PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

(FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo Empty (FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo

Mensagem por Pietro Tavares Qua 16 Nov 2016, 22:02

Pessoal,

Gostaria de uma indicação quanto uma espécie de "roteiro de estudo" ou algumas indicações básicas de por onde começar o estudo dessa belíssima ciência.
Não encontrei nada satisfatório junto à isso na internet. O fato da filosofia ser uma área tão ampla, com tantos autores, correntes filosóficas e conceitos, faz com que ela exija, na minha opinião, um estudo com método e organização.

Não estou estudando-a para vestibular e pretendo estudá-la por bastante tempo, já tive um certo contato com alguns autores e correntes de pensamento, mas nada muito substancial.
Alguém seria capaz de me indicar os primeiros passos?


Obrigado desde já!
Pietro Tavares
Pietro Tavares
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 29/09/2016
Idade : 26
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo Empty Re: (FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo

Mensagem por karnstein Qua 16 Nov 2016, 22:58

Por experiência própria, sugiro o estudo pautado na ordem cronológica dos filósofos mas, antes, estude o período ao qual estão inseridos. "O homem é produto do meio", já dizia Rousseau. Os pensamentos filosóficos mudam de acordo com as mudanças sociais, econômicas, etc. Maquiavel concebeu O Príncipe após uma série de disputas monárquicas, por exemplo. Tenha em mente que um pensamento será, em parte, oposto ao pensamento anterior (Aristóteles em tudo discordava de seu mestre Platão, o que é representado pela Obra "A Escola de Atenas"). 
Para facilitar, eis um site com a ordem cronológica de vários filósofos (não apenas os mais famosos) com o período ao qual estavam inseridos para facilitar a sua busca na compreensão do "meio" http://portalfk.blogspot.com.br/2008/04/filsofos-por-ordem-cronolgica-em.html
karnstein
karnstein
Jedi
Jedi

Mensagens : 204
Data de inscrição : 12/10/2016
Idade : 27
Localização : goiânia, goiás, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo Empty Re: (FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo

Mensagem por Pietro Tavares Qui 17 Nov 2016, 09:45

karnstein,

Simplesmente maravilhoso esse site que você mandou, vi inúmeros pensadores pelos quais tenho muito interesse. Vou buscar estudar um pouco de história geral antes mesmo de começar a estudar cada período e pensador, já que, como todo bom "ex-iteano", meus conhecimentos nessa área são pífios.

Obrigado pelo direcionamento, você deixou bem mais simples.
Abraço!
Pietro Tavares
Pietro Tavares
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 29/09/2016
Idade : 26
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo Empty Re: (FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo

Mensagem por Onemaeus Qui 17 Nov 2016, 11:53

Já que você está iniciando, recomendo o livro A História da Filosofia, de Will Durant. A leitura é fácil e agradável. O livro, porém, não vai a fundo sobre os Pré-Socráticos, e também não cobre a Filosofia Medieval; o trabalho de filósofos importantes como René Descartes, Thomas Hobbes e John Locke também são omitidos. Esse livro vale a pena principalmente por causa da sua abordagem genial da filosofia de Immanuel Kant, que é de difiícil entendimento para muitos iniciantes.

Entretanto, se você quer uma obra mais abrangente e completa, o livro História da Filosofia Ocidental, de Bertrand Russell, é uma excelente opção e muitas vezes considerada leitura obrigatória para quem quer entrar no mundo da filosofia; mas alerto que será necessário um pouco de esforço para compreendê-la(aqui no Brasil ela é comumente dividida em volumes, pois é um livro bastante extenso).

Também recomendo o livro Os Problemas da Filosofia, também do mesmo autor citado anteriormente. Para uma melhor abordagem introdutória sobre os Pré-Socráticos e sobre Sócrates, Platão e Aristóteles, frequentemente cito a obra O Sonho da Razão, de Anthony Gottlieb. Também recomendo o livro Uma Nova História da Filosofia Ocidental, de Antonhy Kenny; é uma obra também muito boa e completa. Creio que se você ler as primeiras duas recomendações, você ganhará uma boa base sobre as ideias dos principais filósofos; a partir disso, você poderá começar a ler e será capaz de entender com maior facilidade as obras de cada um deles. Boa sorte.

Onemaeus
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 11/08/2016
Idade : 28
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

(FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo Empty Re: (FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo

Mensagem por Pietro Tavares Qui 17 Nov 2016, 13:23

Onemaeus,

Obrigado pelas recomendações, vou percorrê-las na ordem em que você as citou.
Confesso que apesar do meu grande apreço pela filosofia de Kant, não fui capaz de entender quase nada da "Fundamentação da Metafísica dos Costumes"..
Me interesso bastante pela filosofia oriental também, sobretudo a chinesa. Você por acaso recomenda alguma obra em específico para o estudo desta?

Abraço.
Pietro Tavares
Pietro Tavares
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 29/09/2016
Idade : 26
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo Empty Re: (FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo

Mensagem por Onemaeus Qui 17 Nov 2016, 17:28

Nunca tive muito interesse em filosofia oriental, logo não posso fazer recomendações úteis; mas o livro O Tao da Física, de Fritjof Capra, talvez possa lhe interessar. Quanto a filosofia chinesa, o livro Analectos, de Confúncio, é um bom começo.

Onemaeus
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 11/08/2016
Idade : 28
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

(FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo Empty Re: (FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo

Mensagem por Pietro Tavares Qui 17 Nov 2016, 18:28

Ótimo, darei uma olhada nestes também.

Faço aqui mais um agradecimento aos dois.
Abraços
Pietro Tavares
Pietro Tavares
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 29/09/2016
Idade : 26
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo Empty Re: (FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo

Mensagem por Convidado Qui 17 Nov 2016, 19:54

Boa tarde, Pietro,

Recomendo que você estude pelo livro Filosofando - Introdução à Filosofia de Maria Lúcia de Arruda Aranha e de Maria Helena Pires Martins. Esse livro (que eu peguei na minha antiga escola é atualizado, de 2013) e é o melhor livro de filosofia que eu já vi. Pois ele tem até temas de redação (recomendo fazer os temas de redaçção depois que você tiver um conhecimento avançado em Filosofia), indicaçação de livros e filmes no posfácio.  
Já em questão de livros paradidáticos, recomendo os livros da Editora Série Filosofar, talvez eles te interessem.

Um abraço.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo Empty Re: (FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo

Mensagem por Pietro Tavares Qui 17 Nov 2016, 21:43

Prezado José Ricardo,

O livro parece ser ótimo, de fato. Achei seu sumário formidável.
Passarei por ele primeiro, em seguida vou aprofundando em ordem cronológica com as ótimas indicações que recebi neste tópico.
Obrigado.

[]'s
Pietro Tavares
Pietro Tavares
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 29/09/2016
Idade : 26
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo Empty Re: (FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo

Mensagem por Nina Luizet Sex 18 Nov 2016, 11:28

Pietro Tavares escreveu:
Obrigado pelas recomendações, vou percorrê-las na ordem em que você as citou.
Confesso que apesar do meu grande apreço pela filosofia de Kant, não fui capaz de entender quase nada da "Fundamentação da Metafísica dos Costumes"..
Me interesso bastante pela filosofia oriental também, sobretudo a chinesa. Você por acaso recomenda alguma obra em específico para o estudo desta?

Abraço.

Eu (opinião sincera) acho Kant um autor super difícil de entender ! (Acho bem mais simples Habermas, Foucault, Deleuze ou Jean Baudrillard)
Como você ainda é iniciante na Filosofia, recomendo muito o livro da Marilena Chauí e os livros da coleção Bernoulli de 2014, 2 Volumes
Não entendo nada de Filosofia Oriental, kkk (só estudo arte - e arte oriental - por hobby, gosto de ficar analisando as características das obras do período Edo, enfim haha)
Boa sorte e bons estudos !
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

(FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo Empty Re: (FILOSOFIA) - Roteiro de Estudo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos