PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

OBF nivel II 3ª fase

+3
OXYNEW
BiaNobile
Pedro Prado
7 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase - Página 3 Empty OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por Pedro Prado Sáb 08 Out 2016, 18:27

Relembrando a primeira mensagem :

Eae, como vocês foram, porque na experimental eu fui extremamente mal e pior que também não fui tão bem na teórica pra segurar medalha nela, e vocês?
Pedro Prado
Pedro Prado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 553
Data de inscrição : 05/06/2015
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


OBF nivel II 3ª fase - Página 3 Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por Pedro Prado Seg 10 Out 2016, 14:31

pxpc2 escreveu:
Pedro Prado escreveu:
pxpc2 escreveu:



só um colega meu que já tinha visto muito bem física 3 que se deu bem. - Esse foi o problema, só as pessoas que já viram o assunto conseguiram um desempenho bom/razoável

A teórica ficou bem legal, dentro do esperado. - achei difícil

Como fazia a 1ª da teórica? aquela que tinha dois tubos inclinados girando. Quais eram os conceitos envolvidos?
também pensei em densidade e centrífuga; Na situação inicial eles estão parados, então analisando empuxo e peso sabemos que a esfera branca é a de menor massa, e tals, só explicar isso de empuxo. Na outra situação, é imprimido uma velocidade angular w né, assim eu pensei no referencial não inercial da situação, onde temos uma força centrífuga, na qual, analogamente a centrípeta, cresce em função da velocidade e da _massa_. Assim, tudo de maior massa no sistema vai pra ponta e logo tudo de menor massa (logo menor densidade) vai pro fundo. Acho que tá certo :S
Dei essa resposta!
Pedro Prado
Pedro Prado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 553
Data de inscrição : 05/06/2015
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase - Página 3 Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por OXYNEW Seg 10 Out 2016, 19:07

Galera,quem não enviou,tenta enviar uma mensagem(Ou talvez a que eu coloquei ) para a coordenação para se manifestar contra a adoção da prova experimental como 40% da prova.
Desde já agradeço pela atenção!
O site é esse:http://www.sbfisica.org.br/v1/olimpiada/2016/index.php/component/contact/contact/8-contacts/3?Itemid=303

OXYNEW
Jedi
Jedi

Mensagens : 232
Data de inscrição : 05/03/2016
Idade : 22
Localização : Ipatinga,MG

Ir para o topo Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase - Página 3 Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por BiaNobile Ter 11 Out 2016, 01:58

Das questões que vocês acham que acertaram, quais foram as respostas de vocês? Ou se acham que não acertaram a resposta final, mas o raciocínio principal sim, qual foi?
Este ano está mais difícil ter uma noção do gabarito, já que a maioria não tem certeza de se o que colocou está certo, mas debater as questões na minha opinião sempre é algo que agrega.
BiaNobile
BiaNobile
Iniciante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 23
Localização : Osasco, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase - Página 3 Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por Pedro Prado Ter 11 Out 2016, 19:05

Minhas respostas e questões até onde desenvolvi

1) Falei de densidade/ força centrípeta ( e centrífuga no referencial não inercial)

5) Só achei os ângulos de entrada e saída em relação à normal e ao eixo x
r=30, i=45 (na saída também) e em relação ao eixo x dava um valor que não lembro.

6)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Esse alfa é o ângulo entre o centro da circunferência que ele pedia e a vertical (que eu achei um valor bem zuado para o cosseno e aí a expressão acima ficou bem mais feia)

7) 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

10) Essa eu fiz besteira, errei uma conta lá

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

11) Fazendo +uo=a e -uo=b, são 6 átomos, 4 com configuração "a" e 2 com configuração "b". Essa probabilidade é uma distribuição binomial onde P(a)=3/4 e P(b)=1-P(a)=1/4

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

12) 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Pedro Prado
Pedro Prado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 553
Data de inscrição : 05/06/2015
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase - Página 3 Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por OXYNEW Ter 11 Out 2016, 21:59

Gostaria de compartilhar com vocês a resposta do coordenador geral da OBF(Não vou citar nomes).
Prezado Matheus, 
O que foi solicitado foi uso de equipamentos para medidas de grandezas físicas e análise de erros em medidas experimentais, não há desacordo com o programa. Por outro lado, todos sabem da grande distância entre o ensino público e privado...pois é não foi sempre assim, na minha época em geral só fazia escola particular quem não conseguia passar na pública...e a OBF não seria um lugar onde se estimula resolver problemas que em geral não são abordados no curso regular? Qtos alunos já tinham manuseado um multímetro?, mesmo depois de entrar na universidade pode se ver isto, muitos poucos. Fazendo o caminho de passo a passo, com manual e ppria prova explicando, um aluno mesmo nunca ter manuseado poderia ser capaz de fazer uma medida simples de resistencia ou tensão, isto não seria um desafio?, A nota em si não diz nada, não reprova o aluno, nem classifica para série superior, mas a oportunidade de ver algo que não se vê nas escolas acho muito legal, mesmo que tenha ficado três horas quebrando cabeça sem conseguir muita coisa, foi uma oportunidade única. Estes kits, bem como do ano passado estamos doando para as escolas públicas participantes da OBF, estou terminando uma apostila com tudo que pode se fazer com estes kits. Não seria uma oportunidade para as escolas públicas pelo menos ter estes experimentos e dispor, para justamente estes alunos interessados e curiosos, que talvez teria somente em escolas particulares?. Se é para cobrir as matérias das escolas em geral, ou cobrar provas parecidas dadas na escola, não haveria necessidade da OBF, eu mesmo iria dar aulas voluntárias em alguma escola de ensino médio. A OBF tem que ser algo diferente, fazer o aluno pensar, agir, e errar se necessário para depois acertar, ir mal em uma OBF não deve ter nenhum peso, a não ser despertar curiosidade de saber como poderia resolver o problema proposto. Assim Matheus, se vc é um professor da rede pública, vá lá e pegue os dois kits que tem direito, deste ano e do ano passado, e junto com alunos de fundamental e ensino médio, mostre como funciona estes instrumentos de medição, com tempo, teremos alunos cada vez melhor preparados, nos cursos básicos e no próprio OBF. saudações. 
(não coloquei o nome)
Obs: ele pensou que eu era professor.

OXYNEW
Jedi
Jedi

Mensagens : 232
Data de inscrição : 05/03/2016
Idade : 22
Localização : Ipatinga,MG

Ir para o topo Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase - Página 3 Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por Pedro Prado Qua 12 Out 2016, 10:13

A questão é que não envolvia só conceitos de medição, tinha que saber diversos conceitos também, era realmente muito difícil e estava além do programa sim, não eram simples medidas. Isso não foi um desafio, foi uma injustiça que fizeram conosco e a prova foi altamente desestimulante, mas pra mim a OBF não vale de nada mesmo, e além do mas tem OBFEP ainda. 

Vamos comparar as teóricas, acho que acrescenta mais...
Pedro Prado
Pedro Prado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 553
Data de inscrição : 05/06/2015
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase - Página 3 Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por OXYNEW Qua 12 Out 2016, 11:01

Vou tentar propor a ele que ele poste a prova experimental e faça uma enquete entre os professores,perguntando-os se um aluno de 1° ano pra baixo(sem nenhum conhecimento da matéria) conseguiria fazer essa prova.O que acham da ideia?

OXYNEW
Jedi
Jedi

Mensagens : 232
Data de inscrição : 05/03/2016
Idade : 22
Localização : Ipatinga,MG

Ir para o topo Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase - Página 3 Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por Pedro Prado Qua 12 Out 2016, 15:49

Esquece cara, vai ficar por isso mesmo no fim das contas, relaxa, ano que vem você é ouro!
Pedro Prado
Pedro Prado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 553
Data de inscrição : 05/06/2015
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase - Página 3 Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por OXYNEW Qui 13 Out 2016, 13:37

Agradeço pela motivação kkk Enfim..vamos discutir a teórica. Voces se lembram de alguma questão pra discutir?
OBS: Não sou muito bom de memória.

OXYNEW
Jedi
Jedi

Mensagens : 232
Data de inscrição : 05/03/2016
Idade : 22
Localização : Ipatinga,MG

Ir para o topo Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase - Página 3 Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por Pedro Prado Qui 13 Out 2016, 15:03

Eu postei as minhas, a de ondas está errada, porque ele sofre inversão de fase quando bate no chão
Pedro Prado
Pedro Prado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 553
Data de inscrição : 05/06/2015
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

OBF nivel II 3ª fase - Página 3 Empty Re: OBF nivel II 3ª fase

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos