PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

(FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo Empty (FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo

Mensagem por Pietro Tavares Qua 16 Nov 2016, 22:02

Pessoal,

Gostaria de uma indicação quanto uma espécie de "roteiro de estudo" ou algumas indicações básicas de por onde começar o estudo dessa belíssima ciência.
Não encontrei nada satisfatório junto à isso na internet. O fato da filosofia ser uma área tão ampla, com tantos autores, correntes filosóficas e conceitos, faz com que ela exija, na minha opinião, um estudo com método e organização.

Não estou estudando-a para vestibular e pretendo estudá-la por bastante tempo, já tive um certo contato com alguns autores e correntes de pensamento, mas nada muito substancial.
Alguém seria capaz de me indicar os primeiros passos?


Obrigado desde já!
Pietro Tavares
Pietro Tavares
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 29/09/2016
Idade : 26
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo Empty Re: (FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo

Mensagem por karnstein Qua 16 Nov 2016, 22:58

Por experiência própria, sugiro o estudo pautado na ordem cronológica dos filósofos mas, antes, estude o período ao qual estão inseridos. "O homem é produto do meio", já dizia Rousseau. Os pensamentos filosóficos mudam de acordo com as mudanças sociais, econômicas, etc. Maquiavel concebeu O Príncipe após uma série de disputas monárquicas, por exemplo. Tenha em mente que um pensamento será, em parte, oposto ao pensamento anterior (Aristóteles em tudo discordava de seu mestre Platão, o que é representado pela Obra "A Escola de Atenas").