PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Figuras de Linguagem

3 participantes

Ir para baixo

Figuras de Linguagem Empty Figuras de Linguagem

Mensagem por estudantemduvida Qui 10 Nov 2016, 16:42

http://tinypic.com/view.php?pic=2ep3cwp&s=9#.WCcO8WorLIUFiguras de Linguagem Texto3_LP
No poema, o poste é associado à própria vida do eu poético.
Nessa associação, a imagem do poste se constrói pelo seguinte recurso da linguagem:
(A) anáfora
(B) metáfora
(C) sinonímia
(D) hipérbole
Na verdade eu acertei essa questão marcando metáfora (comparação implícita entre poste e pessoa), entretanto queria saber se  o conectivo "como"em “como alguém que procurasse o chão para repouso”, não deixaria a figura mais próxima de uma comparação do que uma metáfora. 

Última edição por estudantemduvida em Sáb 12 Nov 2016, 11:27, editado 4 vez(es)

estudantemduvida
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Figuras de Linguagem Empty Re: Figuras de Linguagem

Mensagem por hugo araujo Sex 11 Nov 2016, 14:18

Tenho a mesma dúvida.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por estudantemduvida Qui 28 Dez 2017, 14:10

up

estudantemduvida
Iniciante

Mensagem por Thanos Qui 28 Dez 2017, 19:51

Figuras de Linguagem F7a7a810

A metáfora consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real, mas em virtude da circunstância que nós as associamos em decorrência de certas semelhanças, tendo um caráter subjetivo .

Tem comparação no poema, além de outras figuras de linguagem, entretanto, a menção ao poste, no texto, é uma metáfora, as demais alternativas não apresentam coerência.
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagem por estudantemduvida Ter 02 Jan 2018, 01:32

Na verdade a minha dúvida é em relação ao trecho que a banca usou para justificar a metáfora.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Banca:
Ao comparar implicitamente o poste a uma pessoa em “como alguém que procurasse o chão para repouso”, formula-se uma metáfora, que se caracteriza justamente como uma comparação implícita ou subentendida.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A definição de metáfora pressupõe que não seja usado o conectivo "como", pois nesse caso iria recair numa comparação. Eu só queria confirmar isso, pq quando bati o olho na justificativa da banca, não achei coerente.
Eu não fiquei em dúvida em relação a resposta, pq eu sei que há metáforas no texto, mas sim no trecho que a banca usou para fazer a justificativa.
Eu agradeço todos os comentários acima.

estudantemduvida
Iniciante

Mensagem por Thanos Ter 02 Jan 2018, 02:20

estudantemduvida escreveu:Na verdade a minha dúvida é em relação ao trecho que a banca usou para justificar a metáfora.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Banca:
Ao comparar implicitamente o poste a uma pessoa em “como alguém que procurasse o chão para repouso”, formula-se uma metáfora...

Ok...

"Agora o poste se inclina para o chão -- como alguém"...

Suponho que a banca usou o trecho para "comprovar" que o poste se trata de alguém.
A metáfora está justamente aí (além de uma certa prosopopeia).

Agora, sua dúvida é antiga eim, ela ainda persiste?
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagem por estudantemduvida Ter 02 Jan 2018, 15:40

Thanos escreveu:
estudantemduvida escreveu:Na verdade a minha dúvida é em relação ao trecho que a banca usou para justificar a metáfora.
Banca:
Ao comparar implicitamente o poste a uma pessoa em “como alguém que procurasse o chão para repouso”, formula-se uma metáfora...

Ok...

"Agora o poste se inclina para o chão -- como alguém"...

Suponho que a banca usou o trecho para "comprovar" que o poste se trata de alguém.
A metáfora está justamente aí (além de uma certa prosopopeia).

Agora, sua dúvida é antiga eim, ela ainda persiste?

Eu sei que a questão é simples e de fato eu tinha acertado, mas eu não concordei com a justificativa da banca, então por isso coloquei aqui, pq precisava de uma segunda opinião.
Eu vou mandar o link da banca da uerj:
[size=15]http://www.revista.vestibular.uerj.br/questao/questao-objetiva.php?seq_questao=1575

[/size]
Na verdade o problema para mim como disse acima foi o trecho que a banca usou para justificar a metáfora.

A metáfora como alternativa está correta, mas a explicação da banca para a metáfora está errada a meu ver, pois o conectivo "como" indicaria uma comparação e não uma metáfora.

Eu vou colocar um trecho de um artigo de como diferenciar metáfora e comparação (eu sei que vc sabe, mas é só para embasar o meu argumento):

"A comparação e a metáfora são muito parecidas. Ambas empregam as palavras fora do seu sentido normal, por analogia. A diferença entre elas está no uso de termos comparativos.
A comparação usa alguns termos de conexão para comparar características entre dois ou mais elementos. Por exemplo: Os olhos dela eram como duas jabuticabas. 
A metáfora é um tipo de comparação implícita, sem termo comparativo, estabelecendo uma relação de semelhança, usando termos com significados diferentes do habitual. Por exemplo: A menina é um doce!
Fonte: http://educacao.globo.com/portugues/assunto/figuras-de-linguagem/comparacao-e-metafora.html

Eu acredito que a metáfora é construída pelo acréscimo de sentimentos humanos ao poste "o mesmo poste de quando a gente brincava de pique e de esconder"  transparecendo saudade de alguém e de certo modo trata-se de um poema triste. (tive a ajuda de um amigo para encontrar esse trecho)

Essa dúvida é antiga, na época eu tinha começado a estudar visando medicina, mas tive alguns problemas financeiros e tive que trabalhar integralmente deixando de lado os estudos, mas estou voltando novamente na ativa e quando fui recomeçar literatura, lembrei desse tópico, então por isso eu reativei.

Obrigado pela ajuda.

estudantemduvida
Iniciante

Mensagem por Thanos Ter 02 Jan 2018, 15:52

Hm, acredito que você tem razão. E, bons estudos agora que está "de volta". Espero que possa auxiliar outros estudantes em dúvida por aqui, hehe.
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagem por estudantemduvida Ter 02 Jan 2018, 16:28

Thanos, eu acho que poderei ajudar o pessoal mais com exatas..hahah
Literatura juntamente com outras humanas são matérias traumáticas para mim pq estudei em escola pública ruim e fiz curso técnico, então tenho um projeto de pelo menos 2 anos para poder competir.
Eu vou estudar sozinho em casa juntamente com curso online e plantão de dúvidas para complementar, então esse fórum de dúvidas será um grande parceiro para mim durante o ano inteiro.
Feliz ano novo e obrigado!

estudantemduvida
Iniciante

Mensagem por Thanos Ter 02 Jan 2018, 16:38

Feliz ano novo.
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi