(e matemática básica) e 2(geometria)

Os Física clássicas tem bastante páginas vai demorar um pouco se você pegá-lo primeiro.mas são muito bons,a teoria explicada direitinho os exercícios ajudam a fixar

Tópicos de físca um livro prático, se feito em paralelo com o física clássica,vai te ajudar muito.

Os livros do renato,são muito bons,mas é melhor você estudar antes os tópicos de física e os física clássica,só para garantir o entendimento.

Saraeva,irodov e kósel  é interessante selecionar as questões

 Feltre  tem coisas que Usberco,assim como Usberco tem coisas que o feltre não tem,se estudar ambos  vai se interessante,nunca toquei no martha reis,o tito e canto é bom,estudei por ele primeiro porque foi mais rápido de terminar os assuntos.

Aprofundamento em química não sei muita coisa,mas falaram que é interessante pegar o treinamento ime/ita/unicamp e olhar as questões, se não souber  uma parte que não tenha nos livros do ensino médio,é bom estudar o Atkins,mas só a parte de físico-químico,que cai mais.

Sempre é bom saber gramática,mas a jogada ler os resumos das obras na internet,se você não as tiver lido.

Resolver as provas passadas é importantíssimo,mesmo que você não saiba o assunto.
Condensador
Condensador
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 18/03/2015
Idade : 24
Localização : Manaus - AM - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas especificas! IME ITA Empty Re: Duvidas especificas! IME ITA

Mensagem por Germaneagle Dom 27 Nov 2016, 14:58

Obrigado!!! Em relação a fisica classica, tenho apenas o de 3 volumes, e tem pessoas que recomendam o de 5 volumes. Estou perdendo muita coisa com o de 3?
 E o feltre, falam da versao antiga com o setsu, é melhor usar ele ou o mais recente?
Germaneagle
Germaneagle
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 04/10/2016
Idade : 24
Localização : Teresópolis, Rio de Janeiro e Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas especificas! IME ITA Empty Re: Duvidas especificas! IME ITA

Mensagem por Condensador Dom 27 Nov 2016, 17:18

5 de volumes tem mais questões.nunca peguei os 3 volumes,mas já comparei a quantidade de questões.

 O feltre antigo não sei.
Condensador
Condensador
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 18/03/2015
Idade : 24
Localização : Manaus - AM - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas especificas! IME ITA Empty Re: Duvidas especificas! IME ITA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos