PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Carga elétrica ! Dúvida...

3 participantes

Ir para baixo

Carga elétrica ! Dúvida... Empty Carga elétrica ! Dúvida...

Mensagem por alissonsep Sáb 19 Mar 2011, 15:31

Pessoal estava lendo o livro de biologia, pra ser mais preciso, a parte substâncias orgânicas, Lipídios, onde o mesmo tem várias sub-classificações entre elas temos os fosfolipídios que diz o seguinte:

" Além de álcool e ácido graxo, possuem ácido fosfórico e uma molécula nitrogenada. O ácido fosfórico ioniza-se ( perde prótons ) e adquire carga elétrica negativa; a molécula nitrogenada ganha prótons e adquire carga elétrica positiva "

Pessoal minha dúvida refere-se ao que está em negrito, que uma vez falando de eletricidade vi o professor falar q a partícula fica com carga elétrica positiva quando perde elétrons, ou seja está com excesso de prótons, e fica com carga elétrica negativa quando ganha elétrons, mas nunca prótons porque para se tirar prótons do núcleo do átomo é necessário um processo nuclear chamado fissão nuclear.

Então fiquei com essa dúvida: Como O ácido fosfórico Perde prótons ? Isso acontece de outra maneira, ou esse conceito de eletricidade que falei acima só pode ser aplicado à física ?

Agradeço a quem me esclarecer essa dúvida martilizante !

Obrigado
alissonsep
alissonsep
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1523
Data de inscrição : 21/10/2010
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Carga elétrica ! Dúvida... Empty Re: Carga elétrica ! Dúvida...

Mensagem por Euclides Sáb 19 Mar 2011, 15:52

Olá alissonsep,

primeiro vou cumprimentá-lo pela atenção com que está estudando. Sua dúvida mostra que você confere o que lê à luz do que já aprendeu.

É verdade que nos fenômenos elétricos a carga que tem mobilidade é o elétron. Aqui porém trata-se da dissociação de um ácido que possui o elemento Hidrogênio. Lembremo-nos que quando o hidrogênio perde um elétron o que resta é um próton. Veja como é o ácido fosfórico:

Carga elétrica ! Dúvida... Fosfori

quando aquele hidrogênio deixa a molécula, o faz como um íon positivo, que é, na verdade, um próton.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Carga elétrica ! Dúvida... Empty Re: Carga elétrica ! Dúvida...

Mensagem por alissonsep Sáb 19 Mar 2011, 16:28

Sensacional Mestre, muito bom mesmo, excelente explicação, agora consegui compreender !!

Obrigado.
alissonsep
alissonsep
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1523
Data de inscrição : 21/10/2010
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Carga elétrica ! Dúvida... Empty Re: Carga elétrica ! Dúvida...

Mensagem por Elcioschin Sáb 19 Mar 2011, 19:33

Complementando

Nos metais, que são bons condutores, a corrente elétrica é constituída do movimento de elétrons livres.
O motivo é que os prótons tem muita inércia e não conseguem se movimentar(eles permanecem presos no interior da matéria).

Já nos líquidos e gases, o movimento não é de elétrons; é de íons (cargas positivas-cátions e cargas negativas-ânions). Neste caso estas cargas se movimental com facilidade.

Um exemplo disso é a eletrólise de água salgada: quando você aplica uma diferença de potencial entre os eletrodos, os cátions Ca se separam dos ânions Cl e cada um deles se dirige para o eletrodo de sinal contrário.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71605
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Carga elétrica ! Dúvida... Empty Re: Carga elétrica ! Dúvida...

Mensagem por alissonsep Dom 20 Mar 2011, 09:34

Obrigado amigo, excelente complemento !

alissonsep
alissonsep
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1523
Data de inscrição : 21/10/2010
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Carga elétrica ! Dúvida... Empty Re: Carga elétrica ! Dúvida...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos